Desenvolvimento do self dialógico nos primeiros anos de vida : teoria e pesquisas

O presente artigo discute algumas das pesquisas recentes sobre o desenvolvimento do Self dialógico nos primeiros anos de vida. Revisamos os estudos publicados que tinham como fundamento teórico a emergência do Self. Identificamos que existe um rápido crescimento de pesquisas com bebês, contudo, pesq...

Full description

Main Authors: Moreno, Mónica Roncancio, Branco, Angela Uchoa
Format: Artigo
Language: Portuguese
Published: Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília 2017
Subjects:
Online Access: http://repositorio.unb.br/handle/10482/29616
http://dx.doi.org/10.1590/0102-37722015042284425434
Tags: Add Tag
No Tags, Be the first to tag this record!
Summary: O presente artigo discute algumas das pesquisas recentes sobre o desenvolvimento do Self dialógico nos primeiros anos de vida. Revisamos os estudos publicados que tinham como fundamento teórico a emergência do Self. Identificamos que existe um rápido crescimento de pesquisas com bebês, contudo, pesquisas em fases iniciais de alfabetização são praticamente ausentes, a lacuna mais significativa se estende dos 4 aos 6 anos. Encontramos, ainda, que o modelo adulto da Teoria do Self Dialógico tenta ser adaptado para crianças, mas esse modelo precisa de transformações para dar conta dos processos de desenvolvimento do Self. Concluímos que, para a realização de pesquisas com crianças, seja incluída a análise microgenética de interações sociais das crianças em contextos específicos, com vistas ao estudo da emergência de seus processos de desenvolvimento.