Um estudo de caso sobre melhorias identificadas na utilização de práticas sustentáveis na produção têxtil de uma empresa do agreste pernambucano.

A temática da sustentabilidade e do desenvolvimento sustentável são questões globais, de importância fundamental, visto que cada vez mais, os recursos naturais, necessários para a sociedade e organizações, estão se tornando escassos, e alguns não são renováveis. Diante disso, a necessidade de se...

Full description

Main Author: DIAS, Pâmela Karolina
Other Authors: MÉLO, Maria Auxiliadora do Nascimento
Format: bachelorThesis
Language: por
Published: 2020
Subjects:
Online Access: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36610
Tags: Add Tag
No Tags, Be the first to tag this record!
Summary: A temática da sustentabilidade e do desenvolvimento sustentável são questões globais, de importância fundamental, visto que cada vez mais, os recursos naturais, necessários para a sociedade e organizações, estão se tornando escassos, e alguns não são renováveis. Diante disso, a necessidade de se rever os processos de produção, o consumo da sociedade e como é realizado descarte, ou a reutilização desses produtos. Neste estudo, a temática da sustentabilidade é analisada pela perspectiva das práticas sustentáveis na produção têxtil, quais as melhorias identificadas mediantes essas práticas, em uma empresa do agreste pernambucano. A metodologia utilizada nesta pesquisa foi uma abordagem qualitativa e quantitativa, foram aplicados quatorze questionários com os colaboradores da organização e uma entrevista semiestruturada com a gestora. Caracterizado como estudo de caso, com abordagem exploratória e caracterização do objeto de estudo. Como resultado deste estudo, conclui-se que a empresa do estudo de caso, possui apenas uma prática sustentável. Essa prática é a reutilização dos resíduos da produção têxtil, e mediante essa prática, a empresa tem um retorno financeiro, que percebe como vantagem. Podem-se observar, pela referência bibliográfica, outras vantagens identificadas na utilização de práticas sustentáveis na produção têxtil, são elas: vantagem competitiva, redução de custos com possíveis riscos ambientais, redução de danos ambientais, atendimento a legislação referente à atividade, melhora na imagem da organização. Percebe-se, também, que essas práticas sustentáveis; bem como os valores, precisam estar em coerência com o planejamento estratégico da organização.