A educação de superdotados: programas que asbarram em mitos / Ana Maria Irribarem Soares da

O presente artigo apresenta algums mitos que fazem parte da concepção de superdotação comum entre educadores brasileiros. Apresenta o conceito atual de superdotação/altas habilidades adotada pela legislação do país. Descreve algumas alternativas de atendimento aos alunos portadores de altas habilida...

Full description

Main Author: Trindade, Ana Maria Irribarem Soares da
Format: Online
Online Access: https://consultaredebie.decex.eb.mil.br/pergamum/biblioteca/index.php?codAcervo=300261
Tags: Add Tag
No Tags, Be the first to tag this record!
Summary: O presente artigo apresenta algums mitos que fazem parte da concepção de superdotação comum entre educadores brasileiros. Apresenta o conceito atual de superdotação/altas habilidades adotada pela legislação do país. Descreve algumas alternativas de atendimento aos alunos portadores de altas habilidades em âmbito escolar. Discute alguns dos principais mitos que podem ser entraves à implementação de programas de atendimento aos alunos que apresentam capacidades superiores em áreas diversas. Alerta para a importância do estabelecimento de políticas educacionais locais para atendimento de tal clientela. Conclui que a superação de algumas crenças sobre a perda de talentos seja minimizada, ao menos em nível local.