A engenharia didático-informática como suporte para discutir potencialidades e limites do geogebra para o estudo de sistemas lineares
Esta pesquisa debruça-se sobre os elementos que possibilitam o desenvolvimento de uma prototipação de um micromundo matemático, para a abordagem da manipulação das representações gráfica e algébrica das soluções de um Sistema de Equação Linear. Como aporte teórico-metodológico, evidenciamos alguns p...
Main Author: | SILVA, Ewerton Ricardo Laurentino Gomes da |
---|---|
Other Authors: | BELLEMAIN, Franck Gilbert René |
Format: | masterThesis |
Language: | por |
Published: |
Universidade Federal de Pernambuco
2020
|
Subjects: | |
Online Access: |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37719 |
Tags: |
Add Tag
No Tags, Be the first to tag this record!
|
id |
ir-123456789-37719 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
ir-123456789-377192020-08-26T05:10:09Z A engenharia didático-informática como suporte para discutir potencialidades e limites do geogebra para o estudo de sistemas lineares SILVA, Ewerton Ricardo Laurentino Gomes da BELLEMAIN, Franck Gilbert René http://lattes.cnpq.br/7262168990673295 http://lattes.cnpq.br/8667486345431443 Matemática – estudo e ensino Sistemas de Equação Linear Engenharia de Software UFPE - Pós-graduação Esta pesquisa debruça-se sobre os elementos que possibilitam o desenvolvimento de uma prototipação de um micromundo matemático, para a abordagem da manipulação das representações gráfica e algébrica das soluções de um Sistema de Equação Linear. Como aporte teórico-metodológico, evidenciamos alguns princípios da Engenharia Didático-Informática, a qual, em uma perspectiva transdisciplinar, é o resultado da integração dos princípios da Engenharia Didática e os da Engenharia de Software, com vista a fornecer encaminhamentos teórico-metodológicos para a identificação das necessidades do domínio, mais especificamente, do nosso objeto de estudo. Dessa forma, desenvolvemos uma ampla abordagem dos Sistemas Linearespor meio da análise preliminar de suas dimensões epistemológica, cognitiva, didática e informática. À guisa de comentário, vale destacar que toda essa análise subsidia o processo de elaboração dos requisitos a serem contemplados na prototipação. Um segundo elemento que pomos em evidência se refere à análise dos software existentes que tratam do nosso objeto de estudo, uma vez que, em nossa pesquisa, mostrou-se deveras pertinente, pois nos possibilitou um panorama das atividades que já eram contempladas e das lacunas que eles apresentavam. Desse modo, propusemos uma proposta viável de um futuro software à luz dos elementos trazidos pelas quatro dimensões supracitadas, por meio da qual esperamos responder de uma certa forma às especificidades que esse tema exige. FACEPE This research focuses on the elements that allow the development of a prototype of a mathematical microworld. It is related to the manipulation of graphical and algebraic representations of solutions in a Linear Equation System. As theoretical and methodological support, we focus on some principles of Didactic and Informatics Engineering, which, as a transdisciplinary perspective, is the result of the integration between Engineering Pedagogy and Software Engineering principles. Based on that, we developed a broad approach to Linear Systems from a preliminary analysis of its epistemological, cognitive, didactic, and informatics dimensions. It is important to note that this analysis subsidizes the process of elaboration of requirements to a prototype. The second element in this research is the analysis of software that deals with our object of study, which, in turn, allowed us an overview of the activities that it already contemplated and possible gaps. Thus, we proposed a future software from the elements of the four dimensions above, hoping to respond to the specifics features that this theme requires. 2020-08-25T16:27:13Z 2020-08-25T16:27:13Z 2019-11-21 masterThesis SILVA, Ewerton Ricardo Laurentino Gomes da. A engenharia didático-informática como suporte para discutir potencialidades e limites do geogebra para o estudo de sistemas lineares. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37719 por openAccess Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal de Pernambuco UFPE Brasil Programa de Pos Graduacao em Educacao Matematica e Tecnologica |
institution |
REPOSITORIO UFPE |
collection |
REPOSITORIO UFPE |
language |
por |
topic |
Matemática – estudo e ensino Sistemas de Equação Linear Engenharia de Software UFPE - Pós-graduação |
spellingShingle |
Matemática – estudo e ensino Sistemas de Equação Linear Engenharia de Software UFPE - Pós-graduação SILVA, Ewerton Ricardo Laurentino Gomes da A engenharia didático-informática como suporte para discutir potencialidades e limites do geogebra para o estudo de sistemas lineares |
description |
Esta pesquisa debruça-se sobre os elementos que possibilitam o desenvolvimento de uma prototipação de um micromundo matemático, para a abordagem da manipulação das representações gráfica e algébrica das soluções de um Sistema de Equação Linear. Como aporte teórico-metodológico, evidenciamos alguns princípios da Engenharia Didático-Informática, a qual, em uma perspectiva transdisciplinar, é o resultado da integração dos princípios da Engenharia Didática e os da Engenharia de Software, com vista a fornecer encaminhamentos teórico-metodológicos para a identificação das necessidades do domínio, mais especificamente, do nosso objeto de estudo. Dessa forma, desenvolvemos uma ampla abordagem dos Sistemas Linearespor meio da análise preliminar de suas dimensões epistemológica, cognitiva, didática e informática. À guisa de comentário, vale destacar que toda essa análise subsidia o processo de elaboração dos requisitos a serem contemplados na prototipação. Um segundo elemento que pomos em evidência se refere à análise dos software existentes que tratam do nosso objeto de estudo, uma vez que, em nossa pesquisa, mostrou-se deveras pertinente, pois nos possibilitou um panorama das atividades que já eram contempladas e das lacunas que eles apresentavam. Desse modo, propusemos uma proposta viável de um futuro software à luz dos elementos trazidos pelas quatro dimensões supracitadas, por meio da qual esperamos responder de uma certa forma às especificidades que esse tema exige. |
author2 |
BELLEMAIN, Franck Gilbert René |
format |
masterThesis |
author |
SILVA, Ewerton Ricardo Laurentino Gomes da |
author_sort |
SILVA, Ewerton Ricardo Laurentino Gomes da |
title |
A engenharia didático-informática como suporte para discutir potencialidades e limites do geogebra para o estudo de sistemas lineares |
title_short |
A engenharia didático-informática como suporte para discutir potencialidades e limites do geogebra para o estudo de sistemas lineares |
title_full |
A engenharia didático-informática como suporte para discutir potencialidades e limites do geogebra para o estudo de sistemas lineares |
title_fullStr |
A engenharia didático-informática como suporte para discutir potencialidades e limites do geogebra para o estudo de sistemas lineares |
title_full_unstemmed |
A engenharia didático-informática como suporte para discutir potencialidades e limites do geogebra para o estudo de sistemas lineares |
title_sort |
engenharia didático-informática como suporte para discutir potencialidades e limites do geogebra para o estudo de sistemas lineares |
publisher |
Universidade Federal de Pernambuco |
publishDate |
2020 |
url |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37719 |
_version_ |
1680625247565381632 |
score |
13.657419 |