Educação para a competitividade ou para a cidadania social?

O objetivo deste artigo é discutir a abordagem contemporânea dada à educação na sociedade brasileira, sobretudo às idéias de educação como promotora de competitividade e de cidadania social, mostrando, outrossim, como essas concepções de educação se refletem na política educacional brasileira da déc...

Full description

Main Author: SOBRAL, FERNANDA A. DA FONSECA
Format: Artigo
Language: Portuguese
Published: Fundação SEADE 2017
Subjects:
Online Access: http://repositorio.unb.br/handle/10482/25638
Tags: Add Tag
No Tags, Be the first to tag this record!
id ir-10482-25638
recordtype dspace
spelling ir-10482-256382019-03-28T14:04:02Z Educação para a competitividade ou para a cidadania social? SOBRAL, FERNANDA A. DA FONSECA Educação - Brasil Cidadania Democracia O objetivo deste artigo é discutir a abordagem contemporânea dada à educação na sociedade brasileira, sobretudo às idéias de educação como promotora de competitividade e de cidadania social, mostrando, outrossim, como essas concepções de educação se refletem na política educacional brasileira da década de 90 e como estão relacionadas a certas transformações da sociedade brasileira, nas quais se incluem o processo de globalização e a consolidação da democracia. 2017-12-07T04:32:59Z 2017-12-07T04:32:59Z 2000 Artigo São Paulo Perspec.,v.14,n.1,p.03-11,2000 0102-8839 http://repositorio.unb.br/handle/10482/25638 10.1590/S0102-88392000000100002 pt Acesso Aberto application/pdf Fundação SEADE http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-88392000000100002&lng=en&nrm=iso http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0102-88392000000100002&lng=en&nrm=iso http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_pdf&pid=S0102-88392000000100002&lng=en&nrm=iso
institution REPOSITORIO UNB
collection REPOSITORIO UNB
language Portuguese
topic Educação - Brasil
Cidadania
Democracia
spellingShingle Educação - Brasil
Cidadania
Democracia
SOBRAL, FERNANDA A. DA FONSECA
Educação para a competitividade ou para a cidadania social?
description O objetivo deste artigo é discutir a abordagem contemporânea dada à educação na sociedade brasileira, sobretudo às idéias de educação como promotora de competitividade e de cidadania social, mostrando, outrossim, como essas concepções de educação se refletem na política educacional brasileira da década de 90 e como estão relacionadas a certas transformações da sociedade brasileira, nas quais se incluem o processo de globalização e a consolidação da democracia.
format Artigo
author SOBRAL, FERNANDA A. DA FONSECA
author_sort SOBRAL, FERNANDA A. DA FONSECA
title Educação para a competitividade ou para a cidadania social?
title_short Educação para a competitividade ou para a cidadania social?
title_full Educação para a competitividade ou para a cidadania social?
title_fullStr Educação para a competitividade ou para a cidadania social?
title_full_unstemmed Educação para a competitividade ou para a cidadania social?
title_sort educação para a competitividade ou para a cidadania social?
publisher Fundação SEADE
publishDate 2017
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/25638
_version_ 1641988266478534656
score 13.657419