A escrita argumentativa: avaliação de um programa de ensino com alunos das 2ª e 4ª Séries
Investigações das habilidades necessárias à produção da escrita argumentativa mostram ser o manejo da polifonia, típica deste discurso, uma das principais dificuldades das crianças. Este estudo investigou os benefícios de um programa de ensino sobre as habilidades de produzir a escrita argumentat...
Main Author: | ALMEIDA, Eliana Gomes da Silva |
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Other Authors: | SANTOS, Selma Leitão |
Format: | masterThesis |
Language: | por |
Published: |
Universidade Federal de Pernambuco
2014
|
Subjects: | |
Online Access: |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/8691 |
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ir-123456789-86912019-10-26T02:35:23Z A escrita argumentativa: avaliação de um programa de ensino com alunos das 2ª e 4ª Séries ALMEIDA, Eliana Gomes da Silva SANTOS, Selma Leitão Argumentação Contra-argumentos Intervenção Produção textual Investigações das habilidades necessárias à produção da escrita argumentativa mostram ser o manejo da polifonia, típica deste discurso, uma das principais dificuldades das crianças. Este estudo investigou os benefícios de um programa de ensino sobre as habilidades de produzir a escrita argumentativa de crianças, das segunda e quarta séries do ensino fundamental de uma escola particular do Recife. Todo o programa foi conduzido pelas professoras de língua portuguesa. O estudo obedeceu ao paradigma típico de estudos experimentais: pré e pós testes, grupos controle e experimental. Este último foi submetido a oito sessões de 50 min cada, nas quais foram trabalhadas as principais dificuldades, tipicamente observadas em cada série, tal como referem estudos anteriores. A análise dos resultados nos mostrou que, sobretudo na segunda série, o grupo experimental foi beneficiado pelo programa de ensino. Os ganhos alcançados pelas crianças da segunda série trazem implicações psicológicas e pedagógicas importantes. Quanto às implicações psicológicas, temos que as dificuldades enfrentadas pelos jovens escritores são passíveis de superação, já na segunda série, momento normalmente visto como descrédito até então. Quanto às implicações pedagógicas, os resultados mostram ser possível a implementação de um ensino sistemático do discurso argumentativo muito antes (crianças de 7-8 anos) do que habitualmente se observa nas escolas 2014-06-12T23:01:48Z 2014-06-12T23:01:48Z 2003 masterThesis Gomes da Silva Almeida, Eliana; Leitão Santos, Selma. A escrita argumentativa: avaliação de um programa de ensino com alunos das 2ª e 4ª Séries. 2003. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Psicologia Cognitiva, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2003. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/8691 por application/pdf Universidade Federal de Pernambuco |
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Investigações das habilidades necessárias à produção da escrita argumentativa
mostram ser o manejo da polifonia, típica deste discurso, uma das principais
dificuldades das crianças. Este estudo investigou os benefícios de um
programa de ensino sobre as habilidades de produzir a escrita argumentativa de
crianças, das segunda e quarta séries do ensino fundamental de uma escola
particular do Recife. Todo o programa foi conduzido pelas professoras de
língua portuguesa. O estudo obedeceu ao paradigma típico de estudos
experimentais: pré e pós testes, grupos controle e experimental. Este último foi
submetido a oito sessões de 50 min cada, nas quais foram trabalhadas as
principais dificuldades, tipicamente observadas em cada série, tal como
referem estudos anteriores. A análise dos resultados nos mostrou que,
sobretudo na segunda série, o grupo experimental foi beneficiado pelo
programa de ensino. Os ganhos alcançados pelas crianças da segunda série
trazem implicações psicológicas e pedagógicas importantes. Quanto às
implicações psicológicas, temos que as dificuldades enfrentadas pelos jovens
escritores são passíveis de superação, já na segunda série, momento
normalmente visto como descrédito até então. Quanto às implicações
pedagógicas, os resultados mostram ser possível a implementação de um
ensino sistemático do discurso argumentativo muito antes (crianças de 7-8
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