PNE (2014-2024): RUMO A UM SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO?
O artigo tem como objetivo discutir sobre o Plano Nacional de Educação 2014-2024, na perspectiva de uma política educacional com a finalidade da criação de um Sistema Nacional de Educação pactuado com todos os entes federados, para tanto nos valemos de uma reflexão inicial sobre o que seria um siste...
Main Authors: | Santos, Genivaldo Cruz, Bastos Mutim, Avelar Luiz |
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Format: | Online |
Language: | por |
Published: |
REVISTA CIENTÍFICA FUNDAÇÃO OSORIO
2020
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Online Access: |
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oai:meiramattos.eceme.ensino.eb.br:article33602020-02-18T11:43:00Z PNE (2014-2024): RUMO A UM SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO? Santos, Genivaldo Cruz Bastos Mutim, Avelar Luiz Plano Nacional de Educação Sistema Nacional de Educação Entes Federados O artigo tem como objetivo discutir sobre o Plano Nacional de Educação 2014-2024, na perspectiva de uma política educacional com a finalidade da criação de um Sistema Nacional de Educação pactuado com todos os entes federados, para tanto nos valemos de uma reflexão inicial sobre o que seria um sistema, tomando como exemplos o SISNAMA e o SUS. Para melhor entendimento do tema estudado analisamos o percurso histórico da criação, discussão e implantação dos Planos Nacionais de Educação desde a década de 30 do século passado até os dois últimos. Utilizamos como metodologia as pesquisas bibliográfica e documental. Iniciamos com a retrospectiva histórica dos planos nacionais de educação, na sequência abordamos o Plano Nacional da Educação – PNE (2001-2011), em seguida o atual PNE, enfatizando os aspectos quanto ao direcionamento para a criação de um Sistema Nacional de Educação na forma da Lei n° 13.005/2014. Finalizamos identificando no PNE (2014-2024) os possíveis avanços, os limites e algumas perspectivas quanto à criação do Sistema Nacional de Educação. REVISTA CIENTÍFICA FUNDAÇÃO OSORIO 2020-02-06 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://ebrevistas.eb.mil.br/index.php/rcfo/article/view/3360 REVISTA CIENTÍFICA FUNDAÇÃO OSORIO; v. 4 n. 1 (2019); 51-62 2526-4818 por http://ebrevistas.eb.mil.br/index.php/rcfo/article/view/3360/2732 |
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O artigo tem como objetivo discutir sobre o Plano Nacional de Educação 2014-2024, na perspectiva de uma política educacional com a finalidade da criação de um Sistema Nacional de Educação pactuado com todos os entes federados, para tanto nos valemos de uma reflexão inicial sobre o que seria um sistema, tomando como exemplos o SISNAMA e o SUS. Para melhor entendimento do tema estudado analisamos o percurso histórico da criação, discussão e implantação dos Planos Nacionais de Educação desde a década de 30 do século passado até os dois últimos. Utilizamos como metodologia as pesquisas bibliográfica e documental. Iniciamos com a retrospectiva histórica dos planos nacionais de educação, na sequência abordamos o Plano Nacional da Educação – PNE (2001-2011), em seguida o atual PNE, enfatizando os aspectos quanto ao direcionamento para a criação de um Sistema Nacional de Educação na forma da Lei n° 13.005/2014. Finalizamos identificando no PNE (2014-2024) os possíveis avanços, os limites e algumas perspectivas quanto à criação do Sistema Nacional de Educação. |
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