Fatores estressores no ambiente de trabalho docente: um estudo no Campus do Agreste da UFPE.
O trabalho é uma fonte de satisfação e desenvolvimento pessoal que traz muitos benefícios, mas também é marcado por fatores no ambiente de trabalho que podem induzir os indivíduos ao estresse. O presente trabalho tem como destaque a figura do profissional docente. O objetivo foi identificar os fa...
Main Author: | MELO, Elisângela Ferreira de |
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Other Authors: | SANTOS JÚNIOR, Luiz Sebastião dos |
Format: | bachelorThesis |
Language: | por |
Published: |
2020
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Subjects: | |
Online Access: |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36670 |
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Summary: |
O trabalho é uma fonte de satisfação e desenvolvimento pessoal que traz muitos benefícios,
mas também é marcado por fatores no ambiente de trabalho que podem induzir os indivíduos
ao estresse. O presente trabalho tem como destaque a figura do profissional docente. O objetivo
foi identificar os fatores estressores mais críticos que afetam os docentes em seu ambiente de
trabalho. O estudo foi realizado com 115 docentes efetivos da Universidade Federal de
Pernambuco, Campus do Agreste, mediante a aplicação de questionário. A pesquisa classifica-se
quanto a forma de abordagem como quantitativa-qualitativa, quanto aos objetivos
exploratória e descritiva, de corte transversal. Os resultados apontam como principais fatores
estressores o excesso de burocracia, mau funcionamento de equipamentos, falta de recursos
materiais, depender de outras pessoas no trabalho, sobrecarga de trabalho, falta de incentivos
salariais, salas de aulas inadequadas, má gestão da instituição, falta de informação, exigência
de prazos, sala do professor inadequada, salário insatisfatório, trabalhar por mais de um turno,
falta de controle sobre o trabalho e exigência excessiva de produtividade. Os resultados
demonstram a presença de vários fatores estressores críticos que permeiam o ambiente de
trabalho docente e visam a necessidade de estratégias de enfrentamento, bem como medidas de
intervenção advindas da gestão da universidade na busca de soluções para eliminar ou
minimizar os fatores geradores de estresse. |
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