Instruções e iniqüidade de reforços: efeitos sobre o comportamento competitivo

O presente estudo investigou se a precisão da instrução afetaria os efeitos da iniqüidade de reforços. Trinta estudantes universitários, separados em duplas, escolheram entre trabalhar sozinho ou competir com o parceiro. Na alternativa individual, os pontos foram distribuídos igualmente entre os par...

Full description

Main Authors: Abreu-Rodrigues, Josele, Natalino, Paula Carvalho, Aló, Raquel Moreira
Format: Artigo
Language: Portuguese
Published: Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília 2017
Subjects:
Online Access: http://repositorio.unb.br/handle/10482/25890
https://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722002000100010
Tags: Add Tag
No Tags, Be the first to tag this record!
id ir-10482-25890
recordtype dspace
spelling ir-10482-258902021-05-27T13:55:06Z Instruções e iniqüidade de reforços: efeitos sobre o comportamento competitivo Instructions and inequity between reinforcers: effects spon competitive behavior Abreu-Rodrigues, Josele Natalino, Paula Carvalho Aló, Raquel Moreira Competição Reforço (Psicologia) Comportamento - análise O presente estudo investigou se a precisão da instrução afetaria os efeitos da iniqüidade de reforços. Trinta estudantes universitários, separados em duplas, escolheram entre trabalhar sozinho ou competir com o parceiro. Na alternativa individual, os pontos foram distribuídos igualmente entre os participantes; na alternativa de competição, a distribuição de pontos foi manipulada no decorrer das condições de modo que o Participante 1 ganhava mais pontos que o Participante 2, ou vice-versa. Algumas duplas receberam informação completa sobre a distribuição de pontos (instrução precisa); outras receberam informação indicando que, algumas vezes, um participante receberia mais pontos que o outro (instrução imprecisa); e, as demais, não receberam nenhuma informação (sem instrução). A instrução imprecisa produziu escolha acentuada por competição para ambos participantes, a instrução precisa gerou escolhas sensíveis às manipulações na iniqüidade e, na ausência de instruções, ambos resultados foram observados. Foi concluído que a instrução precisa gerou estratégias mais eficientes de fuga e esquiva da iniqüidade. The present study investigated whether the precision of instructions alter the effects of reinforcement inequity. Thirty university students, separated in dyads, chose between working alone or competing with their partner. During the individual alternative, points were distributed equally between participants; during the competitive alternative, points distribution was manipulated across conditions such that Participant 1 received a greater number of points than Participant 2, and vice-versa. The dyads received complete information on points distribution (precise instruction group), vague information indicating only that sometimes one participant would win more points than the other (imprecise instruction group), or no information about points distribution (no instruction group). Imprecise instruction produced an accentuated choice for competition for both participants while the precise instruction generated choices that changed with manipulations in inequity. In the absence of instructions, both results were observed. It was concluded that precise instruction generated more efficient strategies of escape and avoidance from inequity. 2017-12-07T04:36:28Z 2017-12-07T04:36:28Z 2002-04 Artigo ABREU-RODRIGUES, Josele; NATALINO, Paula Carvalho; ALÓ, Raquel Moreira. Instruções e iniqüidade de reforços: efeitos sobre o comportamento competitivo. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 18, n. 1, p. 83-94, jan./abr. 2002. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722002000100010. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722002000100010&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 12 jan. 2021. http://repositorio.unb.br/handle/10482/25890 https://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722002000100010 pt Acesso Aberto Psicologia: Teoria e Pesquisa - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons (CC BY NC 4.0). Fonte: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722002000100010&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 12 jan. 2021. application/pdf Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília
institution REPOSITORIO UNB
collection REPOSITORIO UNB
language Portuguese
topic Competição
Reforço (Psicologia)
Comportamento - análise
spellingShingle Competição
Reforço (Psicologia)
Comportamento - análise
Abreu-Rodrigues, Josele
Natalino, Paula Carvalho
Aló, Raquel Moreira
Instruções e iniqüidade de reforços: efeitos sobre o comportamento competitivo
description O presente estudo investigou se a precisão da instrução afetaria os efeitos da iniqüidade de reforços. Trinta estudantes universitários, separados em duplas, escolheram entre trabalhar sozinho ou competir com o parceiro. Na alternativa individual, os pontos foram distribuídos igualmente entre os participantes; na alternativa de competição, a distribuição de pontos foi manipulada no decorrer das condições de modo que o Participante 1 ganhava mais pontos que o Participante 2, ou vice-versa. Algumas duplas receberam informação completa sobre a distribuição de pontos (instrução precisa); outras receberam informação indicando que, algumas vezes, um participante receberia mais pontos que o outro (instrução imprecisa); e, as demais, não receberam nenhuma informação (sem instrução). A instrução imprecisa produziu escolha acentuada por competição para ambos participantes, a instrução precisa gerou escolhas sensíveis às manipulações na iniqüidade e, na ausência de instruções, ambos resultados foram observados. Foi concluído que a instrução precisa gerou estratégias mais eficientes de fuga e esquiva da iniqüidade.
format Artigo
author Abreu-Rodrigues, Josele
Natalino, Paula Carvalho
Aló, Raquel Moreira
author_sort Abreu-Rodrigues, Josele
title Instruções e iniqüidade de reforços: efeitos sobre o comportamento competitivo
title_short Instruções e iniqüidade de reforços: efeitos sobre o comportamento competitivo
title_full Instruções e iniqüidade de reforços: efeitos sobre o comportamento competitivo
title_fullStr Instruções e iniqüidade de reforços: efeitos sobre o comportamento competitivo
title_full_unstemmed Instruções e iniqüidade de reforços: efeitos sobre o comportamento competitivo
title_sort instruções e iniqüidade de reforços: efeitos sobre o comportamento competitivo
publisher Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília
publishDate 2017
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/25890
https://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722002000100010
_version_ 1710449636047585280
score 13.657419