A implantação do mestrado profissional para o Quadro Complementar de Oficiais do Exército Brasileiro
O Exército Brasileiro vem buscando, ao longo de sua história, qualificarrecursos humanos para desempenhar suas funções da melhor forma possível. Umimportante passo neste sentido foi dado com o processo de modernização. Talprocesso constituiu-se numa série de medidas que visaram a um melhoraparelhame...
Main Authors: | Netto, Francisco Pinheiro Rodrigues Silva, Araújo, Anaditália Pinheiro Viana |
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Format: | Online |
Language: | por |
Published: |
Escola de Formação Complementar do Exército e Colégio Militar de Salvador
2019
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Online Access: |
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oai:meiramattos.eceme.ensino.eb.br:article28472019-09-23T18:30:45Z A implantação do mestrado profissional para o Quadro Complementar de Oficiais do Exército Brasileiro Netto, Francisco Pinheiro Rodrigues Silva Araújo, Anaditália Pinheiro Viana O Exército Brasileiro vem buscando, ao longo de sua história, qualificarrecursos humanos para desempenhar suas funções da melhor forma possível. Umimportante passo neste sentido foi dado com o processo de modernização. Talprocesso constituiu-se numa série de medidas que visaram a um melhoraparelhamento do Exército e que atingiram também o ensino, daí a expressão“modernização do ensino”. Todas as escolas do Exército Brasileiro realizaramações no sentido de implementar essa modernização, em consonância com alegislação pertinente. A EsAEx, estabelecimento de ensino encarregado daformação do oficial do Quadro Complementar de Oficiais, realizou adaptações emsua documentação de ensino; adequou processos de ensino-aprendizagem eempreendeu esforços para alcançar esse objetivo, assim construindo sua história,sob os auspícios da contemporaneidade. Este trabalho traz um breve relato acercada evolução do Curso de Formação de Oficiais do QCO, aborda as modificaçõesempreendidas no sentido de adequá-lo aos novos rumos do ensino no EB e sefinaliza com uma proposta de curso de aperfeiçoamento para os oficiais integrantesdo Quadro, no qual o mestrado profissional pode ser adotado como umas dasformas de capacitação daqueles militares. Escola de Formação Complementar do Exército e Colégio Militar de Salvador 2019-09-23 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo Avaliado pelos Pares application/pdf http://ebrevistas.eb.mil.br/index.php/RICAM/article/view/2847 RICAM Revista Interdisciplinar de Ciências Aplicadas à Atividade Militar; v. 2 n. 2 (2007): RICAM Revista Interdisciplinar de Ciências Aplicadas à Atividade Militar; 72-84 2236-9139 por http://ebrevistas.eb.mil.br/index.php/RICAM/article/view/2847/2292 Copyright (c) 2007 RICAM Revista Interdisciplinar de Ciências Aplicadas à Atividade Militar |
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O Exército Brasileiro vem buscando, ao longo de sua história, qualificarrecursos humanos para desempenhar suas funções da melhor forma possível. Umimportante passo neste sentido foi dado com o processo de modernização. Talprocesso constituiu-se numa série de medidas que visaram a um melhoraparelhamento do Exército e que atingiram também o ensino, daí a expressão“modernização do ensino”. Todas as escolas do Exército Brasileiro realizaramações no sentido de implementar essa modernização, em consonância com alegislação pertinente. A EsAEx, estabelecimento de ensino encarregado daformação do oficial do Quadro Complementar de Oficiais, realizou adaptações emsua documentação de ensino; adequou processos de ensino-aprendizagem eempreendeu esforços para alcançar esse objetivo, assim construindo sua história,sob os auspícios da contemporaneidade. Este trabalho traz um breve relato acercada evolução do Curso de Formação de Oficiais do QCO, aborda as modificaçõesempreendidas no sentido de adequá-lo aos novos rumos do ensino no EB e sefinaliza com uma proposta de curso de aperfeiçoamento para os oficiais integrantesdo Quadro, no qual o mestrado profissional pode ser adotado como umas dasformas de capacitação daqueles militares. |
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