O ato de presentear: uma análise no comportamento do consumidor feminino.
O ato de presentear é uma parte do comportamento do consumidor repleta de significados explícitos e implícitos, e é um comportamento universal existente desde os primórdios da humanidade. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo analisar o comportamento de compra de presentes de consumi...
Main Author: | SILVA, Amanda Nayanne Ferreira da |
---|---|
Other Authors: | COSTA, Marconi Freitas da |
Format: | bachelorThesis |
Language: | por |
Published: |
2020
|
Subjects: | |
Online Access: |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37177 |
Tags: |
Add Tag
No Tags, Be the first to tag this record!
|
Summary: |
O ato de presentear é uma parte do comportamento do consumidor repleta de
significados explícitos e implícitos, e é um comportamento universal existente desde os
primórdios da humanidade. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo analisar o
comportamento de compra de presentes de consumidores do gênero feminino. Para tanto,
foram realizadas cinco entrevistas estruturadas com mulheres moradoras do município de
Riacho das Almas, interior de Pernambuco, no período de 10 a 17 de maio de 2019. A seleção
das participantes se deu por amostra não probabilística por conveniência e por julgamento, e a
técnica utilizada para analisar as entrevistas foi a análise de conteúdo. Para esta análise, as
perguntas foram divididas em quatro categorias analíticas: hábitos de compra, motivações
para a compra, processo de escolhas e significados do ato de presentear. Os resultados
corroboraram com a literatura acadêmica da área ao constatar a preferência feminina por
presentes neutros, como livros, canecas, porta-retratos e chocolates. Além deste, os resultados
também apontam que a compra de presentes acontece, quase sempre, relacionada à dimensão
da obrigatoriedade, pois não há um hábito de compra, ela se efetiva apenas quando há alguma
ocasião especial, como datas comemorativas ou celebrações sociais, sendo estes presentes
direcionados, geralmente, a familiares e amigos próximos. |
---|