Inserção da cabotagem no transporte de suprimentos para a 8ª Região Militar
A navegação de cabotagem é parcela fundamental para a otimização de redes de transportes de grandes volumes de cargas em longas distâncias, com significativo potencial de expansão tendo em vista a extensão da costa marítima brasileira e a dimensão territorial do Brasil. A redução de custos de transp...
Main Authors: | Portella, Newton Carlos de Oliveira, Lopes, Luiz Antônio da Silveira, Silva Junior, Orivalde Soares da |
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Format: | Online |
Language: | por eng spa |
Published: |
Escola de Comando e Estado-Maior do Exército
2020
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Online Access: |
http://ebrevistas.eb.mil.br/RMM/article/view/3705 |
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Summary: |
A navegação de cabotagem é parcela fundamental para a otimização de redes de transportes de grandes volumes de cargas em longas distâncias, com significativo potencial de expansão tendo em vista a extensão da costa marítima brasileira e a dimensão territorial do Brasil. A redução de custos de transportes e, consequentemente, dos custos logísticos, está diretamente ligado a substituição do atual modo rodoviário pela cabotagem. Neste artigo, foram discriminados dois canais de transportes da cadeia de suprimentos militares destinados à 8ª Região Militar: o interno e o externo. A metodologia aplicada à pesquisa desenvolveu-se com base nos conhecimentos técnicos aplicados ao caso da 8ª RM, comparando os custos de transportes entre os dois modais. Como resultados, verificou-se que com a inserção da cabotagem poderiam ser suprimidas algumas rotas realizadas pelo modo rodoviário, favorecendo a redução de custos de transportes para o Exército Brasileiro na Amazônia Oriental. |
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