A criatividade do professor: a relação entre o sentido subjetivo da criatividade e a pedagogia de projetos

Buscou-se compreender a relação entre o sentido subjetivo da criatividade do professor e sua prática pedagógica com projetos. Partiu-se da teoria históricocultural da subjetividade desenvolvida por González Rey (1997, 1999, 2001, 2002b, 2004). O método adotado foi o estudo de caso com dois professor...

Full description

Main Authors: Mourão, Renata Fernandes, Martínez, Albertina Mitjáns
Format: Artigo
Language: Portuguese
Published: Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) 2017
Subjects:
Online Access: http://repositorio.unb.br/handle/10482/26760
Tags: Add Tag
No Tags, Be the first to tag this record!
id ir-10482-26760
recordtype dspace
spelling ir-10482-267602019-03-28T14:07:17Z A criatividade do professor: a relação entre o sentido subjetivo da criatividade e a pedagogia de projetos Teacher’s creativity: the relation between the subjective sense of creativity and the project practice Creatividad del profesor: la relación entre sentido subjetivo de la creatividad y pedagogía de proyectos Mourão, Renata Fernandes Martínez, Albertina Mitjáns Criatividade do professor Subjetividade Pedagogia de projetos Teacher‘s creativity Subjective Project teaching practice Creatividad del profesor Subjetividad Pedagogía de proyectos Buscou-se compreender a relação entre o sentido subjetivo da criatividade do professor e sua prática pedagógica com projetos. Partiu-se da teoria históricocultural da subjetividade desenvolvida por González Rey (1997, 1999, 2001, 2002b, 2004). O método adotado foi o estudo de caso com dois professores que trabalham com projetos de estratégia relativos ao ensino-aprendizagem em uma mesma escola. Vários instrumentos foram utilizados: a técnica de completamento de frases, redações, observação direta, análise documental e, principalmente, a entrevista como processo. Como conclusão principal, percebeu-se que se trata de uma relação recursiva. Além disso, a pesquisa demonstrou que os sentidos subjetivos de importantes aspectos contextuais - como o espaço em sala de aula - são mediadores da relação colocada sob foco. Por fim, notou-se que conflitos e contradições vividos na prática com projetos configuram-se como uma situação potencial de desenvolvimento em relação ao sentido subjetivo da criatividade e à própria prática docente. We tried to understand the relation between the teacher’s subjective sense of creativity and the project teaching practice. The historical cultural view of subjectivity provides the theoretical background through the ideas developed by González Rey. We adopted the method of case study, with two teachers that use projects as a teaching and apprenticeship strategy in the same school. Many instruments were used like the technique of completing sentences, text writing, direct observation, document analysis and - the main one - the interview as a process. As the most important conclusion, a recursive relation was found. The research also shows that the subjective sense of the contextual aspects - like the subjective sense of the classroom - is mediating the studied relation. Finally, we noted that conflicts and contradictions experienced in the project practice represent a potential situation for the development of the teacher‘s subjective sense of creativity and the teaching practice itself. Buscamos entender la relación entre el sentido subjetivo de la creatividad del profesor y su práctica pedagógica con proyectos. Se partió de la teoría histórico-cultural de la subjetividad, desarrollada por González Rey (1997, 1999, 2001, 2002b, 2004). El método adoptado fue el estudio de caso; con dos profesores que trabajan con proyectos como estrategia de enseñanza-aprendizaje en la misma escuela. Se utilizaron varios instrumentos: la técnica de completar frases, redacciones, observación directa, análisis documental y, principalmente, la entrevista como proceso. Como conclusión principal, se percibió que se trata de una relación recursiva. Además de eso, la investigación demostró que los sentidos subjetivos de importantes aspectos contextuales - como del espacio de sala de aula - son mediadores de la relación colocada sobre foco. Finalmente; se ha notado que conflictos y contradicciones vividos en la práctica con proyectos se configuran como una situación potencial de desarrollo, en relación al sentido subjetivo de la creatividad y a la propia práctica docente. 2017-12-07T04:45:46Z 2017-12-07T04:45:46Z 2006 Artigo Psicol. Esc. Educ. (Impr.),v.10,n.2,p.263-272,2006 1413-8557 http://repositorio.unb.br/handle/10482/26760 10.1590/S1413-85572006000200009 pt Acesso Aberto application/pdf Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572006000200009&lng=en&nrm=iso http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1413-85572006000200009&lng=en&nrm=iso http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_pdf&pid=S1413-85572006000200009&lng=en&nrm=iso
institution REPOSITORIO UNB
collection REPOSITORIO UNB
language Portuguese
topic Criatividade do professor
Subjetividade
Pedagogia de projetos
Teacher‘s creativity
Subjective
Project teaching practice
Creatividad del profesor
Subjetividad
Pedagogía de proyectos
spellingShingle Criatividade do professor
Subjetividade
Pedagogia de projetos
Teacher‘s creativity
Subjective
Project teaching practice
Creatividad del profesor
Subjetividad
Pedagogía de proyectos
Mourão, Renata Fernandes
Martínez, Albertina Mitjáns
A criatividade do professor: a relação entre o sentido subjetivo da criatividade e a pedagogia de projetos
description Buscou-se compreender a relação entre o sentido subjetivo da criatividade do professor e sua prática pedagógica com projetos. Partiu-se da teoria históricocultural da subjetividade desenvolvida por González Rey (1997, 1999, 2001, 2002b, 2004). O método adotado foi o estudo de caso com dois professores que trabalham com projetos de estratégia relativos ao ensino-aprendizagem em uma mesma escola. Vários instrumentos foram utilizados: a técnica de completamento de frases, redações, observação direta, análise documental e, principalmente, a entrevista como processo. Como conclusão principal, percebeu-se que se trata de uma relação recursiva. Além disso, a pesquisa demonstrou que os sentidos subjetivos de importantes aspectos contextuais - como o espaço em sala de aula - são mediadores da relação colocada sob foco. Por fim, notou-se que conflitos e contradições vividos na prática com projetos configuram-se como uma situação potencial de desenvolvimento em relação ao sentido subjetivo da criatividade e à própria prática docente.
format Artigo
author Mourão, Renata Fernandes
Martínez, Albertina Mitjáns
author_sort Mourão, Renata Fernandes
title A criatividade do professor: a relação entre o sentido subjetivo da criatividade e a pedagogia de projetos
title_short A criatividade do professor: a relação entre o sentido subjetivo da criatividade e a pedagogia de projetos
title_full A criatividade do professor: a relação entre o sentido subjetivo da criatividade e a pedagogia de projetos
title_fullStr A criatividade do professor: a relação entre o sentido subjetivo da criatividade e a pedagogia de projetos
title_full_unstemmed A criatividade do professor: a relação entre o sentido subjetivo da criatividade e a pedagogia de projetos
title_sort criatividade do professor: a relação entre o sentido subjetivo da criatividade e a pedagogia de projetos
publisher Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
publishDate 2017
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/26760
_version_ 1641988522542891008
score 13.657419