SARGENTO-ALUNO DE ENGENHARIA: UM ESTUDO DE CASO DE SUA INTERAÇÃO E APROVEITAMENTO NA FASE EaD DO CAS 2011

A aceleração do crescimento tecnológico tem estimulado ainterdependência entre o saber e a vida econômica. Deste modo, a sociedadecoloca novas experiências em questão, envolvendo trabalho, espaço, tempo,qualidade de vida e educação. A confiança na escolarização permanente vem setornando uma exigênci...

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Main Author: Bergamim Júnior, José Felicio
Format: Online
Language: por
Published: Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (EsAO) 2019
Online Access: http://ebrevistas.eb.mil.br/index.php/GH/article/view/2302
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Summary: A aceleração do crescimento tecnológico tem estimulado ainterdependência entre o saber e a vida econômica. Deste modo, a sociedadecoloca novas experiências em questão, envolvendo trabalho, espaço, tempo,qualidade de vida e educação. A confiança na escolarização permanente vem setornando uma exigência do mercado de trabalho. Daí se verifica a propagação daeducação a distância (EaD) no mundo. De forma idêntica, o Exército Brasileirotambém adota em alguns dos seus Estabelecimentos de Ensino esta modalidadede ensino/aprendizagem para os processos de formação e aperfeiçoamento dosmilitares. Um exemplo disso é a 1ª fase (EaD) do Curso de Aperfeiçoamento deSargentos (CAS), realizado sob coordenação, gerenciamento e execução daEscola de Aperfeiçoamento de Sargentos das Armas – EASA. Deste modo, oobjetivo deste trabalho é identificar se a participação/interação do Sargento-alunoda Arma de Engenharia, por meio do Portal de Educação do Exército, interfere ounão em seu rendimento na fase EaD do CAS 2011. O presente estudo levou emconsideração o método dedutivo, a pesquisa bibliográfica e o estudo de caso. Apartir das análises realizadas neste estudo verificou-se que existiu diferençasignificativa de rendimento, na 1ª fase do CAS 2011, entre os Sargentos-alunosque participaram/interagiram das atividades propostas no Portal de Educação doExército e os que não o fizeram. Analisaram-se também as médias dos graus dosdiscentes por tipo de OM. Nesta foi constatado que a maior média ocorreu entre osmilitares oriundos das OM de Engenharia de Combate. Visando enriquecer estapesquisa foram ainda colhidas, dos principais envolvidos, opiniões relacionadas àfase EaD do CAS 2011. Com base nestes resultados constatou-se então anecessidade de um maior envolvimento do Sargento-aluno de Engenharia na faseEaD do CAS, visto que tal dedicação pode representar um melhor rendimentonesta fase do curso