Totalitarismo, educação e justiça: uma abordagem filosófica/ José João Neves Barbosa Vicente.-

"A violência cometida pelos regimes totalitários, o debate sobre o que é certo e errado, justo e injusto levado a cabo pela filosofia moral, as disputas do poder entre política e religião, a ideia de progresso do ponto de vista da filosofia da História, a dominação e o controle das massas, a ed...

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Main Author: Vicente, José João Neves Barbosa
Format: Online
Published: Cruz das Almas, BA: EdUFRB, 2012
Online Access: https://consultaredebie.decex.eb.mil.br/pergamum/biblioteca/index.php?codAcervo=406681
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spelling ir-perga-oai-4066812019-03-07T15:13:09Z Totalitarismo, educação e justiça: uma abordagem filosófica/ José João Neves Barbosa Vicente.- Vicente, José João Neves Barbosa 320.53 22 Arendt, Hannah, 1906-1975 Totalitarismo Educação Filosofia. Prática de ensino Filosofia "A violência cometida pelos regimes totalitários, o debate sobre o que é certo e errado, justo e injusto levado a cabo pela filosofia moral, as disputas do poder entre política e religião, a ideia de progresso do ponto de vista da filosofia da História, a dominação e o controle das massas, a educação vertical e autoritária praticada pelos adeptos de ideologias totalitárias, bem como outros assuntos analisados neste livro, representam, no fundo, um ataque frontal à banalização de vidas, à negação da dignidade da condição humana e à transformação dos indivíduos em meios. Assim, Totalitarismo, educação e justiça: uma abordagem filosófica não é nem balanço nem panorama. É, essencialmente, uma reflexão sistemática na busca pela compreensão de temas importantes capazes de auxiliar e esclarecer nossos debates sobre questões que envolvem a educação, a política e a religião." Bibliografia: p. 153-161. APRESENTAÇÃO .......................................................................9 INTRODUÇÃO ...........................................................................11 I.....................................................................................................13 Hannah Arendt e a Compreensão do Totalitarismo .................13 1. A obra............................................................................................................ 13 2. Totalitarismo e causalidade......................................................................... 15 3. Acontecimento e seu sentido..................................................................... 17 4. Totalitarismo e pensamento político......................................................... 18 5. A compreensão do novo ............................................................................ 19 II ...................................................................................................22 Antissemitismo, Imperialismo e Totalitarismo.........................22 1. Origens do totalitarismo e os escritos históricos.................................... 22 2. Sobre o Antissemitismo.............................................................................. 23 3. Sobre o Imperialismo ................................................................................. 26 4. Antissemitismo e Imperialismo: origens do totalitarismo..................... 27 III..................................................................................................31 A Essência do Totalitarismo......................................................31 1. Totalitarismo e Tiranias ............................................................................. 31 2. As duas faces do Totalitarismo.................................................................. 33 3. Singularidade do totalitarismo ................................................................... 39 4. Natureza, História e ideologia .................................................................. 43 IV ..................................................................................................47 Natureza Humana e Totalitarismo..........................................................47 1. O sentido da expressão ¿natureza humana¿ .......................................... 47 2. ¿Natureza humana¿ e campos de concentração..................................... 51 3. O ¿mal radical¿ ............................................................................................ 54 V....................................................................................................59 Ideologias Totalitárias nas Práticas Educativas........................59 1. A proposta educativa .................................................................................. 59 2. Escola e Ideologias ¿totalitárias¿ ............................................................. 60 3. Modelo da ¿sociedade democrática¿ ........................................................ 62 4. Pedagogia por objetivo ............................................................................... 64 5. Pensar e funcionar....................................................................................... 68 VI ..................................................................................................73 A crença na história e as atrocidades políticas..........................73 1. História e progresso .................................................................................... 73 2. A guerra ........................................................................................................ 76 3. A luta contra a História............................................................................... 79 4. A História reforçada.................................................................................... 80 5. O efeito da guerra........................................................................................ 82 VII.................................................................................................88 Política e religião em Helvétius e Rousseau .............................88 2. A religiao pagã.............................................................................................. 92 3. Religiao e politica ......................................................................................... 94 VIII ...............................................................................................102 A crítica de Macintyre à teoria da justiça de Rawls ..................102 1. Considerações iniciais ................................................................................. 102 2. A teoria da justiça ........................................................................................ 103 3. Depois da virtude ........................................................................................ 106 4. A crítica ......................................................................................................... 108 IX ..................................................................................................116 O ¿milagre¿ da natalidade ........................................................116 1. A ¿crença¿ .................................................................................................... 116 2. O poder de fazer ¿milagre¿........................................................................ 118 3. O novo começo ........................................................................................... 120 4. A pluralidade................................................................................................. 123 X....................................................................................................128 Uma reflexão sobre a prática de educar....................................128 1. O homem e a educação .............................................................................. 128 2. Família e educação ...................................................................................... 129 3. Família e escola ............................................................................................ 131 4. Educação, escola, política e sociedade...................................................... 136 CONCLUSÃO ..............................................................................150 REFERÊNCIAS ..........................................................................153 BNB Cruz das Almas, BA: EdUFRB, 2012. https://consultaredebie.decex.eb.mil.br/pergamum/biblioteca/index.php?codAcervo=406681
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publisher Cruz das Almas, BA: EdUFRB,
publishDate 2012
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