O brincar na escola : a relação entre o lúdico e a mídia no universo infantil
A mídia tem se afirmado como um forte componente da realidade na sociedade contemporânea. Há, nesse sentido, um crescente interesse na análise de como as mensagens dos discursos midiáticos estariam presentes no universo infantil. O objetivo do presente estudo foi o de averiguar e analisar a presença...
Main Authors: | Siqueira, Isabelle Borges, Wiggers, Ingrid Dittrich, Souza, Valéria Pereira de |
---|---|
Format: | Artigo |
Language: | Portuguese |
Published: |
Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte
2017
|
Subjects: | |
Online Access: |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/28368 https://dx.doi.org/10.1590/S0101-32892012000200005 |
Tags: |
Add Tag
No Tags, Be the first to tag this record!
|
Summary: |
A mídia tem se afirmado como um forte componente da realidade na sociedade contemporânea. Há, nesse sentido, um crescente interesse na análise de como as mensagens dos discursos midiáticos estariam presentes no universo infantil. O objetivo do presente estudo foi o de averiguar e analisar a presença da mídia no ambiente escolar, por meio da cultura corporal de movimento infantil. Utilizou-se metodologicamente a observação participante em uma instituição de educação infantil de Brasília (DF). Como resultado principal, constatou-se que há uma apropriação cultural da mídia pelas crianças em seus momentos lúdicos e em suas relações sociais, refletidas nos jogos simbólicos. |
---|