Pensamento e linguagem : a língua de sinais na resolução de problemas

Discute-se a relação pensamento/linguagem e a língua de sinais, num estudo sobre a resolução de problemas matemáticos, do qual participaram surdos entre 18 e 30 anos, alunos de séries iniciais da Educação de Jovens e Adultos de escola pública do Distrito Federal (DF), e desenvolvido em três fases: a...

Full description

Main Authors: Fávero, Maria Helena, Pimenta, Meireluce Leite
Format: Artigo
Language: Portuguese
Published: Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul 2017
Subjects:
Online Access: http://repositorio.unb.br/handle/10482/26703
https://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722006000200008
Tags: Add Tag
No Tags, Be the first to tag this record!
id ir-10482-26703
recordtype dspace
spelling ir-10482-267032021-03-18T19:37:06Z Pensamento e linguagem : a língua de sinais na resolução de problemas Language and thought : the signals language in the problem solving Fávero, Maria Helena Pimenta, Meireluce Leite Pensamento Linguagem Resolução de problemas Surdez Matemática - aprendizagem Língua de sinais Discute-se a relação pensamento/linguagem e a língua de sinais, num estudo sobre a resolução de problemas matemáticos, do qual participaram surdos entre 18 e 30 anos, alunos de séries iniciais da Educação de Jovens e Adultos de escola pública do Distrito Federal (DF), e desenvolvido em três fases: avaliação das competências matemáticas dos sujeitos sobre a lógica do sistema de numeração e sua notação; pesquisa em LIBRAS para as expressões "n a mais que" e "n a menos que" em situação de comparação de conjuntos; investigação da resolução de problemas matemáticos de comparação em duas situações: a resolução individual sem intervenção e com ela. Os resultados sugerem que a dificuldade dos surdos frente a problemas de matemática advém do processo de escolarização que prima pela aquisição de regras de procedimentos de resolução, em detrimento da aquisição conceitual e pelo uso inadequado da LIBRAS como instrumento para a organização de significados semióticos e aquisição de conhecimentos. The relationship between thought/language and sign language is discussed in a study about the resolution of mathematical problems, involving deaf subjects aged between 18 and 30, public school students from the initial grades of the Educational Program for Young Adults and Adults in the Distrito Federal (federal capital of Brazil). The study was developed in three phases: evaluation of the subjects' mathematical competencies, regarding the logic of the numerical system and its notation; research about the expressions that best translated "greater than n" and "fewer than n" in LIBRAS (Brazilian Sign Language) in situations where sets were compared; investigation of mathematical problem solving in two different situations: the subject's resolution of the problems with and without intervention. The results suggest that deaf people's difficulties in relation to mathematical problems are connected to the process of schooling due to its emphasis on the acquisition of solving procedures to the detriment of conceptual acquisition. Yet, the misusage of LIBRAS as a tool that favors the organization of semiotic meanings and knowledge acquisition jeopardizing the construction of deaf people's knowledge in this area. 2017-12-07T04:44:35Z 2017-12-07T04:44:35Z 2006 Artigo FÁVERO, Maria Helena; PIMENTA, Meireluce Leite. Pensamento e linguagem: a língua de sinais na resolução de problemas. Psicologia: Reflexão e Crítica, Porto Alegre, v. 19, n. 2, p. 225-236, 2006. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-79722006000200008. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722006000200008&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 12 jan. 2021. http://repositorio.unb.br/handle/10482/26703 https://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722006000200008 pt Acesso Aberto Psicologia: Reflexão e Crítica - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons (CC BY NC 4.0). Fonte: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722006000200008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em: 12 jan. 2021. application/pdf Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
institution REPOSITORIO UNB
collection REPOSITORIO UNB
language Portuguese
topic Pensamento
Linguagem
Resolução de problemas
Surdez
Matemática - aprendizagem
Língua de sinais
spellingShingle Pensamento
Linguagem
Resolução de problemas
Surdez
Matemática - aprendizagem
Língua de sinais
Fávero, Maria Helena
Pimenta, Meireluce Leite
Pensamento e linguagem : a língua de sinais na resolução de problemas
description Discute-se a relação pensamento/linguagem e a língua de sinais, num estudo sobre a resolução de problemas matemáticos, do qual participaram surdos entre 18 e 30 anos, alunos de séries iniciais da Educação de Jovens e Adultos de escola pública do Distrito Federal (DF), e desenvolvido em três fases: avaliação das competências matemáticas dos sujeitos sobre a lógica do sistema de numeração e sua notação; pesquisa em LIBRAS para as expressões "n a mais que" e "n a menos que" em situação de comparação de conjuntos; investigação da resolução de problemas matemáticos de comparação em duas situações: a resolução individual sem intervenção e com ela. Os resultados sugerem que a dificuldade dos surdos frente a problemas de matemática advém do processo de escolarização que prima pela aquisição de regras de procedimentos de resolução, em detrimento da aquisição conceitual e pelo uso inadequado da LIBRAS como instrumento para a organização de significados semióticos e aquisição de conhecimentos.
format Artigo
author Fávero, Maria Helena
Pimenta, Meireluce Leite
author_sort Fávero, Maria Helena
title Pensamento e linguagem : a língua de sinais na resolução de problemas
title_short Pensamento e linguagem : a língua de sinais na resolução de problemas
title_full Pensamento e linguagem : a língua de sinais na resolução de problemas
title_fullStr Pensamento e linguagem : a língua de sinais na resolução de problemas
title_full_unstemmed Pensamento e linguagem : a língua de sinais na resolução de problemas
title_sort pensamento e linguagem : a língua de sinais na resolução de problemas
publisher Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publishDate 2017
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/26703
https://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722006000200008
_version_ 1695119542388260864
score 13.657419