O brincar na escola : a relação entre o lúdico e a mídia no universo infantil

A mídia tem se afirmado como um forte componente da realidade na sociedade contemporânea. Há, nesse sentido, um crescente interesse na análise de como as mensagens dos discursos midiáticos estariam presentes no universo infantil. O objetivo do presente estudo foi o de averiguar e analisar a presença...

Full description

Main Authors: Siqueira, Isabelle Borges, Wiggers, Ingrid Dittrich, Souza, Valéria Pereira de
Format: Artigo
Language: Portuguese
Published: Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte 2017
Subjects:
Online Access: http://repositorio.unb.br/handle/10482/28368
https://dx.doi.org/10.1590/S0101-32892012000200005
Tags: Add Tag
No Tags, Be the first to tag this record!
id ir-10482-28368
recordtype dspace
spelling ir-10482-283682020-10-29T20:40:52Z O brincar na escola : a relação entre o lúdico e a mídia no universo infantil Playing at school : relation between leisure and media in children's universe El juego en la escuela : la relación entre el lúdico y la midea en el universo infantil Siqueira, Isabelle Borges Wiggers, Ingrid Dittrich Souza, Valéria Pereira de Brincadeiras - educação Infância Jogos Mídia A mídia tem se afirmado como um forte componente da realidade na sociedade contemporânea. Há, nesse sentido, um crescente interesse na análise de como as mensagens dos discursos midiáticos estariam presentes no universo infantil. O objetivo do presente estudo foi o de averiguar e analisar a presença da mídia no ambiente escolar, por meio da cultura corporal de movimento infantil. Utilizou-se metodologicamente a observação participante em uma instituição de educação infantil de Brasília (DF). Como resultado principal, constatou-se que há uma apropriação cultural da mídia pelas crianças em seus momentos lúdicos e em suas relações sociais, refletidas nos jogos simbólicos. Media has established itself as a strong component of the reality in contemporary society. In this sense, there is a growing interest in the analysis of how media issues influences children's universe. From this perspective, this study aims to investigate and analyze the presence of the media at school by observing the body behavior in children s movements. An interactive observation at a public children school in Brasilia was methodologically used. As a result, it was found that there is a cultural interaction of media by children in their leisure moments and in their social relationship, which is reflected in symbolic games. La midea se ha establecido como un fuerte componente de la realidad de la sociedad contemporánea. Hay, en consecuencia, un creciente interés en analizar como los medios de comunicación son temas que influyen en el universo infantil. Sob este punto de vista, el objetivo de este estudio es investigar y analizar la presencia mediática en el entorno escolar a través de la cultura corporal del movimiento en los niños. Ocurrió en la metodologia una observación participante en uma escuela pública de educación infantil de Brasilia-DF. Como resultado, se constató que existe una apropiación de la midea por los niños en sus momentos lúdicos y en sus relaciones sociales, que se refleja en los juegos simbólicos. 2017-12-07T04:58:50Z 2017-12-07T04:58:50Z 2012-06 Artigo SIQUEIRA, Isabelle Borges; WIGGERS, Ingrid Dittrich; SOUZA, Valéria Pereira de. O brincar na escola: a relação entre o lúdico e a mídia no universo infantil. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Porto Alegre, v. 34, n. 2, p. 313-326, abr./jun. 2012. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0101-32892012000200005. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892012000200005&lng=pt&nrm=iso&tlng=en. Acesso em: 12 out. 2020. http://repositorio.unb.br/handle/10482/28368 https://dx.doi.org/10.1590/S0101-32892012000200005 pt Acesso Aberto Revista Brasileira de Ciências do Esporte - (CC BY-NC-ND) -Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons. Fonte: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892012000200005&lng=pt&nrm=iso&tlng=en. Acesso em: 12 out. 2020. application/pdf Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte
institution REPOSITORIO UNB
collection REPOSITORIO UNB
language Portuguese
topic Brincadeiras - educação
Infância
Jogos
Mídia
spellingShingle Brincadeiras - educação
Infância
Jogos
Mídia
Siqueira, Isabelle Borges
Wiggers, Ingrid Dittrich
Souza, Valéria Pereira de
O brincar na escola : a relação entre o lúdico e a mídia no universo infantil
description A mídia tem se afirmado como um forte componente da realidade na sociedade contemporânea. Há, nesse sentido, um crescente interesse na análise de como as mensagens dos discursos midiáticos estariam presentes no universo infantil. O objetivo do presente estudo foi o de averiguar e analisar a presença da mídia no ambiente escolar, por meio da cultura corporal de movimento infantil. Utilizou-se metodologicamente a observação participante em uma instituição de educação infantil de Brasília (DF). Como resultado principal, constatou-se que há uma apropriação cultural da mídia pelas crianças em seus momentos lúdicos e em suas relações sociais, refletidas nos jogos simbólicos.
format Artigo
author Siqueira, Isabelle Borges
Wiggers, Ingrid Dittrich
Souza, Valéria Pereira de
author_sort Siqueira, Isabelle Borges
title O brincar na escola : a relação entre o lúdico e a mídia no universo infantil
title_short O brincar na escola : a relação entre o lúdico e a mídia no universo infantil
title_full O brincar na escola : a relação entre o lúdico e a mídia no universo infantil
title_fullStr O brincar na escola : a relação entre o lúdico e a mídia no universo infantil
title_full_unstemmed O brincar na escola : a relação entre o lúdico e a mídia no universo infantil
title_sort o brincar na escola : a relação entre o lúdico e a mídia no universo infantil
publisher Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte
publishDate 2017
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/28368
https://dx.doi.org/10.1590/S0101-32892012000200005
_version_ 1682348207308275712
score 13.657419