Inclusão escolar de crianças com deficiência múltipla : concepções de pais e professores

O presente trabalho teve como objetivo identificar as concepções dos pais e dos professores de crianças com deficiência múltipla sobre a inclusão escolar e social dessas crianças. Participaram deste estudo 10 famílias (sete casais e três mães) e 10 professoras de crianças deficientes múltiplas, aten...

Full description

Main Authors: Silveira, Flávia Furtado Rainha, Neves, Marisa Maria Brito da Justa
Format: Artigo
Language: Portuguese
Published: Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília 2017
Subjects:
Online Access: http://repositorio.unb.br/handle/10482/26684
https://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722006000100010
Tags: Add Tag
No Tags, Be the first to tag this record!
id ir-10482-26684
recordtype dspace
spelling ir-10482-266842021-06-02T14:38:33Z Inclusão escolar de crianças com deficiência múltipla : concepções de pais e professores Scholar inclusion of multiple deficiency children : parents and teachers conceptions Silveira, Flávia Furtado Rainha Neves, Marisa Maria Brito da Justa Deficiência Pais e professores Inclusão escolar Integração social O presente trabalho teve como objetivo identificar as concepções dos pais e dos professores de crianças com deficiência múltipla sobre a inclusão escolar e social dessas crianças. Participaram deste estudo 10 famílias (sete casais e três mães) e 10 professoras de crianças deficientes múltiplas, atendidas pelo Programa de Atendimento a Deficientes Múltiplos da Secretaria do Estado de Educação do Distrito Federal. Utilizaram-se entrevistas semi-estruturadas com os pais e os professores e observações no ambiente escolar. Os resultados indicaram que os pais percebem a deficiência do filho como algo que acarreta grande sofrimento e que traz comprometimentos sociais, principalmente relacionados ao trabalho. Os pais e os professores acreditam não ser possível a inclusão escolar dessas crianças, por conceberem o desenvolvimento delas como inexistente e por considerarem a escola de ensino regular despreparada para recebê-las. This research aimed at identifying the conceptions of parents and teachers of children with multiple deficiencies, regarding their scholar and social inclusion. Ten families (seven couples and three mothers) as well as 10 teachers of multiple deficiency children participated in this research; these children are attended by the Program of Attendance to Multiple Deficient of the State Secretary of Education of the Federal District - SEDF. Half-structured interviews were made with parents and teachers and also observation of the scholar environment. The results indicated that parents are aware of their children's deficiency as something that brings great suffering and social limitations, specially related to work. Parents and teachers believe that the scholar inclusion of these children is not possible, for conceiving their development as inexistent and for considering the regular teaching school unprepared to receive them. 2017-12-07T04:44:31Z 2017-12-07T04:44:31Z 2006-04 Artigo SILVEIRA, Flávia Furtado; NEVES, Marisa Maria Brito da Justa. Inclusão escolar de crianças com deficiência múltipla: concepções de pais e professores. Psicologia: Teoria e Pesquisa, v. 22, n. 1, p. 79-86, jan./abr. 2006. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-37722006000100010. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0102-37722006000100010. Acesso em: 19 mar. 2021. http://repositorio.unb.br/handle/10482/26684 https://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722006000100010 pt Acesso Aberto Psicologia: Teoria e Pesquisa - This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License (CC BY NC). Fonte: https://www.scielo.br/j/ptp/a/hdjkDh8Zb3ySjdbcPRsMrYL/?lang=pt. Acesso em: 19 mar 2021. application/pdf Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília
institution REPOSITORIO UNB
collection REPOSITORIO UNB
language Portuguese
topic Deficiência
Pais e professores
Inclusão escolar
Integração social
spellingShingle Deficiência
Pais e professores
Inclusão escolar
Integração social
Silveira, Flávia Furtado Rainha
Neves, Marisa Maria Brito da Justa
Inclusão escolar de crianças com deficiência múltipla : concepções de pais e professores
description O presente trabalho teve como objetivo identificar as concepções dos pais e dos professores de crianças com deficiência múltipla sobre a inclusão escolar e social dessas crianças. Participaram deste estudo 10 famílias (sete casais e três mães) e 10 professoras de crianças deficientes múltiplas, atendidas pelo Programa de Atendimento a Deficientes Múltiplos da Secretaria do Estado de Educação do Distrito Federal. Utilizaram-se entrevistas semi-estruturadas com os pais e os professores e observações no ambiente escolar. Os resultados indicaram que os pais percebem a deficiência do filho como algo que acarreta grande sofrimento e que traz comprometimentos sociais, principalmente relacionados ao trabalho. Os pais e os professores acreditam não ser possível a inclusão escolar dessas crianças, por conceberem o desenvolvimento delas como inexistente e por considerarem a escola de ensino regular despreparada para recebê-las.
format Artigo
author Silveira, Flávia Furtado Rainha
Neves, Marisa Maria Brito da Justa
author_sort Silveira, Flávia Furtado Rainha
title Inclusão escolar de crianças com deficiência múltipla : concepções de pais e professores
title_short Inclusão escolar de crianças com deficiência múltipla : concepções de pais e professores
title_full Inclusão escolar de crianças com deficiência múltipla : concepções de pais e professores
title_fullStr Inclusão escolar de crianças com deficiência múltipla : concepções de pais e professores
title_full_unstemmed Inclusão escolar de crianças com deficiência múltipla : concepções de pais e professores
title_sort inclusão escolar de crianças com deficiência múltipla : concepções de pais e professores
publisher Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília
publishDate 2017
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/26684
https://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722006000100010
_version_ 1710449451211948032
score 13.657419