Política de formação de professores para a educação básica: a questão da igualdade

O objetivo deste artigo é analisar o programa Parfor Presencial, tendo como foco observar sua capacidade de reduzir desigualdades regionais e propiciar equidade no acesso de professores da educação básica à formação em serviço. É utilizada uma abordagem teórica do campo das políticas públicas para t...

Full description

Main Author: Souza, Valdinei Costa
Format: Artigo
Language: Portuguese
Published: ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação 2017
Subjects:
Online Access: http://repositorio.unb.br/handle/10482/29305
https://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782014000800006
Tags: Add Tag
No Tags, Be the first to tag this record!
id ir-10482-29305
recordtype dspace
spelling ir-10482-293052019-11-04T15:43:01Z Política de formação de professores para a educação básica: a questão da igualdade Teacher education policy for basic education: the equality issue La política de formación de maestros para la educación básica: la cuestión de la igualdad Souza, Valdinei Costa Professores - formação Política pública O objetivo deste artigo é analisar o programa Parfor Presencial, tendo como foco observar sua capacidade de reduzir desigualdades regionais e propiciar equidade no acesso de professores da educação básica à formação em serviço. É utilizada uma abordagem teórica do campo das políticas públicas para tratar o tema, analisando a relação do Parfor Presencial com outros programas integrantes da política de formação de professores, a configuração dos direitos e benefícios concedidos pelo programa, bem como a sua abrangência e gestão. O artigo conclui destacando a discrepância entre a necessidade de formação de professores e a oferta real de vagas pelo Parfor Presencial, como também a dificuldade de os professores aprendizes permanecerem nos cursos de formação. The aim of this paper is to analyze the Parfor Presencial, focusing its possibility to reduce regional inequalities and to provide equal access to in-service training for teachers at basic education in Brazil. It uses public policies theory to analyze the issue of teacher training in the country, the relationship of the Parfor Presencial with other programs of the national policy for teacher training and its scope of the rights and benefits offers to beneficiates, as well the program management. In conclusion, present the discrepancy between the need for teacher training and the real training offer for the Parfor Presencial, as well as the difficulties of teacher-learners in remain at training. El objetivo de este trabajo es analizar el Parfor Presencial, observando su capacidad para reducir las desigualdades regionales y ofrecer un acceso equitativo a la formación en el servicio para los maestros de la educación básica. Utiliza la construcción teórica de las políticas públicas para abordar el tema, analizando la relación entre el Parfor Presencial con otros programas de la política nacional de formación del profesorado, la configuración de los derechos y beneficios del Parfor Presencial, así como el alcance y la gestión del Programa. Se concluye destacando la discrepancia entre la necesidad de formación del profesorado y la oferta real de cursos por el Parfor Presencial, así como las dificultades de los maestros-alumnos en permanecer en proceso de formación. 2017-12-07T05:07:34Z 2017-12-07T05:07:34Z 2014 Artigo SOUZA, Valdinei Costa. Política de formação de professores para a educação básica: a questão da igualdade. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 19, n. 58, p. 629-653, set. 2014 . DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782014000800006. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782014000800006&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 03 nov. 2019. http://repositorio.unb.br/handle/10482/29305 https://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782014000800006 pt Acesso Aberto Revista Brasileira de Educação - (CC BY NC) - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons. Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782014000800006&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 03 nov. 2019. application/pdf ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
institution REPOSITORIO UNB
collection REPOSITORIO UNB
language Portuguese
topic Professores - formação
Política pública
spellingShingle Professores - formação
Política pública
Souza, Valdinei Costa
Política de formação de professores para a educação básica: a questão da igualdade
description O objetivo deste artigo é analisar o programa Parfor Presencial, tendo como foco observar sua capacidade de reduzir desigualdades regionais e propiciar equidade no acesso de professores da educação básica à formação em serviço. É utilizada uma abordagem teórica do campo das políticas públicas para tratar o tema, analisando a relação do Parfor Presencial com outros programas integrantes da política de formação de professores, a configuração dos direitos e benefícios concedidos pelo programa, bem como a sua abrangência e gestão. O artigo conclui destacando a discrepância entre a necessidade de formação de professores e a oferta real de vagas pelo Parfor Presencial, como também a dificuldade de os professores aprendizes permanecerem nos cursos de formação.
format Artigo
author Souza, Valdinei Costa
author_sort Souza, Valdinei Costa
title Política de formação de professores para a educação básica: a questão da igualdade
title_short Política de formação de professores para a educação básica: a questão da igualdade
title_full Política de formação de professores para a educação básica: a questão da igualdade
title_fullStr Política de formação de professores para a educação básica: a questão da igualdade
title_full_unstemmed Política de formação de professores para a educação básica: a questão da igualdade
title_sort política de formação de professores para a educação básica: a questão da igualdade
publisher ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
publishDate 2017
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/29305
https://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782014000800006
_version_ 1672206080973733888
score 13.657419