Educação para a competitividade ou para a cidadania social?

O objetivo deste artigo é discutir a abordagem contemporânea dada à educação na sociedade brasileira, sobretudo às idéias de educação como promotora de competitividade e de cidadania social, mostrando, outrossim, como essas concepções de educação se refletem na política educacional brasileira da déc...

Full description

Main Author: SOBRAL, FERNANDA A. DA FONSECA
Format: Artigo
Language: Portuguese
Published: Fundação SEADE 2017
Subjects:
Online Access: http://repositorio.unb.br/handle/10482/25638
Tags: Add Tag
No Tags, Be the first to tag this record!
Summary: O objetivo deste artigo é discutir a abordagem contemporânea dada à educação na sociedade brasileira, sobretudo às idéias de educação como promotora de competitividade e de cidadania social, mostrando, outrossim, como essas concepções de educação se refletem na política educacional brasileira da década de 90 e como estão relacionadas a certas transformações da sociedade brasileira, nas quais se incluem o processo de globalização e a consolidação da democracia.