A qualidade percebida do serviço educacional prestado em cursos de graduação do Centro Acadêmico do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco.
Esta pesquisa teve como objetivo investigar a qualidade percebida dos serviços educacionais concedidos pelo Centro Acadêmico do Agreste (CAA). A pesquisa é necessária, pois a qualidade do serviço educacional não leva em consideração apenas a visão institucional, mas também a análise das necessidades...
Main Author: | LIMA, Pricila Tavares de |
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Other Authors: | FONSECA, Francisco Ricardo Bezerra |
Format: | bachelorThesis |
Language: | por |
Published: |
2020
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Subjects: | |
Online Access: |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38174 |
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ir-123456789-381742020-10-01T05:14:33Z A qualidade percebida do serviço educacional prestado em cursos de graduação do Centro Acadêmico do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco. LIMA, Pricila Tavares de FONSECA, Francisco Ricardo Bezerra http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8068635H9 http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4770749H0 Universidade Federal de Pernambuco. Centro Acadêmico do Agreste Ensino superior Gestão da qualidade total na educação Marketing ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração Esta pesquisa teve como objetivo investigar a qualidade percebida dos serviços educacionais concedidos pelo Centro Acadêmico do Agreste (CAA). A pesquisa é necessária, pois a qualidade do serviço educacional não leva em consideração apenas a visão institucional, mas também a análise das necessidades e expectativas dos discentes, visto que a qualidade não é medida objetiva, mas sim subjetiva percebida no momento da entrega dos serviços. Para isto, a metodologia adotada foi quantitativa e descritiva, tendo como instrumento de coleta a escala SERVQUAL, por meio da adaptação do questionário fechado e estruturado, que visou avaliar o nível de qualidade percebida pelos estudantes. Nisto, as dimensões da qualidade dos serviços analisadas foram cinco: Tangibilidade, Responsividade, Empatia, Segurança e Confiabilidade. A coleta de dados foi realizada no CAA com os cursos: Administração, Economia, Engenharia Civil, Design e Pedagogia, por meio de uma amostragem por conveniência. Os dados foram analisados por meio do Excel, pela técnica de análise de conteúdo interpretativa, o StatisticalPackage for Social Science for Windows (SPSS), bem como Teste de Wilcoxon-Mann-Whitney (teste U) para poder aceitar ou rejeitar a hipótese levantada. Como principais resultados, pôde-se observar que a qualidade percebida ficou abaixo da qualidade esperada. Não atendendo de forma satisfatória as necessidades dos alunos pesquisados no período analisado. As considerações finais, além dos principais resultados, trazem uma reflexão breve sobre as limitações e possibilidades de uso da escala em educação superior de ensino. This research had as objective to investigate the perceived quality of the educational services granted by the agreste academic campi (CAA). Research is necessary because the quality of the educational service does not only take into account the institutional vision, but also the analysis of the needs and expectations of the students, since quality is not an objective measure, but rather perceived subjective at the moment of delivery of the services. For this, the methodology adopted was quantitative and descriptive, having as an instrument of collection the SERVQUAL scale, through the adaptation of the closed and structured questionnaire, which aimed to evaluate the level of quality perceived by the students. In this, the dimensions of quality in services analyzed were five: Tangibility, Responsiveness, Empathy, Security and Reliability. The data collection was carried out in the CAA campuses with the courses: Administration, Economics, Civil Engineering, Design and Pedagogy, through a sampling for convenience. The data were analyzed through Excel, the interpretive content analysis technique, the Statistical Package for Social Science for Windows (SPSS), as well as Wilcoxon-Mann-Whitney Test (U-test) to be able to accept or reject the hypothesis raised. As main results, it was observed that perceived quality was below expected quality. Not satisfactorily meeting the needs of the students surveyed during the analyzed period. The final considerations, in addition to the main results, provide a brief reflection on the limitations and possibilities of using the scale in higher education of education. 2020-09-30T19:31:58Z 2020-09-30T19:31:58Z 2018-12-19 2020-09-30 bachelorThesis LIMA, Pricila Tavares de. A qualidade percebida do serviço educacional prestado em cursos de graduação do Centro Acadêmico do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco. Caruaru O Autor, 2018. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38174 por openAccess Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ 90p. application/pdf |
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REPOSITORIO UFPE |
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Universidade Federal de Pernambuco. Centro Acadêmico do Agreste Ensino superior Gestão da qualidade total na educação Marketing ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração |
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Esta pesquisa teve como objetivo investigar a qualidade percebida dos serviços educacionais concedidos pelo Centro Acadêmico do Agreste (CAA). A pesquisa é necessária, pois a qualidade do serviço educacional não leva em consideração apenas a visão institucional, mas também a análise das necessidades e expectativas dos discentes, visto que a qualidade não é medida objetiva, mas sim subjetiva percebida no momento da entrega dos serviços. Para isto, a metodologia adotada foi quantitativa e descritiva, tendo como instrumento de coleta a escala SERVQUAL, por meio da adaptação do questionário fechado e estruturado, que visou avaliar o nível de qualidade percebida pelos estudantes. Nisto, as dimensões da qualidade dos serviços analisadas foram cinco: Tangibilidade, Responsividade, Empatia, Segurança e Confiabilidade. A coleta de dados foi realizada no CAA com os cursos: Administração, Economia, Engenharia Civil, Design e Pedagogia, por meio de uma amostragem por conveniência. Os dados foram analisados por meio do Excel, pela técnica de análise de conteúdo interpretativa, o StatisticalPackage for Social Science for Windows (SPSS), bem como Teste de Wilcoxon-Mann-Whitney (teste U) para poder aceitar ou rejeitar a hipótese levantada. Como principais resultados, pôde-se observar que a qualidade percebida ficou abaixo da qualidade esperada. Não atendendo de forma satisfatória as necessidades dos alunos pesquisados no período analisado. As considerações finais, além dos principais resultados, trazem uma reflexão breve sobre as limitações e possibilidades de uso da escala em educação superior de ensino. |
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