A INFLUÊNCIA DAS PRÁTICAS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO SOBRE OS INTEGRANTES DO CURSO DE INFANTARIA DA ESCOLA DE APERFEIÇOAMENTO DE OFICIAIS
Com o advento da era do conhecimento, surgiram diversas constataçõessobre a importância das organizações criarem, compartilharem e utilizarem,eficientemente, o conhecimento disponível em seu respectivo ramo. Isto porque odomínio do saber proporciona vantagens ao seu detentor, na medida em que semult...
Main Author: | Damasceno, Pedro Henrique Nascimento |
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Format: | Online |
Language: | por |
Published: |
Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (EsAO)
2019
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Online Access: |
http://ebrevistas.eb.mil.br/index.php/GH/article/view/2216 |
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Summary: |
Com o advento da era do conhecimento, surgiram diversas constataçõessobre a importância das organizações criarem, compartilharem e utilizarem,eficientemente, o conhecimento disponível em seu respectivo ramo. Isto porque odomínio do saber proporciona vantagens ao seu detentor, na medida em que semultiplicam os ensinamentos colhidos, aprimorando tanto aspectos materiais, quantocognitivos. Neste contexto, o presente estudo pretende identificar a influência daspráticas de gestão do conhecimento sobre os integrantes do curso de Infantaria daEscola de Aperfeiçoamento de Oficiais do Exército Brasileiro, objetivando aprimorara absorção, o compartilhamento e a difusão de experiências entre seus instrutores ealunos. Entretanto, devido à amplitude do tema, buscou-se concentrar os estudosnas ações relacionadas à partilha de informações. Para isto, realizou-se um estudojunto a militares que frequentaram este curso, a fim de diagnosticar o nível dematuridade da gestão do conhecimento em que este se encontrava. Assim,procurou-se analisar a eficiência das práticas que vinham sendo utilizadas por estesmilitares, especialmente as que visavam justamente a esta difusão deaprendizagens, aproveitando-se das vivências profissionais oriundas de cada umdos integrantes deste universo. Paralelamente a isto, foi realizada uma revisão deliteratura e entrevistas, no intuito de levantar as principais ferramentas decompartilhamento utilizadas em organizações civis e militares, aplicáveis ao públicoestudado. Ao término desta pesquisa, foi possível diagnosticar pontos fortes, dentreas principais atividades já desenvolvidas por este curso, além de oportunidades demelhoria, relacionadas à sua gestão do conhecimento. Diante disto, foram propostasalternativas que possibilitem uma otimização destes processos, além de uma análisea respeito de fatores críticos que contribuíram ou não para a eficiência destaspráticas. Ao final, espera-se contribuir para um melhor aperfeiçoamento dos militaresque frequentem este curso, tanto instrutores quanto alunos, de maneira que possamretornar às organizações militares em melhores condições para tomar decisões eassessorar seus comandantes |
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