Mulheres negras, religiosidades e protagonismos no cinema brasileiro

Este artigo busca identificar ressonâncias entre o papel central do feminino nas religiões afro-brasileiras e as construções imaginárias sobre "mães de santo" no cinema brasileiro, por meio dos filmes Pureza Proibida (Alfredo Sternheim, 1974) e Besouro (João Daniel Tikhomiroff, 2009). A pa...

Full description

Main Authors: Montoro, Tânia Siqueira, Ferreira, Ceiça
Format: Artigo
Language: Portuguese
Published: Programa de Estudos Pós-graduados em Comunicação e Semiótica - PUC-SP 2017
Subjects:
Online Access: http://repositorio.unb.br/handle/10482/29438
https://dx.doi.org/10.1590/1982-25542014116147
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Summary: Este artigo busca identificar ressonâncias entre o papel central do feminino nas religiões afro-brasileiras e as construções imaginárias sobre "mães de santo" no cinema brasileiro, por meio dos filmes Pureza Proibida (Alfredo Sternheim, 1974) e Besouro (João Daniel Tikhomiroff, 2009). A partir dos estudos culturais, da crítica feminista e da teoria do cinema, propõe-se discutir o cruzamento das identidades de gênero e raça e observar formas de visibilidade e múltiplas configurações do feminino negro nessas narrativas audiovisuais.