Filosofia e infância na escola : tecendo algumas contribuições a partir do projeto Em Caxias a Filosofia en-caixa?

O presente trabalho é uma experiência de pensamento e de escrita composta por vários começos. O objetivo maior deste estudo é pensar a relação entre infância e filosofia a partir das contribuições do Projeto “Em Caxias a Filosofia en-caixa?” considerando seus muitos movimentos e possibilidades. A in...

Full description

Main Author: ALMEIDA, Adriana Tavares de
Other Authors: SALLES, Conceição Gislane Nóbrega Lima de
Format: masterThesis
Language: por
Published: Universidade Federal de Pernambuco 2020
Subjects:
Online Access: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37034
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Summary: O presente trabalho é uma experiência de pensamento e de escrita composta por vários começos. O objetivo maior deste estudo é pensar a relação entre infância e filosofia a partir das contribuições do Projeto “Em Caxias a Filosofia en-caixa?” considerando seus muitos movimentos e possibilidades. A infância aqui mencionada não é cronológica, mas acima de tudo é a infância do pensar que se desdobra sempre que um novo pensamento surge. Assim como em Sócrates todo início de um novo pensamento nasce como efervescência jovial, não pretendemos com esta pesquisa reproduzir o projeto de Caxias aqui em Recife, mas a partir dos rastros e ecos deixados por ele, intencionamos explorar as potências que derivam dele para assim invencionar nossas próprias experiências de pensamento. Para tal, o problema central que nos guia é pensar em que medida e como podemos aproximar o que no Projeto Caxias se definiu como experiência de pensamento das demandas pedagógicas e do pensar para com as crianças de uma escola pública na periferia da Região Metropolitana do Recife. Para tal, além de autores como Kohan, Larrosa, López, Deleuze e Guattari, trabalharemos autores que se relacionam estreitamente com a questão da ética da alteridade, tais como o filósofo lituano/francês Emmanuel Levinas. De um modo geral, conseguimos invencionar nossas experiências de pensamento a partir do que ressoa do projeto “Em Caxias a Filosofia en-caixa?”. As atividades filosóficas na sala de aula do 5º ano indicaram a potência de uma reflexão mais filosófica, traduzida, sobretudo, no que emergiu por meio de uma experiência de pensar múltiplo e menos dogmático das crianças. Assim, foi possível encontrar na infância e na filosofia o que parece pulsar na escola, mesmo que o contexto institucionalizado não lhes seja tão favorável. Não por acaso, foram as crianças que nos deram sinais da presença intensa da filosofia na escola, dando-lhes sentido e vida.