Água em questão: trabalhando os conceitos básicos e eficiência do uso da água numa prática colaborativa
Na atualidade o crescimento populacional desordenado e o consumo irracional desenfreado vêm contribuindo para a escassez dos recursos naturais. Apesar de a água parecer ser um recurso natural infinito, a realidade nos mostra o contrário, pois à medida que o crescimento populacional desordenado e...
Main Author: | SILVA, Maria Mércia Vital da |
---|---|
Other Authors: | CUNHA, Simone Rabelo da |
Format: | bachelorThesis |
Language: | por |
Published: |
2020
|
Subjects: | |
Online Access: |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36618 |
Tags: |
Add Tag
No Tags, Be the first to tag this record!
|
id |
ir-123456789-36618 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
ir-123456789-366182020-02-20T05:13:24Z Água em questão: trabalhando os conceitos básicos e eficiência do uso da água numa prática colaborativa SILVA, Maria Mércia Vital da CUNHA, Simone Rabelo da SILVA, Luiz Augustinho Menezes da http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4723421E1 http://lattes.cnpq.br/9464662192559604 Educação Ambiental Água – Estudo e Ensino Ensino de Ciências ::Ciências Biológicas Na atualidade o crescimento populacional desordenado e o consumo irracional desenfreado vêm contribuindo para a escassez dos recursos naturais. Apesar de a água parecer ser um recurso natural infinito, a realidade nos mostra o contrário, pois à medida que o crescimento populacional desordenado e desenfreado avançam, menos se respeita o ciclo natural da água. Diante do exposto, o presente trabalho teve por objetivo trabalhar com os estudantes do 2º ano do ensino médio a questão da água. As intervenções do projeto foram: aula expositiva-dialogada, trabalhos em grupo (pesquisa e apresentações), implantação de sistemas de captação e armazenamento de água. Por meio de questionários, foram coletados dados prévios e posteriores às intervenções, para avaliação na mudança de percepção dos estudantes. Os alunos se envolveram com o trabalho, e apresentaram algumas propostas para captação da água, como a captação da água do telhado, dos aparelhos de ar-condicionado e dos bebedouros. Essas propostas foram implantadas, juntamente com um sistema de captação, tratamento e distribuição de águas cinzas, que foram utilizadas para irrigação da horta em implantação. Observou-se que os estudantes apresentam um bom nível de informação e são bastante críticos sobre os problemas relacionados à água, mas houve um aumento no senso crítico em relação às questões da água. Eles também se mostraram interessados em replicar algumas das propostas trabalhadas em seu contexto domiciliar. Today, disordered population growth and unbridled irrational consumption have contributed to the scarcity of natural resources. Although water seems to be an infinite natural resource, reality shows us the opposite, for as unruly and unbridled population growth advances, the natural water cycle is less respected. Given the above, the present work aimed to work with the students of the 2nd year of high school the issue of water. The project's interventions were: lecture-dialogued, group work (research and presentations), implementation of water collection and storage systems. Through questionnaires, data were collected before and after the interventions, to evaluate the change in perception of students. Students got involved with the work, and presented some proposals for water abstraction, such as roof water, air conditioners and drinking fountains. These proposals were implemented, together with a system for capturing, treating and distributing gray water, which was used for irrigation of the vegetable garden under implementation. Students have been found to have a good level of information and are quite critical about water-related problems, but there has been an increase in criticality regarding water issues. They were also interested in replicating some of the proposals worked in their home context. 2020-02-19T17:43:01Z 2020-02-19T17:43:01Z 2019-12-17 2020-02-19 bachelorThesis SILVA, M. M. V. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36618 por embargoedAccess Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ 42 p. application/pdf |
institution |
REPOSITORIO UFPE |
collection |
REPOSITORIO UFPE |
language |
por |
topic |
Educação Ambiental Água – Estudo e Ensino Ensino de Ciências ::Ciências Biológicas |
spellingShingle |
Educação Ambiental Água – Estudo e Ensino Ensino de Ciências ::Ciências Biológicas SILVA, Maria Mércia Vital da Água em questão: trabalhando os conceitos básicos e eficiência do uso da água numa prática colaborativa |
description |
Na atualidade o crescimento populacional desordenado e o consumo irracional
desenfreado vêm contribuindo para a escassez dos recursos naturais. Apesar de a
água parecer ser um recurso natural infinito, a realidade nos mostra o contrário, pois
à medida que o crescimento populacional desordenado e desenfreado avançam,
menos se respeita o ciclo natural da água. Diante do exposto, o presente trabalho teve
por objetivo trabalhar com os estudantes do 2º ano do ensino médio a questão da
água. As intervenções do projeto foram: aula expositiva-dialogada, trabalhos em grupo
(pesquisa e apresentações), implantação de sistemas de captação e armazenamento
de água. Por meio de questionários, foram coletados dados prévios e posteriores às
intervenções, para avaliação na mudança de percepção dos estudantes. Os alunos
se envolveram com o trabalho, e apresentaram algumas propostas para captação da
água, como a captação da água do telhado, dos aparelhos de ar-condicionado e dos
bebedouros. Essas propostas foram implantadas, juntamente com um sistema de
captação, tratamento e distribuição de águas cinzas, que foram utilizadas para
irrigação da horta em implantação. Observou-se que os estudantes apresentam um
bom nível de informação e são bastante críticos sobre os problemas relacionados à
água, mas houve um aumento no senso crítico em relação às questões da água. Eles
também se mostraram interessados em replicar algumas das propostas trabalhadas
em seu contexto domiciliar. |
author2 |
CUNHA, Simone Rabelo da |
format |
bachelorThesis |
author |
SILVA, Maria Mércia Vital da |
author_sort |
SILVA, Maria Mércia Vital da |
title |
Água em questão: trabalhando os conceitos básicos e eficiência do uso da água numa prática colaborativa |
title_short |
Água em questão: trabalhando os conceitos básicos e eficiência do uso da água numa prática colaborativa |
title_full |
Água em questão: trabalhando os conceitos básicos e eficiência do uso da água numa prática colaborativa |
title_fullStr |
Água em questão: trabalhando os conceitos básicos e eficiência do uso da água numa prática colaborativa |
title_full_unstemmed |
Água em questão: trabalhando os conceitos básicos e eficiência do uso da água numa prática colaborativa |
title_sort |
água em questão: trabalhando os conceitos básicos e eficiência do uso da água numa prática colaborativa |
publishDate |
2020 |
url |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36618 |
_version_ |
1661517172941258752 |
score |
13.657419 |