Habilidades desenvolvidas pelas pessoas da terceira idade : inclusão digital e uso de smartphone
Este estudo está inserido na Linha de Pesquisa Educação Tecnológica, do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica (Edumatec), da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e tem por objetivo analisar as habilidades digitais desenvolvidas pelas pessoas da terceira idade para sua i...
Main Author: | SILVA, Maria Amélia da |
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Other Authors: | ALVES, Thelma Panerai |
Format: | masterThesis |
Language: | por |
Published: |
Universidade Federal de Pernambuco
2020
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Subjects: | |
Online Access: |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38386 |
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Summary: |
Este estudo está inserido na Linha de Pesquisa Educação Tecnológica, do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica (Edumatec), da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e tem por objetivo analisar as habilidades digitais desenvolvidas pelas pessoas da terceira idade para sua inclusão na cultura digital, com o uso de smartphones. Para tanto, os objetivos específicos estabelecidos são: a) verificar a percepção das pessoas da terceira idade sobre as habilidades digitais necessárias para sua inclusão na cultura digital; b) identificar as habilidades digitais desenvolvidas pelas pessoas da terceira idade no curso sobre inclusão digital; c) relacionar as percepções que as pessoas da terceira idade têm sobre as habilidades necessárias para a sua inclusão na cultura digital, com as habilidades digitais desenvolvidas por elas no curso sobre inclusão digital. É importante perceber que a inserção e a expansão das tecnologias digitais na sociedade implicam transformações sociais e, com relação às pessoas da terceira idade, o uso das tecnologias digitais pode favorecer a qualidade de vida e a longevidade das mesmas, embora muitas delas apresentem dificuldades motoras e cognitivas impostas pela idade e, com isso, possam permanecer excluídas do contexto digital. Neste sentido, é imprescindível favorecer o desenvolvimento das habilidades digitais necessárias para a sua inclusão no mundo digital. Os autores que utilizamos para este estudo foram: Cazeloto (2008) e Warschauer (2006), para análise da inclusão digital e social; Castells (2006, 2013), para discutir sobre os aspectos relacionados à sociedade informacional; Debert (1999, 2011), Netto (1997), Kachar (2003), Lemos (2009) e Kenski (2012), para a compreensão do envelhecimento, terceira idade e uso das tecnologias; Ropé e Tanguy (2003) e Perrenoud (1999, 2013), para os aspectos relacionados às habilidades. Para esse estudo, adotamos uma metodologia de natureza qualitativa, com caráter descritivo. Quanto aos procedimentos, optamos por desenvolver uma pesquisa participante. Como instrumentos de coleta de dados, utilizamos a observação das aulas, a aplicação de questionários online, no formulário Google, e entrevistas semiestruturadas. Para o processo de análise, usamos a análise de conteúdo, estabelecida por Bardin (2011) e Moraes (1999). Na análise dos dados, observamos que as habilidades digitais apresentadas nas falas dos participantes, para sua inclusão no mundo digital, e as habilidades desenvolvidas no curso favorecem a comunicação e a interação em seu convívio social. Os resultados mostram que o desenvolvimento das habilidades digitais pelas pessoas da terceira idade estão voltados para a comunicação, interação e entretenimento desses indivíduos no mundo digital. Consideramos nos resultados desse estudo que o desenvolvimento dessas habilidades digitais para a inclusão digital das pessoas da terceira idade, na cultura digital, para alguns participantes, pode ser ainda um desafio a ser enfrentado pela sociedade. |
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