Análise imagética sobre a abordagem de conteúdos da Histologia em livros didáticos de Biologia
Livros didáticos de Biologia comumente contêm imagens que objetivam facilitar o processo de ensino-aprendizagem, reduzindo abstração de determinados conteúdos de difícil visualização. Principalmente para a abordagem da Histologia no Ensino Médio, pois engloba aspectos microscópicos, porém mais de...
Main Author: | SILVA, Jaqueline Maria da |
---|---|
Other Authors: | NEVES, Ricardo Ferreira das |
Format: | bachelorThesis |
Language: | por |
Published: |
2020
|
Subjects: | |
Online Access: |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36987 |
Tags: |
Add Tag
No Tags, Be the first to tag this record!
|
id |
ir-123456789-36987 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
ir-123456789-369872020-03-13T05:13:03Z Análise imagética sobre a abordagem de conteúdos da Histologia em livros didáticos de Biologia SILVA, Jaqueline Maria da NEVES, Ricardo Ferreira das http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4253437Y5 Ensino de Biologia Histologia Recurso Didático ::Ciências Biológicas Livros didáticos de Biologia comumente contêm imagens que objetivam facilitar o processo de ensino-aprendizagem, reduzindo abstração de determinados conteúdos de difícil visualização. Principalmente para a abordagem da Histologia no Ensino Médio, pois engloba aspectos microscópicos, porém mais de 50% das escolas no Brasil não possui um laboratório para aulas práticas, o que estimula o uso do livro como principal aliado do professor. Deste modo, o presente trabalho teve como objetivo analisar a abordagem imagética do conteúdo de Histologia nos livros didáticos do Ensino Médio a partir da Teoria Cognitivista da Aprendizagem Multimídia (TCAM). A TCAM estabelece princípios para mensurar o Valor Didático das imagens e identificar possíveis equívocos. Para a pesquisa selecionamos seis livros da atual coleção do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e a partir da TCAM classificamos as imagens presentes no conteúdo de Histologia em Valor não Didático e Valor Didático. As imagens de VD foram analisadas de acordo com os princípios de Coerência, Sinalização e Contiguidade Espacial e algumas apresentaram equívocos, violando tais princípios. Assim, é necessário que os idealizadores desse recurso de apoio didático estejam atentos em sua elaboração e na adição de ilustrações, sempre buscando imagens que não transmitam ideias errôneas, que são barreiras na construção do conhecimento dos estudantes. Biology textbooks commonly contain images that aim to facilitate the teaching-learning process by reducing abstraction of certain hard-to-view content. Mainly for the approach of Histology in High School, as it encompasses microscopic aspects, but more than 50% of schools in Brazil do not have a laboratory for practical classes, which encourages the use of the book as the main ally of the teacher. Thus, the present work aimed to analyze the imagetic approach of Histology content in high school textbooks from the Cognitivist Theory of Multimedia Learning (TCAM). TCAM establishes principles for measuring the didactic value of images and identifying possible mistakes. For the research we selected six books from the current collection of the National Textbook Program (PNLD) and from TCAM we classified the images present in the content of Histology in Non-Didactic Value and Didactic Value. DV images were analyzed according to the principles of coherence, signaling and spatial contiguity and some presented misconceptions, violating these principles. Thus, it is necessary that the creators of this didactic support resource are attentive in its elaboration and in the addition of illustrations, always looking for images that do not transmit erroneous ideas, which are barriers in the construction of students' knowledge. 2020-03-12T20:47:43Z 2020-03-12T20:47:43Z 2019-11-26 2020-03-12 bachelorThesis SILVA, J. M. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36987 por embargoedAccess Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ 35 p. application/pdf |
institution |
REPOSITORIO UFPE |
collection |
REPOSITORIO UFPE |
language |
por |
topic |
Ensino de Biologia Histologia Recurso Didático ::Ciências Biológicas |
spellingShingle |
Ensino de Biologia Histologia Recurso Didático ::Ciências Biológicas SILVA, Jaqueline Maria da Análise imagética sobre a abordagem de conteúdos da Histologia em livros didáticos de Biologia |
description |
Livros didáticos de Biologia comumente contêm imagens que objetivam facilitar o
processo de ensino-aprendizagem, reduzindo abstração de determinados conteúdos
de difícil visualização. Principalmente para a abordagem da Histologia no Ensino
Médio, pois engloba aspectos microscópicos, porém mais de 50% das escolas no
Brasil não possui um laboratório para aulas práticas, o que estimula o uso do livro
como principal aliado do professor. Deste modo, o presente trabalho teve como
objetivo analisar a abordagem imagética do conteúdo de Histologia nos livros didáticos
do Ensino Médio a partir da Teoria Cognitivista da Aprendizagem Multimídia (TCAM).
A TCAM estabelece princípios para mensurar o Valor Didático das imagens e
identificar possíveis equívocos. Para a pesquisa selecionamos seis livros da atual
coleção do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e a partir da TCAM
classificamos as imagens presentes no conteúdo de Histologia em Valor não Didático
e Valor Didático. As imagens de VD foram analisadas de acordo com os princípios de
Coerência, Sinalização e Contiguidade Espacial e algumas apresentaram equívocos,
violando tais princípios. Assim, é necessário que os idealizadores desse recurso de
apoio didático estejam atentos em sua elaboração e na adição de ilustrações, sempre
buscando imagens que não transmitam ideias errôneas, que são barreiras na
construção do conhecimento dos estudantes. |
author2 |
NEVES, Ricardo Ferreira das |
format |
bachelorThesis |
author |
SILVA, Jaqueline Maria da |
author_sort |
SILVA, Jaqueline Maria da |
title |
Análise imagética sobre a abordagem de conteúdos da Histologia em livros didáticos de Biologia |
title_short |
Análise imagética sobre a abordagem de conteúdos da Histologia em livros didáticos de Biologia |
title_full |
Análise imagética sobre a abordagem de conteúdos da Histologia em livros didáticos de Biologia |
title_fullStr |
Análise imagética sobre a abordagem de conteúdos da Histologia em livros didáticos de Biologia |
title_full_unstemmed |
Análise imagética sobre a abordagem de conteúdos da Histologia em livros didáticos de Biologia |
title_sort |
análise imagética sobre a abordagem de conteúdos da histologia em livros didáticos de biologia |
publishDate |
2020 |
url |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36987 |
_version_ |
1661517292099338240 |
score |
13.657419 |