Compra direta de passagens aéreas : experiência e resultados na UFPE (2014-2017)

A Compra Direta, política apresentada na IN 03/2015 SLTI/ MPOG, alcançou a redução do valor pago em passagens aéreas na Universidade Federal de Pernambuco? O objetivo deste trabalho é avaliar a Compra Direta de passagens aéreas na UFPE entre 2014 e 2017, como um sistema de compras eletrônicas e sob...

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Main Author: COSTA, Luisa de Melo Sampaio
Other Authors: SOUZA, Saulo Santos de
Format: masterThesis
Language: por
Published: Universidade Federal de Pernambuco 2020
Subjects:
Online Access: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38341
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spelling ir-123456789-383412020-10-15T05:14:56Z Compra direta de passagens aéreas : experiência e resultados na UFPE (2014-2017) COSTA, Luisa de Melo Sampaio SOUZA, Saulo Santos de http://lattes.cnpq.br/9615839816609300 http://lattes.cnpq.br/9239694750101587 Política pública - Avaliação Despesa pública Compra direta Análise multivariada Universidade Federal de Pernambuco A Compra Direta, política apresentada na IN 03/2015 SLTI/ MPOG, alcançou a redução do valor pago em passagens aéreas na Universidade Federal de Pernambuco? O objetivo deste trabalho é avaliar a Compra Direta de passagens aéreas na UFPE entre 2014 e 2017, como um sistema de compras eletrônicas e sob o prisma da eficiência na alocação de recursos. A hipótese de pesquisa sustenta que houve diminuição do valor pago em passagens aéreas comprando diretamente das companhias aéreas, sem o intermédio da agência de viagens. Para isso, o desenho de pesquisa examina uma base de dados original elaborada a partir de dados primários extraídos do Sistema de Concessão de Diárias e Passagens e de dados secundários obtidos do anuário do transporte aéreo da Agência Nacional de Aviação Civil. A pesquisa baseou-se em análises quantitativas, preliminarmente a partir da estatística descritiva. Complementarmente, utilizamos correlação de Pearson e regressão múltipla. Os principais resultados indicam que houve redução nos preços praticados na UFPE e há fortes indícios estatísticos de que a implementação da política na instituição contribuiu para uma economia média de R$ 204.025,00 em 2016 e de R$ 260.565,00 em 2017, considerando apenas as compras analisadas: passagens entre Recife e Brasília, Recife e Rio de Janeiro, Recife e São Paulo (idas e voltas) que correspondem a 34% e 38% dos processos envolvendo viagens aéreas realizadas no interesse da instituição em 2016 e 2017, respectivamente. Trazer a discussão de políticas em prol da eficiência do gasto público e defender a Compra Direta de passagens aéreas a partir de um diagnóstico objetivo é importante por haver poucos estudos sobre políticas de gestão de recursos e por contribuir com a defesa de um instrumento de eficiência, de transparência e de qualidade dos dados. Did the Direct Purchase, policy presented in IN 03/2015 SLTI/ MPOG, reduced the amount paid for air tickets at the Federal University of Pernambuco? The objective of this work is to evaluate the Direct Purchase of airline tickets at UFPE between 2014 and 2017, as an electronic purchasing system and from the perspective of efficiency in the allocation of resources. The research hypothesis holds that there was a decrease in the amount paid for air tickets buying directly from airlines, without the intermediation of the travel agency. For this, the research design examines an original database elaborated from primary data extracted from the Daily and Ticket Concession System and secondary data obtained from the air transport directory of the National Civil Aviation Agency. The research was based on quantitative analyzes, preliminarily based on descriptive statistics. In addition, we used Pearson's correlation and multiple regression. The main results indicate that there was a reduction in prices practiced at UFPE and there is strong statistical evidence that the implementation of the policy at the institution contributed to average savings of R$ 204,025.00 in 2016 and R$ 260,565.00 in 2017, considering only the purchases analyzed: tickets between Recife and Brasília, Recife and Rio de Janeiro, Recife and São Paulo (back and forth) that correspond to 34% and 38% of the processes involving air travel carried out in the interest of the institution in 2016 and 2017, respectively. Bringing policy discussions in favor of the efficiency of public spending and defending Direct Purchase of airline tickets based on an objective diagnosis is important because there are few studies on resource management policies and for contributing to the defense of an instrument of efficiency, transparency and data quality. 2020-10-14T18:14:03Z 2020-10-14T18:14:03Z 2020-06-18 masterThesis COSTA, Luisa de Melo Sampaio. Compra direta de passagens aéreas: experiência e resultados na UFPE (2014-2017). 2020. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38341 por openAccess Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal de Pernambuco UFPE Brasil Programa de Pos Graduacao em Politicas Publicas
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COSTA, Luisa de Melo Sampaio
Compra direta de passagens aéreas : experiência e resultados na UFPE (2014-2017)
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