Desenvolvimento do self dialógico nos primeiros anos de vida : teoria e pesquisas
O presente artigo discute algumas das pesquisas recentes sobre o desenvolvimento do Self dialógico nos primeiros anos de vida. Revisamos os estudos publicados que tinham como fundamento teórico a emergência do Self. Identificamos que existe um rápido crescimento de pesquisas com bebês, contudo, pesq...
Main Authors: | Moreno, Mónica Roncancio, Branco, Angela Uchoa |
---|---|
Format: | Artigo |
Language: | Portuguese |
Published: |
Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília
2017
|
Subjects: | |
Online Access: |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/29616 http://dx.doi.org/10.1590/0102-37722015042284425434 |
Tags: |
Add Tag
No Tags, Be the first to tag this record!
|
Summary: |
O presente artigo discute algumas das pesquisas recentes sobre o desenvolvimento do Self dialógico nos primeiros anos de vida. Revisamos os estudos publicados que tinham como fundamento teórico a emergência do Self. Identificamos que existe um rápido crescimento de pesquisas com bebês, contudo, pesquisas em fases iniciais de alfabetização são praticamente ausentes, a lacuna mais significativa se estende dos 4 aos 6 anos. Encontramos, ainda, que o modelo adulto da Teoria do Self Dialógico tenta ser adaptado para crianças, mas esse modelo precisa de transformações para dar conta dos processos de desenvolvimento do Self. Concluímos que, para a realização de pesquisas com crianças, seja incluída a análise microgenética de interações sociais das crianças em contextos específicos, com vistas ao estudo da emergência de seus processos de desenvolvimento. |
---|