Desenvolvimento de competências de direção: a experiência da Escola Nacional de Administração Pública
O presente trabalho constitui um relato das experiências mais recentes da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) na concepção e formulação de programas de capacitação para dirigentes da administração pública federal brasileira. Embora se possa abstrair conceitos e tendências teóricas de...
Main Author: | Escola Nacional de Administração Pública (Brasil) |
---|---|
Format: | Relatório |
Language: | Idioma::Português:portuguese:pt |
Published: |
Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
2020
|
Subjects: | |
Online Access: |
http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/4773 |
Tags: |
Add Tag
No Tags, Be the first to tag this record!
|
id |
ir-1-4773 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
ir-1-47732020-01-28T16:23:01Z Desenvolvimento de competências de direção: a experiência da Escola Nacional de Administração Pública Escola Nacional de Administração Pública (Brasil) desenvolvimento de competências administração pública dirigentes públicos cargo de direção liderança desenvolvimento gerencial gestão por competência 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis. O presente trabalho constitui um relato das experiências mais recentes da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) na concepção e formulação de programas de capacitação para dirigentes da administração pública federal brasileira. Embora se possa abstrair conceitos e tendências teóricas de suas proposições, o seu objetivo é informar sobre as estratégias que a Escola tem adotado para atender o referido público. É importante ressaltar que, no contexto do setor público brasileiro, o líder e o dirigente tendem a ser identificados como semelhantes. Portanto, as experiências relatadas constituem também esforço de investimentos em modelos de capacitação que reforcem aspectos inerentes ao papel do líder nas organizações públicas. Este texto está estruturado com quatro seções. A primeira apresenta o contexto em que se dá a discussão de competências de direção no setor público de acordo com a perspectiva da equipe técnica da ENAP; a segunda apresenta as experiências mais recentes da Escola no que se refere à formulação de programas de desenvolvimento gerencial sob medida e a terceira aborda a estratégia adotada para a construção de um programa de capacitação regular destinado aos dirigentes das organizações públicas federais. Nos anexos são apresentadas as definições das competências de direção com as quais a Escola tem trabalhado (Anexo I) e o modelo de questionário para mapeamento de competências, recentemente aplicado aos dirigentes das organizações públicas federais (Anexo II). 24 páginas Administração Pública Gestão de Pessoas Metodologias de Aprendizagem Texto produzido pela equipe técnica da Coordenação Geral de Projetos de Capacitação da Diretoria de Desenvolvimento Gerencial – DDG/ENAP. 2020-01-28T16:23:01Z 2020-01-28T16:23:01Z 2010-07 Relatório http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/4773 Idioma::Português:portuguese:pt Escola Nacional de Administração Pública (Enap) Termo::Licença Padrão ENAP: É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa). application/pdf Escola Nacional de Administração Pública (Enap) |
institution |
REPOSITORIO ENAP |
collection |
REPOSITORIO ENAP |
language |
Idioma::Português:portuguese:pt |
topic |
desenvolvimento de competências administração pública dirigentes públicos cargo de direção liderança desenvolvimento gerencial gestão por competência 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis. |
spellingShingle |
desenvolvimento de competências administração pública dirigentes públicos cargo de direção liderança desenvolvimento gerencial gestão por competência 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis. Escola Nacional de Administração Pública (Brasil) Desenvolvimento de competências de direção: a experiência da Escola Nacional de Administração Pública |
description |
O presente trabalho constitui um relato das experiências mais recentes
da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) na concepção e
formulação de programas de capacitação para dirigentes da administração
pública federal brasileira. Embora se possa abstrair conceitos e tendências
teóricas de suas proposições, o seu objetivo é informar sobre as estratégias
que a Escola tem adotado para atender o referido público. É importante
ressaltar que, no contexto do setor público brasileiro, o líder e o dirigente
tendem a ser identificados como semelhantes. Portanto, as experiências
relatadas constituem também esforço de investimentos em modelos de
capacitação que reforcem aspectos inerentes ao papel do líder nas
organizações públicas.
Este texto está estruturado com quatro seções. A primeira apresenta o
contexto em que se dá a discussão de competências de direção no setor
público de acordo com a perspectiva da equipe técnica da ENAP; a segunda
apresenta as experiências mais recentes da Escola no que se refere à
formulação de programas de desenvolvimento gerencial sob medida e a
terceira aborda a estratégia adotada para a construção de um programa de
capacitação regular destinado aos dirigentes das organizações públicas
federais. Nos anexos são apresentadas as definições das competências de
direção com as quais a Escola tem trabalhado (Anexo I) e o modelo de
questionário para mapeamento de competências, recentemente aplicado aos
dirigentes das organizações públicas federais (Anexo II). |
format |
Relatório |
author |
Escola Nacional de Administração Pública (Brasil) |
author_sort |
Escola Nacional de Administração Pública (Brasil) |
title |
Desenvolvimento de competências de direção: a experiência da Escola Nacional de Administração Pública |
title_short |
Desenvolvimento de competências de direção: a experiência da Escola Nacional de Administração Pública |
title_full |
Desenvolvimento de competências de direção: a experiência da Escola Nacional de Administração Pública |
title_fullStr |
Desenvolvimento de competências de direção: a experiência da Escola Nacional de Administração Pública |
title_full_unstemmed |
Desenvolvimento de competências de direção: a experiência da Escola Nacional de Administração Pública |
title_sort |
desenvolvimento de competências de direção: a experiência da escola nacional de administração pública |
publisher |
Escola Nacional de Administração Pública (Enap) |
publishDate |
2020 |
url |
http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/4773 |
_version_ |
1658901453223231488 |
score |
13.657419 |