Uma proposta didática de resolução de problemas na matemática : escrever para entender, entender para resolver

Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Matemática, 2015.

Main Author: Feitosa, Kleber Xavier
Other Authors: Seimetz, Rui
Format: Dissertação
Language: Português
Published: 2015
Subjects:
Online Access: http://repositorio.unb.br/handle/10482/19024
http://dx.doi.org/10.26512/2015.06.D.19024
Tags: Add Tag
No Tags, Be the first to tag this record!
id ir-10482-19024
recordtype dspace
spelling ir-10482-190242021-08-31T14:11:49Z Uma proposta didática de resolução de problemas na matemática : escrever para entender, entender para resolver Feitosa, Kleber Xavier Seimetz, Rui Matemática - problemas, exercícios, etc Matemática (Ensino médio) Aprendizagem - estudo e ensino (Segundo grau) Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Matemática, 2015. Esse trabalho tem como objetivo principal apresentar uma proposta para resolução de problemas em matemática a partir da concepção de que a formulação do problema pelo aluno pode ajudá-lo a entender e a resolver outros problemas matemáticos que encontrar em sua trajetória acadêmica. Um outro objetivo específico será trabalhar com problemas para que os alunos busquem o conhecimento que será proposto nas aulas seguintes e mostrar que o professor, como orientador de seu aluno na busca do conhecimento e planejando suas ações, a partir do que os estudantes sabem, contribuirá para uma aprendizagem plena e significativa em Matemática. Ao trabalhar com os problemas, os alunos buscarão os conceitos, indagarão sobre suas soluções, acreditarão no próprio potencial, formularão outros problemas e terão uma visão mais profunda dos problemas apresentados nos livros didáticos. Os problemas propostos foram apresentados tendo em vista o método da Aprendizagem Baseada em Problemas que se fundamenta nas teoria de aprendizagem de Dewey, Ausubel, Bruner entre outros. Esta dissertação visa, ainda, motivar as atividades a serem propostas por meio das concepções de resolução de problemas abordadas por pesquisadores de todo o mundo, bem como analisar as possibilidades de melhora no processo ensino e aprendizagem desta disciplina e as possíveis di_culdades encontradas por parte de alunos e professores. Uma sequência didática de atividades propostas neste trabalho foi aplicada em uma escola da SEDF e pôde-se perceber que os alunos envolvidos apresentaram motivação para encontrar situação-problema, elaborar a formulação do mesmo, discutir e escrever e finalmente apresentá-la para a turma. This work aims to present a proposal for solving mathmatics problems from the view that the formulation of the problem by the student can help them to understand and solve mathematics problems and also help them in developing their academic career. Another specific objective is work with problems in a way that students may seek knowledge needed in following classes and so the teacher as supervisor of the students for knowledge and planning their actions, will contribuite to a learningfull and best meaning of the Mathematics. In working through the problems, students will seek the concepts, inquire about their solutions, believe in their own potential, develop other problems and have a deeper understanding of the issues presented in textbooks. The proposed problems were presented in view of the method of Problem-Based Learning which is based on Dewey's learning theory, Ausubel, Bruner and others. This work is also intended to motivate the activities to be proposed through problem-solving concepts addressed by researchers around the world as well as examine the possibilities of improvement in the teaching and learning of this discipline and possible dificulties encountered by both students and teachers. A didactic sequence of activities proposed in this paper was applied in a school SEDF and it could be seen that the students involved had motivation to find the problem situation, prepare the formulation of it, discuss, write and finally present it to the class. 2015-12-23T11:34:49Z 2015-12-23T11:34:49Z 2015-12-23 2015-06-26 Dissertação FEITOSA, Kleber Xavier. Uma proposta didática de resolução de problemas na matemática: escrever para entender, entender para resolver. 2015. 90 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. http://repositorio.unb.br/handle/10482/19024 http://dx.doi.org/10.26512/2015.06.D.19024 Português Acesso Aberto A concessão da licença desta coleção refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. application/pdf
institution REPOSITORIO UNB
collection REPOSITORIO UNB
language Português
topic Matemática - problemas, exercícios, etc
Matemática (Ensino médio)
Aprendizagem - estudo e ensino (Segundo grau)
spellingShingle Matemática - problemas, exercícios, etc
Matemática (Ensino médio)
Aprendizagem - estudo e ensino (Segundo grau)
Feitosa, Kleber Xavier
Uma proposta didática de resolução de problemas na matemática : escrever para entender, entender para resolver
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Matemática, 2015.
author2 Seimetz, Rui
format Dissertação
author Feitosa, Kleber Xavier
author_sort Feitosa, Kleber Xavier
title Uma proposta didática de resolução de problemas na matemática : escrever para entender, entender para resolver
title_short Uma proposta didática de resolução de problemas na matemática : escrever para entender, entender para resolver
title_full Uma proposta didática de resolução de problemas na matemática : escrever para entender, entender para resolver
title_fullStr Uma proposta didática de resolução de problemas na matemática : escrever para entender, entender para resolver
title_full_unstemmed Uma proposta didática de resolução de problemas na matemática : escrever para entender, entender para resolver
title_sort uma proposta didática de resolução de problemas na matemática : escrever para entender, entender para resolver
publishDate 2015
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/19024
http://dx.doi.org/10.26512/2015.06.D.19024
_version_ 1710449593149292544
score 13.657419