Contabilidade pública: Um estudo sobre as demonstrações contábeis da Escola de Administração do Exército

Os Balanços Públicos possuem uma característica muito própria deapresentação, até porque sua elaboração está baseada na escrituração dosatos e fatos das entidades públicas e obedece às condições, metodologia eregras consubstanciadas na contabilidade pública. Por sua vez, a contabilidadepública está...

Full description

Main Author: Campos, Gustavo Grossi Silveira
Format: Online
Language: por
Published: Escola de Formação Complementar do Exército e Colégio Militar de Salvador 2019
Online Access: http://ebrevistas.eb.mil.br/index.php/RICAM/article/view/2660
Tags: Add Tag
No Tags, Be the first to tag this record!
id oai:meiramattos.eceme.ensino.eb.br:article2660
recordtype ojs
spelling oai:meiramattos.eceme.ensino.eb.br:article26602019-09-04T19:09:35Z Contabilidade pública: Um estudo sobre as demonstrações contábeis da Escola de Administração do Exército Campos, Gustavo Grossi Silveira Os Balanços Públicos possuem uma característica muito própria deapresentação, até porque sua elaboração está baseada na escrituração dosatos e fatos das entidades públicas e obedece às condições, metodologia eregras consubstanciadas na contabilidade pública. Por sua vez, a contabilidadepública está estruturada e organizada em sistemas específicos, comoorçamentário, financeiro, patrimonial e contas de compensação, para melhoratender aos aspectos legais, regulamentares e técnicos. O objetivo destetrabalho é analisar as demonstrações contábeis da Escola de FormaçãoComplementar do Exército, de acordo com os princípios de contabilidade pública,verificando, assim, a situação da instituição, suas deficiências e referências. Acontabilidade pública é o conhecimento especializado da ciência contábil queaplica no processo gerador de informações os conceitos, princípios e normascontábeis na gestão patrimonial de uma entidade governamental, de sorte aoferecer à sociedade informações amplas e acessíveis sobre a gestão dopatrimônio público. O tema foi escolhido devido à grande complexidade da práticada contabilidade pública e à dificuldade de interpretação e análise dasdemonstrações públicas. Para a realização desta pesquisa será realizado umestudo exploratório juntamente com um estudo de caso e a coleta de dadosserá feita através de pesquisa bibliográfica, além de consultas à Internet. Oresultado da pesquisa revela a grande importância de analisarem-se as contaspúblicas, pois realizando-se uma análise minuciosa das demonstraçõescontábeis da Organização Militar em estudo, obteve-se uma visão maistransparente da gestão dos recursos públicos sobre sua responsabilidade. Escola de Formação Complementar do Exército e Colégio Militar de Salvador 2019-09-04 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo Avaliado pelos Pares application/pdf http://ebrevistas.eb.mil.br/index.php/RICAM/article/view/2660 RICAM Revista Interdisciplinar de Ciências Aplicadas à Atividade Militar; v. 2 n. 2 (2011): RICAM Revista Interdisciplinar de Ciências Aplicadas à Atividade Militar; 24-35 2236-9139 por http://ebrevistas.eb.mil.br/index.php/RICAM/article/view/2660/2121 Copyright (c) 2011 RICAM Revista Interdisciplinar de Ciências Aplicadas à Atividade Militar
institution EBREVISTAS
collection EBREVISTAS
language por
format Online
author Campos, Gustavo Grossi Silveira
spellingShingle Campos, Gustavo Grossi Silveira
Contabilidade pública: Um estudo sobre as demonstrações contábeis da Escola de Administração do Exército
author_sort Campos, Gustavo Grossi Silveira
title Contabilidade pública: Um estudo sobre as demonstrações contábeis da Escola de Administração do Exército
title_short Contabilidade pública: Um estudo sobre as demonstrações contábeis da Escola de Administração do Exército
title_full Contabilidade pública: Um estudo sobre as demonstrações contábeis da Escola de Administração do Exército
title_fullStr Contabilidade pública: Um estudo sobre as demonstrações contábeis da Escola de Administração do Exército
title_full_unstemmed Contabilidade pública: Um estudo sobre as demonstrações contábeis da Escola de Administração do Exército
title_sort contabilidade pública: um estudo sobre as demonstrações contábeis da escola de administração do exército
description Os Balanços Públicos possuem uma característica muito própria deapresentação, até porque sua elaboração está baseada na escrituração dosatos e fatos das entidades públicas e obedece às condições, metodologia eregras consubstanciadas na contabilidade pública. Por sua vez, a contabilidadepública está estruturada e organizada em sistemas específicos, comoorçamentário, financeiro, patrimonial e contas de compensação, para melhoratender aos aspectos legais, regulamentares e técnicos. O objetivo destetrabalho é analisar as demonstrações contábeis da Escola de FormaçãoComplementar do Exército, de acordo com os princípios de contabilidade pública,verificando, assim, a situação da instituição, suas deficiências e referências. Acontabilidade pública é o conhecimento especializado da ciência contábil queaplica no processo gerador de informações os conceitos, princípios e normascontábeis na gestão patrimonial de uma entidade governamental, de sorte aoferecer à sociedade informações amplas e acessíveis sobre a gestão dopatrimônio público. O tema foi escolhido devido à grande complexidade da práticada contabilidade pública e à dificuldade de interpretação e análise dasdemonstrações públicas. Para a realização desta pesquisa será realizado umestudo exploratório juntamente com um estudo de caso e a coleta de dadosserá feita através de pesquisa bibliográfica, além de consultas à Internet. Oresultado da pesquisa revela a grande importância de analisarem-se as contaspúblicas, pois realizando-se uma análise minuciosa das demonstraçõescontábeis da Organização Militar em estudo, obteve-se uma visão maistransparente da gestão dos recursos públicos sobre sua responsabilidade.
publisher Escola de Formação Complementar do Exército e Colégio Militar de Salvador
publishDate 2019
url http://ebrevistas.eb.mil.br/index.php/RICAM/article/view/2660
_version_ 1643845727608111104
score 13.657419