O processo de criação da Escola Sul-Americana de Defesa (ESUDE) âmbito do Conselho de Defesa da União de Nações Sul-Americanas (CDS/UNASUL): Algumas reflexões

Inserida no processo de integração sul-americana, a criação da Escola Sul- Americana de Defesa (ESUDE) foi aprovada pelo Conselho de Defesa da União de Nações Sul-Americanas (CDS/UNASUL), em fevereiro de 2014, após um ano de estudos e discussões conjuntas dos Estados-Membros do CDS. Fundamentado na...

Full description

Main Authors: da Fonseca, Maria Verônica Rodrigues, Milani, Lívia Peres
Format: Online
Language: por
Published: Revista da Escola Superior de Guerra 2014
Online Access: http://ebrevistas.eb.mil.br/index.php/RESG/article/view/2024
Tags: Add Tag
No Tags, Be the first to tag this record!
id oai:meiramattos.eceme.ensino.eb.br:article2024
recordtype ojs
spelling oai:meiramattos.eceme.ensino.eb.br:article20242020-12-09T12:44:54Z O processo de criação da Escola Sul-Americana de Defesa (ESUDE) âmbito do Conselho de Defesa da União de Nações Sul-Americanas (CDS/UNASUL): Algumas reflexões da Fonseca, Maria Verônica Rodrigues Milani, Lívia Peres Inserida no processo de integração sul-americana, a criação da Escola Sul- Americana de Defesa (ESUDE) foi aprovada pelo Conselho de Defesa da União de Nações Sul-Americanas (CDS/UNASUL), em fevereiro de 2014, após um ano de estudos e discussões conjuntas dos Estados-Membros do CDS. Fundamentado na articulação de conceitos das áreas de Defesa, Relações Internacionais e do campo da Educação, este trabalho apresenta algumas reflexões. Tais reflexões emergem da observação, como integrante da comitiva brasileira que constituiu o Grupo de Trabalho responsável pela condução do processo de elaboração da proposta de criação da ESUDE, em meio às especificidades da formação do pensamento estratégico geopolítico brasileiro. Concebida como um Centro de Altos Estudos, no âmbito do CDS, a Escola será responsável pela articulação das diversas iniciativas dos Estados-Membros do Conselho, com vistas à capacitação de civis e militares na área de defesa e segurança regional, nos aspectos político e estratégico. O trabalho tece considerações sobre o significado da Escola no processo de construção e aprofundamento da confiança mútua entre os países da região; discorre acerca da importância do papel atribuído a uma instituição de ensino, como promotora de uma visão conjunta sobre defesa e segurança regional e como agente de consolidação da integração regional do bloco sulamericano, bem como das dificuldades que cercam o objetivo de formação deuma identidade sul-americana de defesa. Revista da Escola Superior de Guerra 2014-07-31 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo Avaliado pelos Pares application/pdf http://ebrevistas.eb.mil.br/index.php/RESG/article/view/2024 Revista da Escola Superior de Guerra; v. 29 n. 58 (2014): Revista da Escola Superior de Guerra; 117-138 0102-1788 por http://ebrevistas.eb.mil.br/index.php/RESG/article/view/2024/1630 Copyright (c) 2019 Revista da Escola Superior de Guerra
institution EBREVISTAS
collection EBREVISTAS
language por
format Online
author da Fonseca, Maria Verônica Rodrigues
Milani, Lívia Peres
spellingShingle da Fonseca, Maria Verônica Rodrigues
Milani, Lívia Peres
O processo de criação da Escola Sul-Americana de Defesa (ESUDE) âmbito do Conselho de Defesa da União de Nações Sul-Americanas (CDS/UNASUL): Algumas reflexões
author_sort da Fonseca, Maria Verônica Rodrigues
title O processo de criação da Escola Sul-Americana de Defesa (ESUDE) âmbito do Conselho de Defesa da União de Nações Sul-Americanas (CDS/UNASUL): Algumas reflexões
title_short O processo de criação da Escola Sul-Americana de Defesa (ESUDE) âmbito do Conselho de Defesa da União de Nações Sul-Americanas (CDS/UNASUL): Algumas reflexões
title_full O processo de criação da Escola Sul-Americana de Defesa (ESUDE) âmbito do Conselho de Defesa da União de Nações Sul-Americanas (CDS/UNASUL): Algumas reflexões
title_fullStr O processo de criação da Escola Sul-Americana de Defesa (ESUDE) âmbito do Conselho de Defesa da União de Nações Sul-Americanas (CDS/UNASUL): Algumas reflexões
title_full_unstemmed O processo de criação da Escola Sul-Americana de Defesa (ESUDE) âmbito do Conselho de Defesa da União de Nações Sul-Americanas (CDS/UNASUL): Algumas reflexões
title_sort o processo de criação da escola sul-americana de defesa (esude) âmbito do conselho de defesa da união de nações sul-americanas (cds/unasul): algumas reflexões
description Inserida no processo de integração sul-americana, a criação da Escola Sul- Americana de Defesa (ESUDE) foi aprovada pelo Conselho de Defesa da União de Nações Sul-Americanas (CDS/UNASUL), em fevereiro de 2014, após um ano de estudos e discussões conjuntas dos Estados-Membros do CDS. Fundamentado na articulação de conceitos das áreas de Defesa, Relações Internacionais e do campo da Educação, este trabalho apresenta algumas reflexões. Tais reflexões emergem da observação, como integrante da comitiva brasileira que constituiu o Grupo de Trabalho responsável pela condução do processo de elaboração da proposta de criação da ESUDE, em meio às especificidades da formação do pensamento estratégico geopolítico brasileiro. Concebida como um Centro de Altos Estudos, no âmbito do CDS, a Escola será responsável pela articulação das diversas iniciativas dos Estados-Membros do Conselho, com vistas à capacitação de civis e militares na área de defesa e segurança regional, nos aspectos político e estratégico. O trabalho tece considerações sobre o significado da Escola no processo de construção e aprofundamento da confiança mútua entre os países da região; discorre acerca da importância do papel atribuído a uma instituição de ensino, como promotora de uma visão conjunta sobre defesa e segurança regional e como agente de consolidação da integração regional do bloco sulamericano, bem como das dificuldades que cercam o objetivo de formação deuma identidade sul-americana de defesa.
publisher Revista da Escola Superior de Guerra
publishDate 2014
url http://ebrevistas.eb.mil.br/index.php/RESG/article/view/2024
_version_ 1685791713996570624
score 13.657419