Práticas de leitura e formação de jovens leitores : diálogos entre os “gêneros” da literatura de massa e os gêneros literários
O objetivo geral desta tese é investigar práticas de leitura de jovens leitores adolescentes em relação aos “gêneros” da literatura de massa e a relação dessas práticas com práticas de leitura literária. Trata-se de uma pesquisa exploratória, documental e interpretativa com uma abordagem qualitativa...
Main Author: | LEITE, Kátia Maria Barreto da Silva |
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Other Authors: | BARBOSA, Maria Lúcia Ferreira de Figueirêdo |
Format: | doctoralThesis |
Language: | por |
Published: |
Universidade Federal de Pernambuco
2020
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Subjects: | |
Online Access: |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37714 |
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Summary: |
O objetivo geral desta tese é investigar práticas de leitura de jovens leitores adolescentes em relação aos “gêneros” da literatura de massa e a relação dessas práticas com práticas de leitura literária. Trata-se de uma pesquisa exploratória, documental e interpretativa com uma abordagem qualitativa. A pesquisa de campo foi realizada no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Pernambuco e os sujeitos da pesquisa, convidados dentre sua população de jovens leitores adolescentes. Nos referenciais teóricos deste estudo, incluem-se: a) as visões de literatura, literatura literária, literatura de massa de teóricos e intérpretes (AGUIAR E SILVA, [1967] 1991; CANDIDO, [1995] 2011; PAES, 1990; BOSI, 2002; LAJOLO, 2018); b) a noção de “gênero do discurso” na tradição da filosofia da linguagem do Círculo de Bakhtin (1952-53); c) a noção de “gênero” nas tradições literárias e linguísticas (FARACO, 2009; BAWARSHI; REIFF, 2013; e outros pesquisadores); d) os conceitos acerca da cultura de massa e massificação das artes (ECO, [1970] 2015; CHAUÍ, 1997); e) os novos estudos do letramento (STREET, 2010); f) as subjetividades do sujeito-leitor (LANGLADE; JOUVE, 2004). Foram apresentados, também, os fundamentos das categorias de análise: a) juventude, na perspectiva sociológica (DAYRELL, 2003; e outros pesquisadores); b) disponibilidade e acesso (KALMAN, 2004; GRAMMONT, 2013); c) modos de apropriação em diálogo com autores da história da leitura (CHARTIER, 1994; 2001; MANGUEL, 1997); e, da sociologia da leitura (BOURDIEU, 2009); d) disposições individuais e sociais (LAHIRE, 2004; 2017). Os procedimentos adotados na pesquisa foram: a) levantamento de obras de literatura e análise documental; b) aplicação de questionários e realização de entrevistas; c) construção dos retratos de leitores; adaptando a “metodologia” proposta na construção de retratos sociológicos, na obra Retratos sociológicos: disposições e variações individuais (2004), do sociólogo e professor francês Bernard Lahire. Foram construídos 20 (vinte) retratos de jovens leitores adolescentes do Colégio de Aplicação (2017-2018): cinco retratos de jovens leitores do 8º ano do ensino fundamental; quatro retratos do 9º ano do ensino fundamental; seis retratos do 2º ano do ensino médio; cinco retratos do 3º ano do ensino médio; além desses, 2 (dois) retratos de leitores adultos, ex-estudantes do Colégio de Aplicação (final da década de 90). Embora tenhamos elaborados retratos direcionados a um problema específico de pesquisa, as conclusões a que chegamos comprovam que é possível ativar ou construir “disposições individuais e sociais”, em jovens leitores adolescentes, para a leitura de obras literárias em diálogo com obras da literatura de massa. Essas disposições podem ser atualizadas em contextos de ação diversificados (familiar, escolar e de grupo de amizades) e de determinadas práticas de letramento; mesmo com uma concorrência cada vez maior da cultura do consumo; do direcionamento do mercado e da rápida circulação social de informações na sociedade contemporânea. Com esta pesquisa, espera-se possibilitar a reflexão acerca das práticas de leitura dos jovens adolescentes, contemplando o caráter “formador” e “humanizador” da literatura; e, ampliando essa reflexão entre os próprios adolescentes, os professores, os pais (ou responsáveis) e outros grupos sociais. |
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