Psicologia Escolar em educação infantil : reflexões de uma atuação

O modelo de Educação Infantil tem sido alterado à medida que a criança passa a ser vista como sujeito de educação, com necessidade de atendimento qualificado. O trabalho do psicólogo escolar permeia questões relacionadas ao desenvolvimento integral da criança, abrangendo aspectos cognitivos, afetivo...

Full description

Main Authors: Vokoy, Tatiana, Pedroza, Regina Lúcia Sucupira
Format: Artigo
Language: Portuguese
Published: Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) 2017
Subjects:
Online Access: http://repositorio.unb.br/handle/10482/26513
https://dx.doi.org/10.1590/S1413-85572005000100009
Tags: Add Tag
No Tags, Be the first to tag this record!
id ir-10482-26513
recordtype dspace
spelling ir-10482-265132021-10-01T16:08:38Z Psicologia Escolar em educação infantil : reflexões de uma atuação School psychology in childhood education : professional intervention's reflexions Vokoy, Tatiana Pedroza, Regina Lúcia Sucupira Psicologia escolar Educação de crianças Desenvolvimento infantil O modelo de Educação Infantil tem sido alterado à medida que a criança passa a ser vista como sujeito de educação, com necessidade de atendimento qualificado. O trabalho do psicólogo escolar permeia questões relacionadas ao desenvolvimento integral da criança, abrangendo aspectos cognitivos, afetivos e motores. A pesquisa foi desenvolvida em uma instituição de Educação Infantil de Brasília com objetivo de conhecer a prática educativa e a atuação do psicólogo escolar. Foram realizadas entrevistas com a equipe psicopedagógica e observações de atividades da rotina escolar. Concluímos que o modelo de atuação do psicólogo deve ser fundamentado no paradigma interdisciplinar, contextual e crítico. Este estudo vislumbra novas possibilidades para repensar o processo de construção do papel do psicólogo escolar na Educação Infantil. The model of childhood education has been modified as that the child is seen as the subject of education, who needs qualified attendance. The work of the school psychologist involves questions related to the whole development of the child, including cognitive, affective and motor aspects. The research was developed at an institution of childhood education in Brasilia with the purpose to get to know both educational practices and the work of the school psychologist. Interviews with the pedagogical team and observations of school routine activities have been carried through. We conclude that the model of work of the psychologist must be based on a contextual, critical and interdisciplinary paradigm. This study intends to provide new possibilities to rethink the process of constructing the role of the school psychologist in childhood education. 2017-12-07T04:43:35Z 2017-12-07T04:43:35Z 2005 Artigo VOKOY, Tatiana; PEDROZA, Regina Lúcia Sucupira. Psicologia Escolar em educação infantil: reflexões de uma atuação. Psicologia Escolar e Educacional, Campinas, v. 9, n. 1, p. 95-104, 2005. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-85572005000100009. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pee/a/cJQ5PvMWN36ctqJFvtN4jNK/?lang=pt#. Acesso em: 10 ago. 2021. http://repositorio.unb.br/handle/10482/26513 https://dx.doi.org/10.1590/S1413-85572005000100009 pt Acesso Aberto Psicologia Escolar e Educacional - This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY). Fonte: https://www.scielo.br/j/pee/a/cJQ5PvMWN36ctqJFvtN4jNK/?lang=pt. Acesso em: 10 ago. 2021. application/pdf Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
institution REPOSITORIO UNB
collection REPOSITORIO UNB
language Portuguese
topic Psicologia escolar
Educação de crianças
Desenvolvimento infantil
spellingShingle Psicologia escolar
Educação de crianças
Desenvolvimento infantil
Vokoy, Tatiana
Pedroza, Regina Lúcia Sucupira
Psicologia Escolar em educação infantil : reflexões de uma atuação
description O modelo de Educação Infantil tem sido alterado à medida que a criança passa a ser vista como sujeito de educação, com necessidade de atendimento qualificado. O trabalho do psicólogo escolar permeia questões relacionadas ao desenvolvimento integral da criança, abrangendo aspectos cognitivos, afetivos e motores. A pesquisa foi desenvolvida em uma instituição de Educação Infantil de Brasília com objetivo de conhecer a prática educativa e a atuação do psicólogo escolar. Foram realizadas entrevistas com a equipe psicopedagógica e observações de atividades da rotina escolar. Concluímos que o modelo de atuação do psicólogo deve ser fundamentado no paradigma interdisciplinar, contextual e crítico. Este estudo vislumbra novas possibilidades para repensar o processo de construção do papel do psicólogo escolar na Educação Infantil.
format Artigo
author Vokoy, Tatiana
Pedroza, Regina Lúcia Sucupira
author_sort Vokoy, Tatiana
title Psicologia Escolar em educação infantil : reflexões de uma atuação
title_short Psicologia Escolar em educação infantil : reflexões de uma atuação
title_full Psicologia Escolar em educação infantil : reflexões de uma atuação
title_fullStr Psicologia Escolar em educação infantil : reflexões de uma atuação
title_full_unstemmed Psicologia Escolar em educação infantil : reflexões de uma atuação
title_sort psicologia escolar em educação infantil : reflexões de uma atuação
publisher Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
publishDate 2017
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/26513
https://dx.doi.org/10.1590/S1413-85572005000100009
_version_ 1713692111300198400
score 13.657419