Simbologia das celebrações de aniversário: uma perspectiva do design sobre as festas infantis.
A festa de aniversário é tida como uma oportunidade para compreender um importante aspecto social que é a renovação e restauração do equilíbrio coletivo, um rito de passagem importante e universal para a humanidade.O presente trabalho trilha um caminho que une o simbolismo das comemorações, o imagin...
Main Author: | Mendonça, Lays Salgado de |
---|---|
Other Authors: | Barbosa, Eduardo Romero Lopes |
Format: | bachelorThesis |
Language: | por |
Published: |
2020
|
Subjects: | |
Online Access: |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36505 |
Tags: |
Add Tag
No Tags, Be the first to tag this record!
|
Summary: |
A festa de aniversário é tida como uma oportunidade para compreender um importante aspecto social que é a renovação e restauração do equilíbrio coletivo, um rito de passagem importante e universal para a humanidade.O presente trabalho trilha um caminho que une o simbolismo das comemorações, o imaginário e o Design, percorrendo o contexto das origens das festas, celebrações e comemorações de aniversários, desenredando os mitos cosmogônicos, de renovação e da encruzilhada onde seus conceitos estão ancorados no nosso inconsciente coletivo correlacionado com uma breve análise sobre os elementos presentes nas festas contemporâneas de aniversários infantis a partir do design, segundo Lupton e Phillips no livro Novos Fundamentos do Design(2008). É um trabalho de natureza teórica, onde o percurso metodológico desenvolvido foi realizado pela pesquisa qualitativa, que consiste em um processo de reflexão e análise da realidade através da utilização de métodos e técnicas para compreensão detalhada do objeto de estudo, que neste caso é reconhecido pelas festas infantis, na perspectiva dos mitos e símbolos e suas relações estéticas e visuais através do Design.Dada a natureza teórica, o presente trabalho não apresenta conclusões encerradas, mas oferece caminhos para a reflexão sobre a temática das festas sobre o olhar do design. |
---|