O ato de presentear: uma análise no comportamento do consumidor feminino.

O ato de presentear é uma parte do comportamento do consumidor repleta de significados explícitos e implícitos, e é um comportamento universal existente desde os primórdios da humanidade. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo analisar o comportamento de compra de presentes de consumi...

Full description

Main Author: SILVA, Amanda Nayanne Ferreira da
Other Authors: COSTA, Marconi Freitas da
Format: bachelorThesis
Language: por
Published: 2020
Subjects:
Online Access: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37177
Tags: Add Tag
No Tags, Be the first to tag this record!
Summary: O ato de presentear é uma parte do comportamento do consumidor repleta de significados explícitos e implícitos, e é um comportamento universal existente desde os primórdios da humanidade. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo analisar o comportamento de compra de presentes de consumidores do gênero feminino. Para tanto, foram realizadas cinco entrevistas estruturadas com mulheres moradoras do município de Riacho das Almas, interior de Pernambuco, no período de 10 a 17 de maio de 2019. A seleção das participantes se deu por amostra não probabilística por conveniência e por julgamento, e a técnica utilizada para analisar as entrevistas foi a análise de conteúdo. Para esta análise, as perguntas foram divididas em quatro categorias analíticas: hábitos de compra, motivações para a compra, processo de escolhas e significados do ato de presentear. Os resultados corroboraram com a literatura acadêmica da área ao constatar a preferência feminina por presentes neutros, como livros, canecas, porta-retratos e chocolates. Além deste, os resultados também apontam que a compra de presentes acontece, quase sempre, relacionada à dimensão da obrigatoriedade, pois não há um hábito de compra, ela se efetiva apenas quando há alguma ocasião especial, como datas comemorativas ou celebrações sociais, sendo estes presentes direcionados, geralmente, a familiares e amigos próximos.