Desenvolvimento de competências de direção: a experiência da Escola Nacional de Administração Pública

O presente trabalho constitui um relato das experiências mais recentes da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) na concepção e formulação de programas de capacitação para dirigentes da administração pública federal brasileira. Embora se possa abstrair conceitos e tendências teóricas de...

Full description

Main Author: Escola Nacional de Administração Pública (Brasil)
Format: Relatório
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Published: Escola Nacional de Administração Pública (Enap) 2020
Subjects:
Online Access: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/4773
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Summary: O presente trabalho constitui um relato das experiências mais recentes da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) na concepção e formulação de programas de capacitação para dirigentes da administração pública federal brasileira. Embora se possa abstrair conceitos e tendências teóricas de suas proposições, o seu objetivo é informar sobre as estratégias que a Escola tem adotado para atender o referido público. É importante ressaltar que, no contexto do setor público brasileiro, o líder e o dirigente tendem a ser identificados como semelhantes. Portanto, as experiências relatadas constituem também esforço de investimentos em modelos de capacitação que reforcem aspectos inerentes ao papel do líder nas organizações públicas. Este texto está estruturado com quatro seções. A primeira apresenta o contexto em que se dá a discussão de competências de direção no setor público de acordo com a perspectiva da equipe técnica da ENAP; a segunda apresenta as experiências mais recentes da Escola no que se refere à formulação de programas de desenvolvimento gerencial sob medida e a terceira aborda a estratégia adotada para a construção de um programa de capacitação regular destinado aos dirigentes das organizações públicas federais. Nos anexos são apresentadas as definições das competências de direção com as quais a Escola tem trabalhado (Anexo I) e o modelo de questionário para mapeamento de competências, recentemente aplicado aos dirigentes das organizações públicas federais (Anexo II).