Educação infantil : representações sociais e práticas de Auxiliares de Desenvolvimento Infantil (ADIs) da rede municipal do Recife
Esta pesquisa teve como objetivo identificar as representações sociais de educação infantil construídas pelos Auxiliares de Desenvolvimento Infantil (ADIs) e suas relações com as práticas desenvolvidas por esses profissionais em instituições públicas municipais do Recife. O referencial teórico adota...
Main Author: | SANTIAGO, Elizangela Dias |
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Other Authors: | MACHADO, Laêda Bezerra |
Format: | masterThesis |
Language: | por |
Published: |
Universidade Federal de Pernambuco
2020
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Subjects: | |
Online Access: |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38264 |
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Summary: |
Esta pesquisa teve como objetivo identificar as representações sociais de educação infantil construídas pelos Auxiliares de Desenvolvimento Infantil (ADIs) e suas relações com as práticas desenvolvidas por esses profissionais em instituições públicas municipais do Recife. O referencial teórico adotado foi a Teoria das Representações Sociais, particularmente, a abordagem estrutural. As representações sociais são fenômenos cognitivos e sociais que as pessoas utilizam para entender o mundo, elas orientam seus comportamentos e ações. A educação infantil caracteriza-se como objeto de representação social, porque provoca debate e dissensos nos grupos envolvidos direta ou indiretamente com essa educação. Realizamos um estudo de natureza qualitativa em duas etapas. Na primeira etapa, utilizamos como instrumentos de coleta um questionário e o teste de associação livre de palavras, seguidamente traçamos o perfil sócio-profissional de 108 ADIs que atuam na Rede Municipal do Recife e identificamos a estrutura da representação social de educação infantil desses profissionais. A segunda etapa foi dividida em duas fases. Na primeira fase, por meio de uma entrevista semiestruturada com um subgrupo de 30 participantes, procuramos explicitar a estrutura das representações sociais de educação infantil dos ADIs identificadas na etapa inicial do estudo. Por fim, observamos durante 51 horas as práticas de um subgrupo de 4 (quatro) ADIs nas instituições indicando suas possíveis relações com as representações sociais de educação infantil identificadas. Para tratamento dos dados utilizamos o software Iramuteq e a técnica de análise de conteúdo categorial do material verbal (entrevistas) e registros de observação das práticas. Os resultados indicaram que o grupo dos 108 ADIs investigados é majoritariamente composto por mulheres que atuam predominantemente em creches; a maioria desses profissionais não possui formação pedagógica e o motivo principal para ingressar na função é a estabilidade profissional e financeira. A estrutura das representações sociais de educação infantil do grupo pesquisado ficou demarcada nos elementos: amor, respeito, educação, criança, desenvolvimento e responsabilidade. Os achados das entrevistas enfatizaram a educação infantil como um novo espaço educativo de desenvolvimento da criança e a experiência revelou-se como norteadora da prática desses profissionais. As observações indicaram que as práticas dos ADIs se restringem a acompanhar as crianças em sua rotina nas instituições. De modo geral, os auxiliares cuidam das crianças (alimentam, acalentam, higienizam, protegem etc.). Os resultados indicam que os ADIs incorporaram um discurso avançado em torno da educação infantil que articula o cuidar e o educar. No entanto, suas práticas revelaram um trabalho restrito ao cuidado, embora esse elemento representacional seja apresentado pelos participantes como secundarizado, um trabalho menor. A pesquisa indica que só é possível pensar em qualidade da educação infantil se forem garantidos formação (inicial e continuada), condições adequadas de trabalho, valorização, reconhecimento e trabalho articulado dos profissionais que atuam junto aos professores e crianças pequenas nas instituições. |
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