Técnicas qualitativas e Design : princípios de boas práticas para entrevistas semiestruturadas, na fase de exploração de problemas, a partir de workshops de Focus Group e Entrevista Situada

Entendendo que as interações e tecnologias estão conectadas e centradas no ser humano e na interação dele com o ambiente no cotidiano, existe a necessidade no Design de utilizar métodos e técnicas para a compreensão dos detalhes dessa relação de forma aprofundada. Os métodos e técnicas qualitativas...

Full description

Main Author: CAMINHA, Camille Nascimento Santiago
Other Authors: CAMPOS, Fábio Ferreira da Costa
Format: masterThesis
Language: por
Published: Universidade Federal de Pernambuco 2020
Subjects:
Online Access: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37826
Tags: Add Tag
No Tags, Be the first to tag this record!
Summary: Entendendo que as interações e tecnologias estão conectadas e centradas no ser humano e na interação dele com o ambiente no cotidiano, existe a necessidade no Design de utilizar métodos e técnicas para a compreensão dos detalhes dessa relação de forma aprofundada. Os métodos e técnicas qualitativas são usados quando o objetivo é compreender a experiência e quais os dados de interação do usuário estão envolvidos nesse cenário, para entender problemas complexos, motivações e tirar insights interessantes. O problema é que apesar de vários métodos e técnicas qualitativas serem aplicados, na literatura de Design existem poucas recomendações e/ou guidelines, provindos de pesquisas estruturadas e muitas de suas práticas se resumem à aplicações realizadas com base na intuição e experiência do pesquisador. Assim, entendendo a necessidade de recomendações com base em práticas mais estruturadas na aplicação das técnicas qualitativas, este trabalho tem como objetivo de apresentar os principais pontos das técnicas de entrevistas qualitativas semiestruturadas, a partir de um experimento estruturado, quando a intenção é a compreensão da experiência do usuário na fase de exploração de problemas. Para isso, o experimento principal utilizou de workshops das técnicas Focus Group e Entrevista Situada, com estudantes de Design de Graduação e Pós-Graduação do Cesar School e da UFPE, observando o contexto da fase de exploração do problema do processo de Design. Os dados foram examinados através de uma análise qualitativa estruturada, utilizando o método de Análise de Conteúdo, proposto por Bardin (2009), e os resultados trouxeram hipóteses de princípios de boas práticas para técnicas de entrevistas qualitativas semiestruturadas, Focus Group, Entrevistas Etnográficas e Entrevistas Situadas, além de dados sobre as características e vantagens de cada técnica, elencados nas considerações e conclusões do presente trabalho.