Educación, pensamiento estratégico y proyecto regional, potencialidades de la Escuela Suramericana de Defensa
Em novembro de 2012, os Ministros/as do Conselho Sul-americano de Defesa (CDS) decidiram a formação de um grupo de trabalho com a missão de elaborauma proposta para a criação da Escola Sul-americana de Defesa (ESUDE).Durante o ano de 2013, reuniram-se no primeiro lugar os países responsáveis, Argent...
Main Authors: | da Ponte, Aureliano, Boettger, Constanza |
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Format: | Online |
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Published: |
Revista da Escola Superior de Guerra
2014
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Online Access: |
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oai:meiramattos.eceme.ensino.eb.br:article20252020-12-09T12:44:54Z Educación, pensamiento estratégico y proyecto regional, potencialidades de la Escuela Suramericana de Defensa da Ponte, Aureliano Boettger, Constanza Em novembro de 2012, os Ministros/as do Conselho Sul-americano de Defesa (CDS) decidiram a formação de um grupo de trabalho com a missão de elaborauma proposta para a criação da Escola Sul-americana de Defesa (ESUDE).Durante o ano de 2013, reuniram-se no primeiro lugar os países responsáveis, Argentina, Brasil e Equador; mas em seguida sumaram-se os demas membrosdo CDS as reuniões. O processo acabou num documento que foi aprovado em fevereiro de 2014, em Paramaribo. Assim, conformada como um centro de ensino superior que visa coordenar as iniciativas nacionais, ESUDE representa um espaço institucional dedicado á formação de civis e militares em temas de Defesa e segurança regional no nível político-estratégico. Neste contexto, o trabalho, de natureza exploratória, está estruturado em quatro eixos. Em primeiro lugar, apresenta a perspectiva teórica desde a qual aborda a problemática. Em segundo lugar, considera a educação como uma dimensão substantiva para o processo de cooperação regional em termos de construção de identidade. Em terceiro lugar, destaca a sua relevância particular no domínio da defesa e explora a sua relação com o desenvolvimento de um pensamento estratégico próprio como base para um projeto de América do Sul. Em quarto lugar, faz uma revisão do que tem acontecido até agora e discute desafios para atingir seus objetivos. Revista da Escola Superior de Guerra 2014-07-31 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo Avaliado pelos Pares application/pdf http://ebrevistas.eb.mil.br/index.php/RESG/article/view/2025 Revista da Escola Superior de Guerra; v. 29 n. 58 (2014): Revista da Escola Superior de Guerra; 139-159 0102-1788 por http://ebrevistas.eb.mil.br/index.php/RESG/article/view/2025/1631 Copyright (c) 2019 Revista da Escola Superior de Guerra |
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Em novembro de 2012, os Ministros/as do Conselho Sul-americano de Defesa (CDS) decidiram a formação de um grupo de trabalho com a missão de elaborauma proposta para a criação da Escola Sul-americana de Defesa (ESUDE).Durante o ano de 2013, reuniram-se no primeiro lugar os países responsáveis, Argentina, Brasil e Equador; mas em seguida sumaram-se os demas membrosdo CDS as reuniões. O processo acabou num documento que foi aprovado em fevereiro de 2014, em Paramaribo. Assim, conformada como um centro de ensino superior que visa coordenar as iniciativas nacionais, ESUDE representa um espaço institucional dedicado á formação de civis e militares em temas de Defesa e segurança regional no nível político-estratégico. Neste contexto, o trabalho, de natureza exploratória, está estruturado em quatro eixos. Em primeiro lugar, apresenta a perspectiva teórica desde a qual aborda a problemática. Em segundo lugar, considera a educação como uma dimensão substantiva para o processo de cooperação regional em termos de construção de identidade. Em terceiro lugar, destaca a sua relevância particular no domínio da defesa e explora a sua relação com o desenvolvimento de um pensamento estratégico próprio como base para um projeto de América do Sul. Em quarto lugar, faz uma revisão do que tem acontecido até agora e discute desafios para atingir seus objetivos. |
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