Coreografias didáticas da formação continuada de professores dos anos iniciais do ensino fundamental para o uso pedagógico das tecnologias digitais : elementos para uma prática formativa inovadora
HERCULANO, Etiane Valentim da Silva, também é conhecido(a) em citações bibliográficas por: SILVA, Etiane Valentim da
Main Author: | HERCULANO, Etiane Valentim da Silva |
---|---|
Other Authors: | PADILHA, Maria Auxiliadora Soares |
Format: | doctoralThesis |
Language: | por |
Published: |
Universidade Federal de Pernambuco
2020
|
Subjects: | |
Online Access: |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36359 |
Tags: |
Add Tag
No Tags, Be the first to tag this record!
|
id |
ir-123456789-36359 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
ir-123456789-363592020-02-06T05:13:02Z Coreografias didáticas da formação continuada de professores dos anos iniciais do ensino fundamental para o uso pedagógico das tecnologias digitais : elementos para uma prática formativa inovadora HERCULANO, Etiane Valentim da Silva PADILHA, Maria Auxiliadora Soares http://lattes.cnpq.br/3069123544840629 http://lattes.cnpq.br/1120580802653357 Professores - Formação Coreografia – Prática de ensino Tecnologias digitais UFPE - Pós-graduação HERCULANO, Etiane Valentim da Silva, também é conhecido(a) em citações bibliográficas por: SILVA, Etiane Valentim da A formação continuada de professores dos Anos Iniciais para o uso pedagógico das tecnologias digitais é o foco desta tese. Elas serão analisadas pela metáfora das coreografias didáticas, a qual se apoia nos estudos de Zabalza (2006) e compreende o processo de ensino e aprendizagem, a partir da analogia à atividade da dança. Assim, nosso objetivo geral foi analisar a coreografia didática da formação continuada de professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental para o uso pedagógico das tecnologias digitais de uma rede de ensino pública municipal, buscando a identificação de elementos para o desenvolvimento de uma prática formativa inovadora. Como base teórica para a discussão de nossos achados, as teorizações de Zabalza (2006) e Padilha (2016) – no âmbito das coreografias didáticas -, bem como os construtos de Imbernón (2010) e Silva (2016) – no que se refere à formação continuada de professores com tecnologias -, serviram como referências importantes na construção da tese. Nessa direção, e considerando uma abordagem qualitativa de pesquisa, com a opção no estudo de caso, realizamos a análise documental (referências legais e normativas) da formação continuada da rede investigada e a aplicação de questionários online (formulário do Google) com professores e formadores (denominados multiplicadores) desta rede. Além disso, realizamos entrevistas semi-estruturadas com professores e multiplicadores e analisamos as propostas de formação vivenciadas na rede durante os anos de 2016, 2017 e 2018 para o uso pedagógico das tecnologias digitais nos anos iniciais do Ensino Fundamental. No tratamento e análise dos dados, privilegiamos a técnica da Análise de Conteúdo proposta por Bardin com o apoio do Software Atlas TI (versão 8). Nesta análise foi estabelecida uma categorização a priori (com os componentes das coreografias didáticas) e a posteriori, a partir dos achados evidenciados, em articulação com os códigos organizados no referido software. Os dados analisados evidenciaram uma multiplicidade de aspectos, relacionados ao tempo e local de formação, participação dos sujeitos, interesse, socialização das aprendizagens, dentre outros, os quais podem ser agrupados em seis dimensões distintas: a dimensão contextual, a dimensão institucional-formal, a dimensão profissional, a dimensão técnica, a dimensão teórica-conceitual e a dimensão pragmática. Avançando no estudo, consideramos pertinente relacionar as dimensões evidenciadas nos dados da pesquisa com mais duas dimensões: a dimensão emocional e relacional e a dimensão avaliativa, as quais podem contribuir com o desenvolvimento da autonomia, do protagonismo e do engajamento dos docentes em seu processo formativo. Em articulação com as teorizações envolvendo as coreografias didáticas, é possível avançar também no reconhecimento da existência de especificidades nas coreografias didáticas do processo de formação continuada de professores, uma vez que o papel de coreógrafo é compartilhado por diferentes personagens, numa relação de reciprocidade entre formador-professor, a qual precisa estar presente em todos os componentes das coreografias. Nessa direção, identificamos os elementos significado, efetividade, motivação, protagonismo e engajamento como favorecedores da construção de práticas formativas continuadas inovadoras para professores dos anos iniciais para o uso pedagógico das tecnologias digitais. The continuing education of teachers from the early years to the pedagogical use of digital technologies is the focus of this thesis. They will be analyzed by the didactic choreography metaphor, which is based on the studies of Zabalza (2006) and includes the teaching and learning process, based on the analogy to dance activity. Thus, our general objective was to analyze the didactic choreography of the continuous formation of teachers of the initial years of Elementary School for the pedagogical use of the digital technologies of a municipal public education network, seeking the identification of elements for the development of an innovative formative practice. As a theoretical basis for the discussion of our findings, the theories of Zabalza- (2006) and Padilha (2016) - in the context of didactic choreographies -, as well as the constructs of Imbernón (2010) and Silva (2016) - with regard to teacher training with technology - served as important references in the construction of the thesis. In this direction, and considering a qualitative research approach, with the option in the case study, we performed the documentary analysis (legal and normative references) of the continued training of the researched network and the application of online questionnaires (google form) with teachers and trainers (called multipliers) of this network. In addition, we conducted semi-structured interviews with teachers and multipliers and analyzed the training proposals experienced in the network during the years 2016, 2017 and 2018 for the pedagogical use of digital technologies in the initial years of Elementary School. In the treatment and analysis of the data, we privilege the technique of Content Analysis proposed by Bardin with the support of Atlas Software TI (version 8). In this analysis, a priori categorization (with the components of didactic choreographies) and a posteriori was established, based on the evidenced findings, in articulation with the codes organized in said software. The data analyzed showed a multiplicity of aspects, related to time and place of formation, participation of the subjects, interest, socialization of learning, among others, which can be grouped into six different dimensions: contextual dimension, institutional- the professional dimension, the technical dimension, the theoretical-conceptual dimension and the pragmatic dimension. Advancing the study, we consider it pertinent to relate the dimensions evidenced in the research data with two dimensions: the emotional and relational dimension and the evaluative dimension, which can contribute to the development of autonomy, protagonism and the engagement of teachers in their formative process. In articulation with theorizations involving didactic choreographies, it is also possible to advance in the recognition of the existence of specifics in the didactic choreographies of the process of continuous formation of teachers, since the role of choreographer is shared by different characters, in a relation of reciprocity between trainer -professor, who must be present in all the components of the choreography. In this direction, we identify the elements meaning, effectiveness, motivation, protagonism and engagement as favorers of the construction of continuous innovative training practices for teachers of the initial years for the pedagogical use of digital technologies. La formación continuada de profesores de los años iniciales para el uso pedagógico de las tecnologías digitales es el foco de esta tesis. Se analizarán por la metáfora de las coreografías didácticas, la cual se apoya en los estudios de Zabalza (2006) y comprende el proceso de enseñanza y aprendizaje, a partir de la analogía a la actividad de la danza. Así, nuestro objetivo general fue analizar la coreografía didáctica de la formación continuada de profesores de los años iniciales de la Enseñanza Fundamental para el uso pedagógico de las tecnologías digitales de una red de enseñanza pública municipal, buscando la identificación de elementos para el desarrollo de una práctica formativa innovadora. Como base teórica para la discusión de nuestros hallazgos, las teorizaciones de Zabalza (2006) y Padilha (2016) - en el ámbito de las coreografías didácticas -, así como los constructos de Imbernón (2010) e Silva (2016) - en lo que se refiere a la " formación continuada de profesores con tecnologías-, sirvieron como referencias importantes en la construcción de la tesis. En esta dirección, y considerando un abordaje cualitativo de investigación, con la opción en el estudio de caso, realizamos el análisis documental (referencias legales y normativas) de la formación continuada de la red investigada y la aplicación de cuestionarios online (formulario de google) con profesores y formadores (denominados multiplicadores) de esta red. Además, realizamos entrevistas semiestructuradas con profesores y multiplicadores y analizamos las propuestas de formación vivenciadas en la red durante los años 2016, 2017 y 2018 para el uso pedagógico de las tecnologías digitales en los años iniciales de la Enseñanza Fundamental. En el tratamiento y análisis de los datos, privilegiamos la técnica del Análisis de Contenido propuesta por Bardin con el apoyo del Software Atlas TI (versión 8). En este análisis se estableció una categorización a priori (con los componentes de las coreografías didácticas) ya posterior, a partir de los hallazgos evidenciados, en articulación con los códigos organizados en dicho software. Los datos analizados evidenciaron una multiplicidad de aspectos, relacionados al tiempo y lugar de formación, participación de los sujetos, interés, socialización de los aprendizajes, entre otros, los cuales pueden ser agrupados en seis dimensiones distintas: la dimensión contextual, la dimensión institucional-formal, la dimensión profesional, la dimensión técnica, la dimensión teórico-conceptual y la dimensión pragmática. En el estudio, consideramos pertinente relacionar las dimensiones evidenciadas en los datos de la investigación con dos dimensiones más: la dimensión emocional y relacional y la dimensión de evaluación, las cuales pueden contribuir con el desarrollo de la autonomía, del protagonismo y del compromiso de los docentes en su proceso formativo. En articulación con las teorizaciones envolviendo las coreografías didácticas, es posible avanzar también en el reconocimiento de la existencia de especificidades en las coreografías didácticas del proceso de formación continuada de profesores, una vez que el papel de coreógrafo es compartido por diferentes personajes, en una relación de reciprocidad entre formador -professor, la cual necesita estar presente en todos los componentes de las coreografías. En esa dirección, identificamos los elementos significado, efectividad, motivación, protagonismo y compromiso como favorecedores de la construcción de prácticas formativas continuadas innovadoras para profesores de los años iniciales para el uso pedagógico de las tecnologías digitales. 2020-02-05T18:33:04Z 2020-02-05T18:33:04Z 2019-04-05 doctoralThesis HERCULANO, Etiane Valentim da Silva. Coreografias didáticas da formação continuada de professores dos anos iniciais do ensino fundamental para o uso pedagógico das tecnologias digitais: elementos para uma prática formativa inovadora. 2019. Tese (Doutorado em Educação Matemática e Tecnológica) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36359 por openAccess Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal de Pernambuco UFPE Brasil Programa de Pos Graduacao em Educacao Matematica e Tecnologicas |
institution |
REPOSITORIO UFPE |
collection |
REPOSITORIO UFPE |
language |
por |
topic |
Professores - Formação Coreografia – Prática de ensino Tecnologias digitais UFPE - Pós-graduação |
spellingShingle |
Professores - Formação Coreografia – Prática de ensino Tecnologias digitais UFPE - Pós-graduação HERCULANO, Etiane Valentim da Silva Coreografias didáticas da formação continuada de professores dos anos iniciais do ensino fundamental para o uso pedagógico das tecnologias digitais : elementos para uma prática formativa inovadora |
description |
HERCULANO, Etiane Valentim da Silva, também é conhecido(a) em citações bibliográficas por: SILVA, Etiane Valentim da |
author2 |
PADILHA, Maria Auxiliadora Soares |
format |
doctoralThesis |
author |
HERCULANO, Etiane Valentim da Silva |
author_sort |
HERCULANO, Etiane Valentim da Silva |
title |
Coreografias didáticas da formação continuada de professores dos anos iniciais do ensino fundamental para o uso pedagógico das tecnologias digitais : elementos para uma prática formativa inovadora |
title_short |
Coreografias didáticas da formação continuada de professores dos anos iniciais do ensino fundamental para o uso pedagógico das tecnologias digitais : elementos para uma prática formativa inovadora |
title_full |
Coreografias didáticas da formação continuada de professores dos anos iniciais do ensino fundamental para o uso pedagógico das tecnologias digitais : elementos para uma prática formativa inovadora |
title_fullStr |
Coreografias didáticas da formação continuada de professores dos anos iniciais do ensino fundamental para o uso pedagógico das tecnologias digitais : elementos para uma prática formativa inovadora |
title_full_unstemmed |
Coreografias didáticas da formação continuada de professores dos anos iniciais do ensino fundamental para o uso pedagógico das tecnologias digitais : elementos para uma prática formativa inovadora |
title_sort |
coreografias didáticas da formação continuada de professores dos anos iniciais do ensino fundamental para o uso pedagógico das tecnologias digitais : elementos para uma prática formativa inovadora |
publisher |
Universidade Federal de Pernambuco |
publishDate |
2020 |
url |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36359 |
_version_ |
1661517267596214272 |
score |
13.657419 |