O conteúdo decomposição orgânica no ensino médio: Análise do livro didático e de uma atividade experimental
O conteúdo Decomposição Orgânica (DO) foi tema da pesquisa devido ao seu potencial multi e interdisciplinar, sendo trabalhado em duas linhas de pesquisa, primeiramente, pela análise de livro didático (LD) e, posteriormente, de uma atividade experimental. A análise de LD teve como objetivo verificar...
Main Author: | COSTA JUNIOR, Paulo Herton |
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Other Authors: | VASCONCELOS FILHO, Simão Dias |
Format: | masterThesis |
Language: | por |
Published: |
Universidade Federal de Pernambuco
2020
|
Subjects: | |
Online Access: |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36759 |
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ir-123456789-367592020-03-04T05:18:08Z O conteúdo decomposição orgânica no ensino médio: Análise do livro didático e de uma atividade experimental COSTA JUNIOR, Paulo Herton VASCONCELOS FILHO, Simão Dias http://lattes.cnpq.br/0193402068484966 http://lattes.cnpq.br/8650442013031421 Biologia – estudo e ensino Decomposição orgânica Livro didático - Biologia O conteúdo Decomposição Orgânica (DO) foi tema da pesquisa devido ao seu potencial multi e interdisciplinar, sendo trabalhado em duas linhas de pesquisa, primeiramente, pela análise de livro didático (LD) e, posteriormente, de uma atividade experimental. A análise de LD teve como objetivo verificar se o tema DO é contemplado, em que tópicos é abordado, se é apresentado de forma contextualizada e interdisciplinar, com que profundidade é abordado e se o papel de insetos é reconhecido no processo. A partir daí, criamos e analisamos uma intervenção didática desenvolvida e aplicada no fortalecimento de competências de investigação científica baseada na pedagogia de projetos. Esta atividade visou aproximar os alunos da realidade de um cientista, executando as etapas do Método Científico e estimulando a produção textual e a apresentação de seminários; estimular a construção de tabelas e gráficos e a formação de conexões com outras áreas do conhecimento; validar ferramentas de acompanhamento da participação coletiva dos alunos, incluindo o aplicativo WhatsApp; oportunizar ao professor do Ensino Médio o relato de uma experiência de metodologia ativa de ensino-aprendizagem; e gerar um produto a ser adotado por professores de Biologia. A amostra da análise de LD foi composta por seis coleções de Biologia, cada uma com três volumes, sendo selecionadas a partir de uma sondagem dos livros mais usados por professores da rede pública estadual de Pernambuco. Verificamos que o conteúdo DO foi abordado em todas as coleções e em todos os volumes, em tópicos como Origem da Vida, Biodiversidade, Ecologia, Criminalística, entre outros, trabalhado de forma interdisciplinar com História, Química, Física e Matemática, e tendo o papel dos insetos reconhecido no processo em alguns volumes. A atividade experimental teve como base metodológica o experimento de Francesco Redi, foi aplicada na Escola Técnica Estadual (ETE) Advogado José David Gil Rodrigues com uma turma de 1º ano do Ensino Médio com 43 estudantes. Estes realizaram inúmeras atividades com alto grau de autonomia, com competências associadas ao trabalho dos cientistas. Primeiramente, os grupos prepararam diferentes tratamentos contendo baço bovino, visando a atração de moscas. Depois, se deu início o período de observação e registros, ao passo que ocorria o processo de holometabolia. Após atingir a fase adulta, os espécimes foram coletados e os estudantes manipularam o material biológico (utilizando EPI’s) no Laboratório de Análises Clínicas da escola, realizando a quantificação e a identificação das famílias das moscas. A partir daí, os grupos promoveram a análise interpretativa dos dados coletados para a produção de gráficos e tabelas a partir dos mesmos. Por fim, as equipes realizaram a produção textual com a construção de um relatório, e, posteriormente, a apresentação de seminários, socializando o conhecimento construído na atividade investigativa com outros estudantes e membros do corpo escolar. Dessa forma, vivenciaram uma experiência bem-sucedida de metodologia ativa de baixo custo e alta complexidade. The Organic Decomposition (OD) content was the subject of the research due to its multi and interdisciplinary potential, being worked in two lines of research, firstly by the Science textbooks (ST) and, later, an experimental activity. The ST analysis aimed to verify if the OD theme is contemplated, in which topics it is approached, if it is presented in a contextualized and interdisciplinary way, with what depth is approached and if the role of insects is recognized in the process. From there, we create and analyze a didactic intervention developed and applied in the strengthening of scientific research skills based on the pedagogy of projects. This activity aimed to bring the students closer to the reality of a scientist, performing the steps of the Scientific Method and stimulating the textual production and the presentation of seminars; stimulate the construction of tables and graphs and the formation of connections with other areas of knowledge; validate tools for tracking student participation, including the WhatsApp application; to give the teacher of the High School the report of an experience of active teaching-learning methodology; and generate a product to be adopted by Biology teachers. The sample of ST analysis was composed of six Biology collections, each with three volumes, being selected from a survey of the most used books by professors of the state public network of Pernambuco. We verified that OD content was addressed in all collections and in all volumes, in topics such as Origin of Life, Biodiversity, Ecology, Criminology, among others, worked interdisciplinarily with History, Chemistry, Physics and Mathematics, and having the role of insects recognized in the process in some volumes. The experimental activity was based on the experiment of Francesco Redi, was applied in the State Technical School (ETE) Advogado José David Gil Rodrigues with a class of 1st year of high school with 43 students. They performed numerous activities with a high degree of autonomy, with skills associated with the work of scientists. First, the groups prepared different treatments containing bovine spleen, aiming the attraction of flies. Afterwards, the period of observation and records began, while the process of holometabolia occurred. After reaching the adult stage, the specimens were collected and the students manipulated the biological material (using EPI's) in the Clinical Analysis Laboratory of the school, performing the quantification and identification of the families of the flies. From there, the groups promoted the interpretative analysis of the collected data for the production of graphs and tables from them. Finally, the teams carried out the textual production with the construction of a report, and, later, the presentation of seminars, socializing the knowledge built in the investigative activity with other students and members of the school body. In this way, they experienced a successful experiment of low cost and high complexity active methodology. 2020-03-03T20:05:43Z 2020-03-03T20:05:43Z 2019-07-23 masterThesis COSTA JUNIOR, Paulo Herton. O conteúdo decomposição orgânica no ensino médio: Análise do livro didático e de uma atividade experimental. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2019. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36759 por openAccess Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal de Pernambuco UFPE Brasil Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (PROFBIO) |
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Biologia – estudo e ensino Decomposição orgânica Livro didático - Biologia |
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O conteúdo Decomposição Orgânica (DO) foi tema da pesquisa devido ao seu potencial multi e interdisciplinar, sendo trabalhado em duas linhas de pesquisa, primeiramente, pela análise de livro didático (LD) e, posteriormente, de uma atividade experimental. A análise de LD teve como objetivo verificar se o tema DO é contemplado, em que tópicos é abordado, se é apresentado de forma contextualizada e interdisciplinar, com que profundidade é abordado e se o papel de insetos é reconhecido no processo. A partir daí, criamos e analisamos uma intervenção didática desenvolvida e aplicada no fortalecimento de competências de investigação científica baseada na pedagogia de projetos. Esta atividade visou aproximar os alunos da realidade de um cientista, executando as etapas do Método Científico e estimulando a produção textual e a apresentação de seminários; estimular a construção de tabelas e gráficos e a formação de conexões com outras áreas do conhecimento; validar ferramentas de acompanhamento da participação coletiva dos alunos, incluindo o aplicativo WhatsApp; oportunizar ao professor do Ensino Médio o relato de uma experiência de metodologia ativa de ensino-aprendizagem; e gerar um produto a ser adotado por professores de Biologia. A amostra da análise de LD foi composta por seis coleções de Biologia, cada uma com três volumes, sendo selecionadas a partir de uma sondagem dos livros mais usados por professores da rede pública estadual de Pernambuco. Verificamos que o conteúdo DO foi abordado em todas as coleções e em todos os volumes, em tópicos como Origem da Vida, Biodiversidade, Ecologia, Criminalística, entre outros, trabalhado de forma interdisciplinar com História, Química, Física e Matemática, e tendo o papel dos insetos reconhecido no processo em alguns volumes. A atividade experimental teve como base metodológica o experimento de Francesco Redi, foi aplicada na Escola Técnica Estadual (ETE) Advogado José David Gil Rodrigues com uma turma de 1º ano do Ensino Médio com 43 estudantes. Estes realizaram inúmeras atividades com alto grau de autonomia, com competências associadas ao trabalho dos cientistas. Primeiramente, os grupos prepararam diferentes tratamentos contendo baço bovino, visando a atração de moscas. Depois, se deu início o período de observação e registros, ao passo que ocorria o processo de holometabolia. Após atingir a fase adulta, os espécimes foram coletados e os estudantes manipularam o material biológico (utilizando EPI’s) no Laboratório de Análises Clínicas da escola, realizando a quantificação e a identificação das famílias das moscas. A partir daí, os grupos promoveram a análise interpretativa dos dados coletados para a produção de gráficos e tabelas a partir dos mesmos. Por fim, as equipes realizaram a produção textual com a construção de um relatório, e, posteriormente, a apresentação de seminários, socializando o conhecimento construído na atividade investigativa com outros estudantes e membros do corpo escolar. Dessa forma, vivenciaram uma experiência bem-sucedida de metodologia ativa de baixo custo e alta complexidade. |
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