Cultivo da atenção em espaços educacionais : elaboração, implementação e análise de um projeto de cultivo da atenção em uma perspectiva integral

O horizonte deste trabalho foi a busca por uma apreensão ampla do fenômeno da atenção e por caminhos para cultivar sua dimensão integral nos ambientes educacionais. Como contraponto do panorama em que a atenção é vista a partir dos déficits e da lente de medicalização, surge o interesse em apontar...

Full description

Main Author: RIBEIRO, Regina Buccini Pio
Other Authors: FERREIRA, Aurino Lima
Format: doctoralThesis
Language: por
Published: Universidade Federal de Pernambuco 2020
Subjects:
Online Access: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37641
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Summary: O horizonte deste trabalho foi a busca por uma apreensão ampla do fenômeno da atenção e por caminhos para cultivar sua dimensão integral nos ambientes educacionais. Como contraponto do panorama em que a atenção é vista a partir dos déficits e da lente de medicalização, surge o interesse em apontar direções e sistematizar procedimentos metodológicos abrangentes que possam servir de base para experiências pedagógicas, no que se refere ao cultivo das capacidades atencionais. Na cadeia de correspondências entre a multidimensionalidade da atenção e do sujeito que atende, com todas as interações culturais e sociais, surge a ideia de cultivo, que reside no vínculo entre atenção e aprendizagem. O conceito de cultivo da atenção emerge nas ciências cognitivas contemporâneas e na psicologia, através do diálogo entre a fenomenologia e abordagens tradicionais do Oriente. Está relacionada a práticas que aproximam os sujeitos de experiências de sentido, ao favorecer uma abertura da atenção e o acolhimento do que lhes toca no tempo presente. Este trabalho de pesquisa teve como objetivo mais abrangente a compreensão de duas experiências formativas de cultivo da atenção, com base nas práticas de meditação, associadas a atividades lúdicas, dentro de uma perspectiva integral da atenção e da educação. Para tanto, uma concepção de atenção é apresentada e discutida, a partir da noção de integralidade de Ken Wilber, no intuito de indicar um mapa que possa oferecer uma visão ampla do fenômeno e permita pensar em caminhos para o seu cultivo. Esta tese também explicita o processo de elaboração de um projeto de cultivo da atenção integral (PCAI), e sua implementação nos contextos da Educação formal e não formal. A análise qualitativa das experiências vivenciadas resultou na emergência de elementos estruturantes e facilitadores do processo de cultivo de uma atenção integral, os quais foram reunidos na proposição de linhas gerais para a construção de processos de cultivo da atenção em contextos formativos.