A escrita argumentativa: avaliação de um programa de ensino com alunos das 2ª e 4ª Séries

Investigações das habilidades necessárias à produção da escrita argumentativa mostram ser o manejo da polifonia, típica deste discurso, uma das principais dificuldades das crianças. Este estudo investigou os benefícios de um programa de ensino sobre as habilidades de produzir a escrita argumentat...

Full description

Main Author: ALMEIDA, Eliana Gomes da Silva
Other Authors: SANTOS, Selma Leitão
Format: masterThesis
Language: por
Published: Universidade Federal de Pernambuco 2014
Subjects:
Online Access: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/8691
Tags: Add Tag
No Tags, Be the first to tag this record!
id ir-123456789-8691
recordtype dspace
spelling ir-123456789-86912019-10-26T02:35:23Z A escrita argumentativa: avaliação de um programa de ensino com alunos das 2ª e 4ª Séries ALMEIDA, Eliana Gomes da Silva SANTOS, Selma Leitão Argumentação Contra-argumentos Intervenção Produção textual Investigações das habilidades necessárias à produção da escrita argumentativa mostram ser o manejo da polifonia, típica deste discurso, uma das principais dificuldades das crianças. Este estudo investigou os benefícios de um programa de ensino sobre as habilidades de produzir a escrita argumentativa de crianças, das segunda e quarta séries do ensino fundamental de uma escola particular do Recife. Todo o programa foi conduzido pelas professoras de língua portuguesa. O estudo obedeceu ao paradigma típico de estudos experimentais: pré e pós testes, grupos controle e experimental. Este último foi submetido a oito sessões de 50 min cada, nas quais foram trabalhadas as principais dificuldades, tipicamente observadas em cada série, tal como referem estudos anteriores. A análise dos resultados nos mostrou que, sobretudo na segunda série, o grupo experimental foi beneficiado pelo programa de ensino. Os ganhos alcançados pelas crianças da segunda série trazem implicações psicológicas e pedagógicas importantes. Quanto às implicações psicológicas, temos que as dificuldades enfrentadas pelos jovens escritores são passíveis de superação, já na segunda série, momento normalmente visto como descrédito até então. Quanto às implicações pedagógicas, os resultados mostram ser possível a implementação de um ensino sistemático do discurso argumentativo muito antes (crianças de 7-8 anos) do que habitualmente se observa nas escolas 2014-06-12T23:01:48Z 2014-06-12T23:01:48Z 2003 masterThesis Gomes da Silva Almeida, Eliana; Leitão Santos, Selma. A escrita argumentativa: avaliação de um programa de ensino com alunos das 2ª e 4ª Séries. 2003. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Psicologia Cognitiva, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2003. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/8691 por application/pdf Universidade Federal de Pernambuco
institution REPOSITORIO UFPE
collection REPOSITORIO UFPE
language por
topic Argumentação
Contra-argumentos
Intervenção
Produção textual
spellingShingle Argumentação
Contra-argumentos
Intervenção
Produção textual
ALMEIDA, Eliana Gomes da Silva
A escrita argumentativa: avaliação de um programa de ensino com alunos das 2ª e 4ª Séries
description Investigações das habilidades necessárias à produção da escrita argumentativa mostram ser o manejo da polifonia, típica deste discurso, uma das principais dificuldades das crianças. Este estudo investigou os benefícios de um programa de ensino sobre as habilidades de produzir a escrita argumentativa de crianças, das segunda e quarta séries do ensino fundamental de uma escola particular do Recife. Todo o programa foi conduzido pelas professoras de língua portuguesa. O estudo obedeceu ao paradigma típico de estudos experimentais: pré e pós testes, grupos controle e experimental. Este último foi submetido a oito sessões de 50 min cada, nas quais foram trabalhadas as principais dificuldades, tipicamente observadas em cada série, tal como referem estudos anteriores. A análise dos resultados nos mostrou que, sobretudo na segunda série, o grupo experimental foi beneficiado pelo programa de ensino. Os ganhos alcançados pelas crianças da segunda série trazem implicações psicológicas e pedagógicas importantes. Quanto às implicações psicológicas, temos que as dificuldades enfrentadas pelos jovens escritores são passíveis de superação, já na segunda série, momento normalmente visto como descrédito até então. Quanto às implicações pedagógicas, os resultados mostram ser possível a implementação de um ensino sistemático do discurso argumentativo muito antes (crianças de 7-8 anos) do que habitualmente se observa nas escolas
author2 SANTOS, Selma Leitão
format masterThesis
author ALMEIDA, Eliana Gomes da Silva
author_sort ALMEIDA, Eliana Gomes da Silva
title A escrita argumentativa: avaliação de um programa de ensino com alunos das 2ª e 4ª Séries
title_short A escrita argumentativa: avaliação de um programa de ensino com alunos das 2ª e 4ª Séries
title_full A escrita argumentativa: avaliação de um programa de ensino com alunos das 2ª e 4ª Séries
title_fullStr A escrita argumentativa: avaliação de um programa de ensino com alunos das 2ª e 4ª Séries
title_full_unstemmed A escrita argumentativa: avaliação de um programa de ensino com alunos das 2ª e 4ª Séries
title_sort escrita argumentativa: avaliação de um programa de ensino com alunos das 2ª e 4ª séries
publisher Universidade Federal de Pernambuco
publishDate 2014
url https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/8691
_version_ 1648655266947792896
score 13.657419