Pensamento e linguagem : a língua de sinais na resolução de problemas
Discute-se a relação pensamento/linguagem e a língua de sinais, num estudo sobre a resolução de problemas matemáticos, do qual participaram surdos entre 18 e 30 anos, alunos de séries iniciais da Educação de Jovens e Adultos de escola pública do Distrito Federal (DF), e desenvolvido em três fases: a...
Main Authors: | Fávero, Maria Helena, Pimenta, Meireluce Leite |
---|---|
Format: | Artigo |
Language: | Portuguese |
Published: |
Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
2017
|
Subjects: | |
Online Access: |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/26703 https://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722006000200008 |
Tags: |
Add Tag
No Tags, Be the first to tag this record!
|
id |
ir-10482-26703 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
ir-10482-267032021-03-18T19:37:06Z Pensamento e linguagem : a língua de sinais na resolução de problemas Language and thought : the signals language in the problem solving Fávero, Maria Helena Pimenta, Meireluce Leite Pensamento Linguagem Resolução de problemas Surdez Matemática - aprendizagem Língua de sinais Discute-se a relação pensamento/linguagem e a língua de sinais, num estudo sobre a resolução de problemas matemáticos, do qual participaram surdos entre 18 e 30 anos, alunos de séries iniciais da Educação de Jovens e Adultos de escola pública do Distrito Federal (DF), e desenvolvido em três fases: avaliação das competências matemáticas dos sujeitos sobre a lógica do sistema de numeração e sua notação; pesquisa em LIBRAS para as expressões "n a mais que" e "n a menos que" em situação de comparação de conjuntos; investigação da resolução de problemas matemáticos de comparação em duas situações: a resolução individual sem intervenção e com ela. Os resultados sugerem que a dificuldade dos surdos frente a problemas de matemática advém do processo de escolarização que prima pela aquisição de regras de procedimentos de resolução, em detrimento da aquisição conceitual e pelo uso inadequado da LIBRAS como instrumento para a organização de significados semióticos e aquisição de conhecimentos. The relationship between thought/language and sign language is discussed in a study about the resolution of mathematical problems, involving deaf subjects aged between 18 and 30, public school students from the initial grades of the Educational Program for Young Adults and Adults in the Distrito Federal (federal capital of Brazil). The study was developed in three phases: evaluation of the subjects' mathematical competencies, regarding the logic of the numerical system and its notation; research about the expressions that best translated "greater than n" and "fewer than n" in LIBRAS (Brazilian Sign Language) in situations where sets were compared; investigation of mathematical problem solving in two different situations: the subject's resolution of the problems with and without intervention. The results suggest that deaf people's difficulties in relation to mathematical problems are connected to the process of schooling due to its emphasis on the acquisition of solving procedures to the detriment of conceptual acquisition. Yet, the misusage of LIBRAS as a tool that favors the organization of semiotic meanings and knowledge acquisition jeopardizing the construction of deaf people's knowledge in this area. 2017-12-07T04:44:35Z 2017-12-07T04:44:35Z 2006 Artigo FÁVERO, Maria Helena; PIMENTA, Meireluce Leite. Pensamento e linguagem: a língua de sinais na resolução de problemas. Psicologia: Reflexão e Crítica, Porto Alegre, v. 19, n. 2, p. 225-236, 2006. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-79722006000200008. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722006000200008&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 12 jan. 2021. http://repositorio.unb.br/handle/10482/26703 https://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722006000200008 pt Acesso Aberto Psicologia: Reflexão e Crítica - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons (CC BY NC 4.0). Fonte: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722006000200008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em: 12 jan. 2021. application/pdf Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
institution |
REPOSITORIO UNB |
collection |
REPOSITORIO UNB |
language |
Portuguese |
topic |
Pensamento Linguagem Resolução de problemas Surdez Matemática - aprendizagem Língua de sinais |
spellingShingle |
Pensamento Linguagem Resolução de problemas Surdez Matemática - aprendizagem Língua de sinais Fávero, Maria Helena Pimenta, Meireluce Leite Pensamento e linguagem : a língua de sinais na resolução de problemas |
description |
Discute-se a relação pensamento/linguagem e a língua de sinais, num estudo sobre a resolução de problemas matemáticos, do qual participaram surdos entre 18 e 30 anos, alunos de séries iniciais da Educação de Jovens e Adultos de escola pública do Distrito Federal (DF), e desenvolvido em três fases: avaliação das competências matemáticas dos sujeitos sobre a lógica do sistema de numeração e sua notação; pesquisa em LIBRAS para as expressões "n a mais que" e "n a menos que" em situação de comparação de conjuntos; investigação da resolução de problemas matemáticos de comparação em duas situações: a resolução individual sem intervenção e com ela. Os resultados sugerem que a dificuldade dos surdos frente a problemas de matemática advém do processo de escolarização que prima pela aquisição de regras de procedimentos de resolução, em detrimento da aquisição conceitual e pelo uso inadequado da LIBRAS como instrumento para a organização de significados semióticos e aquisição de conhecimentos. |
format |
Artigo |
author |
Fávero, Maria Helena Pimenta, Meireluce Leite |
author_sort |
Fávero, Maria Helena |
title |
Pensamento e linguagem : a língua de sinais na resolução de problemas |
title_short |
Pensamento e linguagem : a língua de sinais na resolução de problemas |
title_full |
Pensamento e linguagem : a língua de sinais na resolução de problemas |
title_fullStr |
Pensamento e linguagem : a língua de sinais na resolução de problemas |
title_full_unstemmed |
Pensamento e linguagem : a língua de sinais na resolução de problemas |
title_sort |
pensamento e linguagem : a língua de sinais na resolução de problemas |
publisher |
Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
publishDate |
2017 |
url |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/26703 https://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722006000200008 |
_version_ |
1695119542388260864 |
score |
13.657419 |