O contrato da leitura : uma estratégia para uso da pré-leitura de textos literários à luz da Leitura Subjetiva

Considerando que a leitura de textos clássicos figura como dificuldade nas escolas, elaboramos um projeto de leitura; nele usamos uma estratégia de pré-leitura que intitulamos de Degustação Literária, com objetivo de desencadear emoções e provocar a continuidade da leitura. Nossa hipótese é que o de...

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Main Author: SOUZA, Saulo Batista de
Other Authors: SILVA, Rosiane Maria Soares da
Format: masterThesis
Language: por
Published: Universidade Federal de Pernambuco 2020
Subjects:
Online Access: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37705
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Summary: Considerando que a leitura de textos clássicos figura como dificuldade nas escolas, elaboramos um projeto de leitura; nele usamos uma estratégia de pré-leitura que intitulamos de Degustação Literária, com objetivo de desencadear emoções e provocar a continuidade da leitura. Nossa hipótese é que o desencadeamento de emoções na fase da pré-leitura, usando a antecipação em atividades com textos literários favorece certa adesão dos estudantes à leitura dos textos literários. Dessa forma, essa pesquisa tem o objetivo de investigar os efeitos do desencadeamento de emoções no sujeito leitor na estratégia de antecipação na fase da pré-leitura de textos literários clássicos. Para tal, desenvolveu-se atividades levando em consideração a Leitura Subjetiva dos alunos feita em uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do estado de Pernambuco, Brasil. Por meio da pesquisação, foram propostas atividades nas quais diários de leitura foram usados pelos estudantes, os quais foram tomados, também, como instrumento para coleta de dados. Embasam esta pesquisa: teorias sobre a pré-leitura com Teixeira (2009), Kleiman (2013), Jouve (2002 e 2012); o desencadeamento de emoção na leitura com Blanc (2006), Damásio (2004 e 2012), Feres (2010) e Leite (2018) e o sujeito leitor à luz da leitura subjetiva com Rouxel; Langlade; Rezende (2013), Jouve (2002) e Xypas (2018). Os estudantes apresentaram considerável adesão diante das atividades de intervenção, pois a antecipação presente nas atividades de pré-leitura desencadeou emoções, assim, implicando os sujeitos leitores em atividades com textos clássicos nas quais as dificuldades em relação à complexidade dos textos lidos foram superadas e o gosto pela leitura ampliado.