Desenvolvimento de competências de direção: a experiência da Escola Nacional de Administração Pública
O presente trabalho constitui um relato das experiências mais recentes da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) na concepção e formulação de programas de capacitação para dirigentes da administração pública federal brasileira. Embora se possa abstrair conceitos e tendências teóricas de...
Main Author: | Escola Nacional de Administração Pública (Brasil) |
---|---|
Format: | Relatório |
Language: | Idioma::Português:portuguese:pt |
Published: |
Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
2020
|
Subjects: | |
Online Access: |
http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/4773 |
Tags: |
Add Tag
No Tags, Be the first to tag this record!
|
Summary: |
O presente trabalho constitui um relato das experiências mais recentes
da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) na concepção e
formulação de programas de capacitação para dirigentes da administração
pública federal brasileira. Embora se possa abstrair conceitos e tendências
teóricas de suas proposições, o seu objetivo é informar sobre as estratégias
que a Escola tem adotado para atender o referido público. É importante
ressaltar que, no contexto do setor público brasileiro, o líder e o dirigente
tendem a ser identificados como semelhantes. Portanto, as experiências
relatadas constituem também esforço de investimentos em modelos de
capacitação que reforcem aspectos inerentes ao papel do líder nas
organizações públicas.
Este texto está estruturado com quatro seções. A primeira apresenta o
contexto em que se dá a discussão de competências de direção no setor
público de acordo com a perspectiva da equipe técnica da ENAP; a segunda
apresenta as experiências mais recentes da Escola no que se refere à
formulação de programas de desenvolvimento gerencial sob medida e a
terceira aborda a estratégia adotada para a construção de um programa de
capacitação regular destinado aos dirigentes das organizações públicas
federais. Nos anexos são apresentadas as definições das competências de
direção com as quais a Escola tem trabalhado (Anexo I) e o modelo de
questionário para mapeamento de competências, recentemente aplicado aos
dirigentes das organizações públicas federais (Anexo II). |
---|