Efeitos de variáveis individuais e contextuais sobre desempenho individual no trabalho
O presente trabalho objetivou testar empiricamente um modelo teórico multinível de predição de desempenho individual no trabalho. As variáveis antecedentes investigadas, isoladas ou em interação, corresponderam à idade, gênero, cargo, grau de escolaridade, tempo de serviço e percepção de suporte à a...
Main Authors: | Coelho Junior, Francisco Antonio, Borges-Andrade, Jairo Eduardo |
---|---|
Format: | Artigo |
Language: | Portuguese |
Published: |
Programa de Pós-graduação em Psicologia e do Programa de Pós-graduação em Psicobiologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte
2017
|
Subjects: | |
Online Access: |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/28147 https://dx.doi.org/10.1590/S1413-294X2011000200001 |
Tags: |
Add Tag
No Tags, Be the first to tag this record!
|
id |
ir-10482-28147 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
ir-10482-281472021-12-07T02:34:08Z Efeitos de variáveis individuais e contextuais sobre desempenho individual no trabalho Effects of individuals and contextual variables on individual performance at work Coelho Junior, Francisco Antonio Borges-Andrade, Jairo Eduardo Traballho Desempenho Satisfação no trabalho Suporte à aprendizagem O presente trabalho objetivou testar empiricamente um modelo teórico multinível de predição de desempenho individual no trabalho. As variáveis antecedentes investigadas, isoladas ou em interação, corresponderam à idade, gênero, cargo, grau de escolaridade, tempo de serviço e percepção de suporte à aprendizagem, medidas no nível individual e de contexto, e satisfação no trabalho, de nível individual. A pesquisa foi realizada em uma empresa pública, do ramo de pesquisas agropecuária e atuação nacional. A amostra (N = 808) contou com funcionários distribuídos em 45 unidades centralizadas e descentralizadas da empresa pelo Brasil. A coleta de dados foi realizada à distância, via e-mail. Os resultados multiníveis corroboraram o modelo teórico de pesquisa hipotetizado e evidenciaram que a variância de desempenho foi explicada por distintos preditores de nível individual e de contexto, isoladamente ou em interação. This paper aims to empirically test a theoretical multilevel model for the prediction of individual performance at work. Antecedent variables, isolated or in interaction, were age, gender, function, scholarity, period of function and perception of learning support, in the individual and contextual levels, and satisfaction at work, an individual variable. This study was accomplished in a public corporation which deals with agricultural research in a national scope. The participants (N = 808) were distribute in 45 central and noncentral units for the Brazil. Data collection was done online, by e-mail. The multilevel results confirm the hypothetic theoretical model and make evident that the performance's variance were predicted by different individuals and context variables, isolated or in interaction. 2017-12-07T04:56:46Z 2017-12-07T04:56:46Z 2011-08 Artigo COELHO JUNIOR, Francisco Antonio; BORGES-ANDRADE, Jairo Eduardo. Efeitos de variáveis individuais e contextuais sobre desempenho individual no trabalho. Estudos de Psicologia (Natal), v. 16, n. 2, p. 111-120, maio/ago. 2011. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-294X2011000200001. Disponível em: https://www.scielo.br/j/epsic/a/7WxgvLzFMLs4vGccWC9TGxD/?lang=pt#. Acesso em: 10 set. 2021. http://repositorio.unb.br/handle/10482/28147 https://dx.doi.org/10.1590/S1413-294X2011000200001 pt Acesso Aberto Estudos de Psicologia (Natal) - This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License (CC BY NC). Fonte: https://www.scielo.br/j/epsic/a/7WxgvLzFMLs4vGccWC9TGxD/?lang=pt#. Acesso em: 10 set. 2021. application/pdf Programa de Pós-graduação em Psicologia e do Programa de Pós-graduação em Psicobiologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
institution |
REPOSITORIO UNB |
collection |
REPOSITORIO UNB |
language |
Portuguese |
topic |
Traballho Desempenho Satisfação no trabalho Suporte à aprendizagem |
spellingShingle |
Traballho Desempenho Satisfação no trabalho Suporte à aprendizagem Coelho Junior, Francisco Antonio Borges-Andrade, Jairo Eduardo Efeitos de variáveis individuais e contextuais sobre desempenho individual no trabalho |
description |
O presente trabalho objetivou testar empiricamente um modelo teórico multinível de predição de desempenho individual no trabalho. As variáveis antecedentes investigadas, isoladas ou em interação, corresponderam à idade, gênero, cargo, grau de escolaridade, tempo de serviço e percepção de suporte à aprendizagem, medidas no nível individual e de contexto, e satisfação no trabalho, de nível individual. A pesquisa foi realizada em uma empresa pública, do ramo de pesquisas agropecuária e atuação nacional. A amostra (N = 808) contou com funcionários distribuídos em 45 unidades centralizadas e descentralizadas da empresa pelo Brasil. A coleta de dados foi realizada à distância, via e-mail. Os resultados multiníveis corroboraram o modelo teórico de pesquisa hipotetizado e evidenciaram que a variância de desempenho foi explicada por distintos preditores de nível individual e de contexto, isoladamente ou em interação. |
format |
Artigo |
author |
Coelho Junior, Francisco Antonio Borges-Andrade, Jairo Eduardo |
author_sort |
Coelho Junior, Francisco Antonio |
title |
Efeitos de variáveis individuais e contextuais sobre desempenho individual no trabalho |
title_short |
Efeitos de variáveis individuais e contextuais sobre desempenho individual no trabalho |
title_full |
Efeitos de variáveis individuais e contextuais sobre desempenho individual no trabalho |
title_fullStr |
Efeitos de variáveis individuais e contextuais sobre desempenho individual no trabalho |
title_full_unstemmed |
Efeitos de variáveis individuais e contextuais sobre desempenho individual no trabalho |
title_sort |
efeitos de variáveis individuais e contextuais sobre desempenho individual no trabalho |
publisher |
Programa de Pós-graduação em Psicologia e do Programa de Pós-graduação em Psicobiologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
publishDate |
2017 |
url |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/28147 https://dx.doi.org/10.1590/S1413-294X2011000200001 |
_version_ |
1721216628642807808 |
score |
13.657419 |