O corpo que brinca: recursos simbólicos na brincadeira de crianças surdas

Com base nos pressupostos da perspectiva histórico-cultural do desenvolvimento humano, em especial nas contribuições de Lev Seminovich Vigotski, o presente estudo coloca em discussão os modos pelos quais crianças surdas em idade pré-escolar utilizam recursos linguísticos na configuração de papéis si...

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Main Authors: Souza, Flavia Faissal de, Silva, Daniele Nunes Henrique
Format: Artigo
Language: Portuguese
Published: Departamento de Psicologia - Universidade Estadual de Maringá 2017
Subjects:
Online Access: http://repositorio.unb.br/handle/10482/27817
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spelling ir-10482-278172019-03-28T14:02:20Z O corpo que brinca: recursos simbólicos na brincadeira de crianças surdas The body plays: symbolic resources in deaf children make-believe El cuerpo juega: recursos simbólicos y actividad imaginaria de sordos Souza, Flavia Faissal de Silva, Daniele Nunes Henrique Surdez brincadeira língua de sinais Deafness child play sign language Sordez juego lenguaje por señas Com base nos pressupostos da perspectiva histórico-cultural do desenvolvimento humano, em especial nas contribuições de Lev Seminovich Vigotski, o presente estudo coloca em discussão os modos pelos quais crianças surdas em idade pré-escolar utilizam recursos linguísticos na configuração de papéis simbólicos negociados no faz-de-conta. O trabalho tem como material empírico dois episódios investigativos coletados em videogravações realizadas em uma brinquedoteca com crianças na idade pré-escolar. Na transcrição, a análise dos dados destaca a apropriação de papéis simbólicos, em que palavras (LIBRAS) e corpo (gestos) se articulam para atribuir sentido à atividade lúdica. Na coreografia da brincadeira, as crianças surdas explicitam quem são e qual é o tema encenado, pela determinação e nomeação de papéis e das regras sociais representadas. Conclui-se, conceitualmente, que o corpo é um componente linguístico fundamental na constituição dos sentidos e dos significados produzidos na atividade lúdica, promovendo possibilidades de expressão subjetiva da criança que brinca. Based on the assumptions of historical-cultural perspective of human development, especially Lev Seminovich Vigotski contributions, this paper debates the usages of language resources by preschool aged deaf children in the configuration of symbolic roles exchanged on play. Two investigative episodes recorded on video in a toy-library were used as empirical material. The analysis highlights the process of appropriation of symbolic roles, in which words (LIBRAS) and body (gestures) articulate themselves in order to give meaning to make-believe. In this sense, it is in the play choreography that deaf children make explicit who they are and explain what issue is being played, by setting the roles and the social rules that they will play. As a conceptual conclusion, one may say that body is a fundamental linguistic component in the constitution of senses and meanings produced in playful activity, promoting possibilities of subjective expression to the child who plays. Basándonos en los presupuestos de la perspectiva histórico-cultural, este estudio discute los modos mediante los cuales los niños sordos utilizan recursos linguísticos en la configuración de los papeles simbólicos negociados durante un juego compartido. El trabajo tiene como material empírico dos episodios de juego observados y registrados en video en una ludoteca. El análisis de las sesiones pone de manifiesto el proceso de apropiación de las funciones simbólicas por parte de los niños, en el cuál las palabras (LIBRAS) y el cuerpo (gestos) se articulan con el fin de dar sentido a la fantasía. Mediante la interpretación corporal en el juego los niños sordos hacen explícito quiénes son y explican qué tema se está reproduciendo. Como conclusión, exponemos que el cuerpo es un componente linguístico fundamental en la constitución de sentidos y significados que se producen en la actividad lúdica, generando posibilidades de expresión para el niño sordo que juega. 2017-12-07T04:54:11Z 2017-12-07T04:54:11Z 2010 Artigo Psicol. estud.,v.15,n.4,p.705-712,2010 1413-7372 http://repositorio.unb.br/handle/10482/27817 10.1590/S1413-73722010000400006 pt Acesso Aberto application/pdf Departamento de Psicologia - Universidade Estadual de Maringá http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722010000400006&lng=en&nrm=iso http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1413-73722010000400006&lng=en&nrm=iso http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_pdf&pid=S1413-73722010000400006&lng=en&nrm=iso
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Souza, Flavia Faissal de
Silva, Daniele Nunes Henrique
O corpo que brinca: recursos simbólicos na brincadeira de crianças surdas
description Com base nos pressupostos da perspectiva histórico-cultural do desenvolvimento humano, em especial nas contribuições de Lev Seminovich Vigotski, o presente estudo coloca em discussão os modos pelos quais crianças surdas em idade pré-escolar utilizam recursos linguísticos na configuração de papéis simbólicos negociados no faz-de-conta. O trabalho tem como material empírico dois episódios investigativos coletados em videogravações realizadas em uma brinquedoteca com crianças na idade pré-escolar. Na transcrição, a análise dos dados destaca a apropriação de papéis simbólicos, em que palavras (LIBRAS) e corpo (gestos) se articulam para atribuir sentido à atividade lúdica. Na coreografia da brincadeira, as crianças surdas explicitam quem são e qual é o tema encenado, pela determinação e nomeação de papéis e das regras sociais representadas. Conclui-se, conceitualmente, que o corpo é um componente linguístico fundamental na constituição dos sentidos e dos significados produzidos na atividade lúdica, promovendo possibilidades de expressão subjetiva da criança que brinca.
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