Barreiras à comunicação organizacional : um estudo em uma organização pública do governo do Distrito Federal
Pesquisa de clima organizacional realizada em 2011 por consultoria externa especializada no âmbito de uma agência do governo do Distrito Federal apontou a necessidade de elabora-ção de planos de comunicação integrativos que previssem ações de curto, médio e longo prazo, a fim de melhorar a comunicaç...
Main Authors: | Hedler, Helga Cristina, Silva, Rosinete Borges, Alonso, Luiza Beth Nunes, Campos, Rodrigo Pires de, Carmo, Eliane Almeida do |
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Format: | Artigo |
Language: | Português |
Published: |
Editora Champagnat
2017
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Subjects: | |
Online Access: |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/22676 https://dx.doi.org/10.037/comunicacao.16.040.AO03 |
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ir-10482-226762019-11-27T12:45:54Z Barreiras à comunicação organizacional : um estudo em uma organização pública do governo do Distrito Federal Barriers to organizational communication : a study in a public organization of government of Federal District Hedler, Helga Cristina Silva, Rosinete Borges Alonso, Luiza Beth Nunes Campos, Rodrigo Pires de Carmo, Eliane Almeida do Comportamento organizacional Comunicação nas organizações Pesquisa de clima organizacional realizada em 2011 por consultoria externa especializada no âmbito de uma agência do governo do Distrito Federal apontou a necessidade de elabora-ção de planos de comunicação integrativos que previssem ações de curto, médio e longo prazo, a fim de melhorar a comunicação interna e externa da organização. Com o apoio em revisão de literatura enfocando gestão do conhecimento, teoria da comunicação e cultura organizacional, realizou-se estudo de natureza qualitativa, mediante grupo focal, envolvendo dez gestores e dez servidores públicos da referida agência, sobre barreiras à comunicação interna entre suas unidades administrativas. À transcrição das falas durante os grupos focais aplicou-se análise de conteúdo categorial temática. Como resultado, observou-se a existência de barreiras à comunicação nos níveis individual e organizacional. As categorias originadas foram i) Dissonância informacional e cognitiva (nível individual); ii) Desintegração informacional (nível organizacional); e iii) Redes pessoais e computacionais (nível individual e organizacional). Conclui-se que a disseminação, criação e compartilhamento de informa-ções dependem não somente da existência de sistemas de informação da organização, mas sobretudo da percepção e dos valores de indivíduos. An organizational climate survey conducted by an external consultancy at an agency of the Federal District government in 2011 pointed out the need for more integrated communica-tion plans that entailed actions in the short, medium and long terms to improve internal and external communication processes. With the support from a literature review on knowledge management, communication theory and organizational culture, we conducted a qualitative study through focus groups, involving ten top managers and ten civil servants at the referred public agency, on barriers to internal communication between administrative organization units. We have applied thematic content analysis to oral transcripts obtained from focus groups. As a result, one can observe the existence of barriers to communication at the individual and organizational levels. The analytical categories originated from the thematic content analysis were i) Informational and cognitive dissonance (individual); ii) Informational disintegration (organizational level); and iii) Personal and computer networking (individual and organizational level). We conclude that the dissemination, creation and sharing of in-formation at the organization depends not only on the availability of information systems, but, above all, on perceptions and values among individuals. 2017-02-20T14:30:55Z 2017-02-20T14:30:55Z 2015-05 Artigo HEDLER, Helga Cristina et al. Barreiras à comunicação organizacional: um estudo em uma organização pública do governo do Distrito Federal. Revista de Estudos da Comunicação, Curitiba, v. 16, n. 40, p. 165-181, maio/ago. 2015. Disponível em:<http://www2.pucpr.br/reol/pb/index.php/comunicacao?dd1=15764&dd99=view&dd98=pb>. http://repositorio.unb.br/handle/10482/22676 https://dx.doi.org/10.037/comunicacao.16.040.AO03 Português Acesso Aberto Revista de Estudos da Comunicação - Licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Não Adaptada (CC BY 3.0). Fonte: http://www2.pucpr.br/reol/pb/index.php/comunicacao?dd99=issue&dd0=713. Acesso em: 13 jul. 2016. application/pdf Editora Champagnat |
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Comportamento organizacional Comunicação nas organizações |
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Comportamento organizacional Comunicação nas organizações Hedler, Helga Cristina Silva, Rosinete Borges Alonso, Luiza Beth Nunes Campos, Rodrigo Pires de Carmo, Eliane Almeida do Barreiras à comunicação organizacional : um estudo em uma organização pública do governo do Distrito Federal |
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Pesquisa de clima organizacional realizada em 2011 por consultoria externa especializada no âmbito de uma agência do governo do Distrito Federal apontou a necessidade de elabora-ção de planos de comunicação integrativos que previssem ações de curto, médio e longo prazo, a fim de melhorar a comunicação interna e externa da organização. Com o apoio em revisão de literatura enfocando gestão do conhecimento, teoria da comunicação e cultura organizacional, realizou-se estudo de natureza qualitativa, mediante grupo focal, envolvendo dez gestores e dez servidores públicos da referida agência, sobre barreiras à comunicação interna entre suas unidades administrativas. À transcrição das falas durante os grupos focais aplicou-se análise de conteúdo categorial temática. Como resultado, observou-se a existência de barreiras à comunicação nos níveis individual e organizacional. As categorias originadas foram i) Dissonância informacional e cognitiva (nível individual); ii) Desintegração informacional (nível organizacional); e iii) Redes pessoais e computacionais (nível individual e organizacional). Conclui-se que a disseminação, criação e compartilhamento de informa-ções dependem não somente da existência de sistemas de informação da organização, mas sobretudo da percepção e dos valores de indivíduos. |
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