Eliminando barreiras : as percepções da implementação do Programa Incluir no Campus Recife da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
Este estudo trata de política pública educacional, tendo como objeto de estudo o Programa Incluir: acessibilidade na educação superior, cujo objetivo é implementar recursos, serviços, apoios técnicos que minimizam as barreiras arquitetônicas, pedagógicas e de comunicação e informação nas Instituiçõe...
Main Author: | NASCIMENTO, Douglas Henrique da Silva |
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Other Authors: | TAROUCO, Gabriela da Silva |
Format: | masterThesis |
Language: | por |
Published: |
Universidade Federal de Pernambuco
2020
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Subjects: | |
Online Access: |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38188 |
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ir-123456789-381882020-10-02T05:11:11Z Eliminando barreiras : as percepções da implementação do Programa Incluir no Campus Recife da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE NASCIMENTO, Douglas Henrique da Silva TAROUCO, Gabriela da Silva http://lattes.cnpq.br/4037403523507131 http://lattes.cnpq.br/3456458764216995 Política pública Acessibilidade Educação Ensino superior Universidade Federal de Pernambuco Este estudo trata de política pública educacional, tendo como objeto de estudo o Programa Incluir: acessibilidade na educação superior, cujo objetivo é implementar recursos, serviços, apoios técnicos que minimizam as barreiras arquitetônicas, pedagógicas e de comunicação e informação nas Instituições Federais de Ensino Superior. A pesquisa foi orientada pela seguinte pergunta: Quais as percepções da implementação do Programa Incluir no Campus Recife da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)? Tem como objetivo geral analisar os desafios da acessibilidade e da implementação do Programa Incluir no Campus Recife da Universidade Federal de Pernambuco, e como objetivos específicos: a) analisar a acessibilidade a partir das percepções dos alunos com deficiência, de docentes e da gestão do Núcleo de Acessibilidade da UFPE; b) identificar as barreiras de infraestrutura, de comunicação e informação, e dos projetos de pesquisa e extensão existentes e; c) contribuir, a partir dos resultados da pesquisa, com sugestões de medidas que atenuem as barreiras identificadas. Metodologicamente, o desenho da pesquisa adotado para o alcance do objetivo proposto consistiu de métodos quantitativos e qualitativos, combinando estatística descritiva e análise textual discursiva. A coleta de dados ocorreu através de entrevista semiestruturada aplicada aos sujeitos participantes do quadro amostral: discentes com deficiência, docentes e a gestão do Núcleo de Acessibilidade da UFPE. A dissertação conclui que, para as pessoas participantes da pesquisa, embora a implementação do Programa Incluir contribuísse na efetivação de apoios técnicos necessários para dar suporte aos alunos com deficiência, bem como de recursos financeiros que contribuíram para a instalação do laboratório de acessibilidade, no qual foram disponibilizadas tecnologias assistivas e materiais pedagógicos acessíveis, foi constatada uma desigualdade na disponibilidade de recursos didáticos pedagógicos acessíveis, problemas na área de infraestrutura, problemas na área de comunicação e informação e a falta de apoio aos estudantes com deficiência quanto a participação em projetos de pesquisa e extensão. Portanto, os principais resultados da pesquisa, tendo como base as percepções dos sujeitos entrevistados, indicam que o Programa Incluir contribui de forma parcial com o percurso de participação acadêmica dos discentes com deficiência na UFPE. Por fim, foi disponibilizada neste trabalho uma Proposta de Intervenção com o objetivo de amenizar as dificuldades relatadas, sendo fruto da pesquisa realizada no âmbito do presente trabalho. This study deals with educational public policy, having as object of study the Programa Incluir: acessibilidade na educação superior, whose objective is to implement resources, services, technical support that minimize the architectural, pedagogical and communication and information barriers in the Federal Higher Education Instituitions. The research was guided by the following question: What are the perceptions of the implementation of the Programa Incluir at the Recife Campus of the Federal University of Pernambuco (UFPE)? Its general objective is to analyze the challenges of accessibility and the implementation of the Programa Incluir at the Recife Campus of the Universidade Federal de Pernambuco, and as specific objectives: a) to analyze accessibility from the perceptions of students with disabilities, teachers and management UFPE Accessibility Center; b) identify barriers to infrastructure, communication and information, and existing research and extension projects; c) contribute, based on the research results, with suggestions for measures that mitigate the identified barriers. Methodologically, the research design adopted to achieve the proposed objective consisted of quantitative and qualitative methods, combining descriptive statistics and discursive textual analysis. Data collection took place through semi-structured interviews applied to subjects participating in the sample frame: students with disabilities, teachers and the manager of the Accessibility Center at UFPE. The dissertation concludes that, for the people participating in the research, although the implementation of the Programa Incluir contributed to providing the necessary technical support to support students with disabilities, as well as financial resources that contributed to the installation of the accessibility laboratory, in which assistive technologies and accessible teaching materials were made available, there was an inequality in the availability of accessible teaching resources, problems in the area of infrastructure, problems in the area of communication and information and the lack of support for students with disabilities regarding participation in research projects and extension. Therefore, the main results of the research, based on the perceptions of the interviewed subjects, indicate that the Programa Incluir contributes partially with the course of academic participation of students with disabilities at UFPE. Finally, an Intervention Proposal was made avaible in this work in order to alleviate the reported difficulties, as a result of the research carried out within the scope of the work. 2020-10-01T19:33:58Z 2020-10-01T19:33:58Z 2020-05-28 masterThesis NASCIMENTO, Douglas Henrique da Silva. Eliminando barreiras: as percepções da implementação do Programa Incluir no Campus Recife da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. 2020. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38188 por openAccess Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal de Pernambuco UFPE Brasil Programa de Pos Graduacao em Politicas Publicas |
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Este estudo trata de política pública educacional, tendo como objeto de estudo o Programa Incluir: acessibilidade na educação superior, cujo objetivo é implementar recursos, serviços, apoios técnicos que minimizam as barreiras arquitetônicas, pedagógicas e de comunicação e informação nas Instituições Federais de Ensino Superior. A pesquisa foi orientada pela seguinte pergunta: Quais as percepções da implementação do Programa Incluir no Campus Recife da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)? Tem como objetivo geral analisar os desafios da acessibilidade e da implementação do Programa Incluir no Campus Recife da Universidade Federal de Pernambuco, e como objetivos específicos: a) analisar a acessibilidade a partir das percepções dos alunos com deficiência, de docentes e da gestão do Núcleo de Acessibilidade da UFPE; b) identificar as barreiras de infraestrutura, de comunicação e informação, e dos projetos de pesquisa e extensão existentes e; c) contribuir, a partir dos resultados da pesquisa, com sugestões de medidas que atenuem as barreiras identificadas. Metodologicamente, o desenho da pesquisa adotado para o alcance do objetivo proposto consistiu de métodos quantitativos e qualitativos, combinando estatística descritiva e análise textual discursiva. A coleta de dados ocorreu através de entrevista semiestruturada aplicada aos sujeitos participantes do quadro amostral: discentes com deficiência, docentes e a gestão do Núcleo de Acessibilidade da UFPE. A dissertação conclui que, para as pessoas participantes da pesquisa, embora a implementação do Programa Incluir contribuísse na efetivação de apoios técnicos necessários para dar suporte aos alunos com deficiência, bem como de recursos financeiros que contribuíram para a instalação do laboratório de acessibilidade, no qual foram disponibilizadas tecnologias assistivas e materiais pedagógicos acessíveis, foi constatada uma desigualdade na disponibilidade de recursos didáticos pedagógicos acessíveis, problemas na área de infraestrutura, problemas na área de comunicação e informação e a falta de apoio aos estudantes com deficiência quanto a participação em projetos de pesquisa e extensão. Portanto, os principais resultados da pesquisa, tendo como base as percepções dos sujeitos entrevistados, indicam que o Programa Incluir contribui de forma parcial com o percurso de participação acadêmica dos discentes com deficiência na UFPE. Por fim, foi disponibilizada neste trabalho uma Proposta de Intervenção com o objetivo de amenizar as dificuldades relatadas, sendo fruto da pesquisa realizada no âmbito do presente trabalho. |
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