Gestão de desempenho por competências: integrando a gestão por competências, o balanced scorecard e a avaliação 360 graus
Este artigo avalia a percepção de funcionários do Banco do Brasil acerca do novo modelo de gestão de desempenho adotado pela empresa. A pesquisa, de caráter descritivo e exploratório, utilizou-se de questionário semi-estruturado para coleta de dados quantitativos e qualitativos. A amostra foi consti...
Main Authors: | Brandão, Hugo Pena, Zimmer, Marco Vinício, Pereira, Carolina Guarçoni, Marques, Fernanda, Costa, Helder Viana, Carbone, Pedro Paulo, Almada, Valéria Ferreira de |
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Format: | Artigo |
Language: | Portuguese |
Published: |
Fundação Getulio Vargas
2017
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Subjects: | |
Online Access: |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/27152 |
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Summary: |
Este artigo avalia a percepção de funcionários do Banco do Brasil acerca do novo modelo de gestão de desempenho adotado pela empresa. A pesquisa, de caráter descritivo e exploratório, utilizou-se de questionário semi-estruturado para coleta de dados quantitativos e qualitativos. A amostra foi constituída por 532 funcionários de nove unidades do banco, nas quais o modelo foi implementado para fins de validação. Foram realizadas análises descritivas, de variância e fatorial entre as variáveis componentes do estudo, e análise de conteúdo dos dados qualitativos. Os resultados indicam ser muito positiva a percepção dos sujeitos da pesquisa. O novo instrumento foi considerado mais eficaz, democrático e participativo, conseguindo integrar pressupostos de modelos e instrumentos de gestão referenciados pela literatura como modernos e eficazes, como a gestão por competências, o balanced scorecard e a avaliação 360 graus. Para finalizar, são apresentadas recomendações práticas e sugestões para realização de pesquisas futuras. |
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