Barreiras à comunicação organizacional : um estudo em uma organização pública do governo do Distrito Federal

Pesquisa de clima organizacional realizada em 2011 por consultoria externa especializada no âmbito de uma agência do governo do Distrito Federal apontou a necessidade de elabora-ção de planos de comunicação integrativos que previssem ações de curto, médio e longo prazo, a fim de melhorar a comunicaç...

Full description

Main Authors: Hedler, Helga Cristina, Silva, Rosinete Borges, Alonso, Luiza Beth Nunes, Campos, Rodrigo Pires de, Carmo, Eliane Almeida do
Format: Artigo
Language: Português
Published: Editora Champagnat 2017
Subjects:
Online Access: http://repositorio.unb.br/handle/10482/22676
https://dx.doi.org/10.037/comunicacao.16.040.AO03
Tags: Add Tag
No Tags, Be the first to tag this record!
Summary: Pesquisa de clima organizacional realizada em 2011 por consultoria externa especializada no âmbito de uma agência do governo do Distrito Federal apontou a necessidade de elabora-ção de planos de comunicação integrativos que previssem ações de curto, médio e longo prazo, a fim de melhorar a comunicação interna e externa da organização. Com o apoio em revisão de literatura enfocando gestão do conhecimento, teoria da comunicação e cultura organizacional, realizou-se estudo de natureza qualitativa, mediante grupo focal, envolvendo dez gestores e dez servidores públicos da referida agência, sobre barreiras à comunicação interna entre suas unidades administrativas. À transcrição das falas durante os grupos focais aplicou-se análise de conteúdo categorial temática. Como resultado, observou-se a existência de barreiras à comunicação nos níveis individual e organizacional. As categorias originadas foram i) Dissonância informacional e cognitiva (nível individual); ii) Desintegração informacional (nível organizacional); e iii) Redes pessoais e computacionais (nível individual e organizacional). Conclui-se que a disseminação, criação e compartilhamento de informa-ções dependem não somente da existência de sistemas de informação da organização, mas sobretudo da percepção e dos valores de indivíduos.